Brasil cria projeto para fortalecer agronegócio feminino

Foto: Igor Stevanovic/Science Photo Library/AFP

Ministério da Agricultura criou grupo de trabalho para implementar o Observatório das Mulheres Rurais do Brasil, que fará propostas de políticas públicas para o fortalecimento da presença feminina no campo

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) do Brasil criou um grupo de trabalho (GT) para apoiar a implementação do Observatório das Mulheres Rurais do Brasil. O projeto visa fundamentar propostas de aprimoramento, formulação e implementação de políticas públicas e outros programas para o fortalecimento da presença das mulheres no agronegócio brasileiro, seja em atividades agropecuárias, florestais ou aquícolas.

Anúncio

A portaria que institui o grupo foi publicada nesta quarta-feira (19) no Diário Oficial da União e entra em vigor em 1º de novembro de 2022. Segundo o documento, compete ao colegiado apoiar a estruturação de banco de dados e informações pertinentes à mulher rural; assessorar a execução de ações que visam dar visibilidade e identificar restrições ao trabalho da mulher rural; e orientar, por meio de recomendações, a formulação e implementação de ações e políticas públicas para a mulher rural.

Ele será composto por representantes, titulares e suplentes de secretarias do Ministério da Agricultura: Executiva; Especial de Assuntos Fundiários; de Agricultura Familiar e Cooperativismo; de Aquicultura e Pesca; de Comércio e Relações Internacionais; de Defesa Agropecuária; de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação; e de Política Agrícola. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) também terão assentos no colegiado.

Anúncio

O observatório faz parte do Sistema de Inteligência Estratégica da Embrapa (Agropensa) e responde às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, especialmente à meta “aumentar o uso de tecnologias de base, em particular, as tecnologias de informação e comunicação, para promover o empoderamento das mulheres”.

Fonte: Agência Brasil

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Projeto capixaba entra para o Top 10 do Programa CNA Jovem 2025

O Espírito Santo voltou a ganhar destaque nacional no agronegócio com a seleção ...

Brasil chega a 150 indicações geográficas com reconhecimento de cachaças da Paraíba e de Goiás

Foto: Freepik O Brasil alcançou um marco histórico no sistema de proteção de ...

Brasil alcança 500 novas oportunidades comerciais com exportação de carne bovina para a Guatemala

O governo brasileiro confirmou a abertura do mercado da Guatemala para a exportação ...

Exportações de café do Brasil somam 36,9 milhões de sacas com queda em volume e alta em receita

Foto: Freepik As exportações de café do Brasil totalizaram 36,868 milhões de sacas ...

Produção animal cresce no Espírito Santo com alta no abate de aves e bovinos em 2025

A produção animal no Espírito Santo apresentou desempenho positivo no terceiro trimestre de ...