Brasil conquista mercado para palatabilizantes destinados à alimentação animal na Tailândia

Foto: ABRA

Até novembro deste ano foram abertos 73 novos mercados para produtos do agronegócio brasileiro

A Tailândia anunciou a abertura de seu mercado para palatabilizantes destinados à alimentação animal (à base de hidrolisado de fígado de aves e suínos) provenientes do Brasil. As negociações para a aprovação do Certificado Sanitário Internacional (CSI), exigido para o comércio desse tipo de produto, duraram cerca de três meses.

Anúncio

Esse novo anúncio soma-se à recente abertura do mercado tailandês para a importação de farelo de milho brasileiro, um dos produtos resultantes da produção do etanol de milho, tecnicamente chamado de DDG (distiller´s dried grains/ grãos secos por destilação) ou DDGS (distiller´s dried grains with solubles/ grãos secos por destilação com solúveis), o que deverá contribuir para o aumento do fluxo comercial entre os países.

A ampliação é resultado dos esforços conjuntos entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Anúncio

Durante a coletiva da última terça-feira (28), o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Roberto Perosa, destacou que até novembro corrente foram abertos 73 novos mercados para produtos do agronegócio brasileiro.

Em 2022, o Brasil exportou para a Tailândia a soma de US$ 3,14 bilhões em produtos agropecuários, com o embarque de 5,58 milhões de toneladas. O país foi o terceiro principal destino asiático das exportações agrícolas brasileiras, conforme dados da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do ministério (SCRI/ Mapa).

Entre os principais produtos agropecuários brasileiros estão a soja em grãos (US$ 1,68 bilhão) e o farelo de soja (US$ 1,33 bilhão). Juntos representaram 96% da pauta de exportação.

Com uma pauta diversificada das exportações, o Mapa intermediou negociações nas Américas (Argentina, Canadá, México, República Dominicana, Uruguai, Equador, Colômbia, Chile, Panamá e Paraguai), totalizando 29 mercados.

Na região asiática (Indonésia, Singapura, China, Índia, Malásia, Armênia, Quirguistão, Uzbequistão, Vietnã, Tailândia, Japão, Israel e Arábia Saudita) foram conquistados 25 mercados.

No continente africano (Egito, Argélia, Angola, África do Sul, Marrocos e Quênia) as tratativas contabilizaram dez produtos.

Já na Europa (Rússia, Belarus e Turquia), temos três. Na Oceania (Polinésia Francesa, Nova Caledônia, Vanuatu e Nova Zelândia) foram seis mercados.

Fonte: Mapa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Projeto capixaba entra para o Top 10 do Programa CNA Jovem 2025

O Espírito Santo voltou a ganhar destaque nacional no agronegócio com a seleção ...

Brasil chega a 150 indicações geográficas com reconhecimento de cachaças da Paraíba e de Goiás

Foto: Freepik O Brasil alcançou um marco histórico no sistema de proteção de ...

Brasil alcança 500 novas oportunidades comerciais com exportação de carne bovina para a Guatemala

O governo brasileiro confirmou a abertura do mercado da Guatemala para a exportação ...

Exportações de café do Brasil somam 36,9 milhões de sacas com queda em volume e alta em receita

Foto: Freepik As exportações de café do Brasil totalizaram 36,868 milhões de sacas ...

Produção animal cresce no Espírito Santo com alta no abate de aves e bovinos em 2025

A produção animal no Espírito Santo apresentou desempenho positivo no terceiro trimestre de ...