Brasil cria projeto para fortalecer agronegócio feminino

Foto: Igor Stevanovic/Science Photo Library/AFP

Ministério da Agricultura criou grupo de trabalho para implementar o Observatório das Mulheres Rurais do Brasil, que fará propostas de políticas públicas para o fortalecimento da presença feminina no campo

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) do Brasil criou um grupo de trabalho (GT) para apoiar a implementação do Observatório das Mulheres Rurais do Brasil. O projeto visa fundamentar propostas de aprimoramento, formulação e implementação de políticas públicas e outros programas para o fortalecimento da presença das mulheres no agronegócio brasileiro, seja em atividades agropecuárias, florestais ou aquícolas.

Anúncio

A portaria que institui o grupo foi publicada nesta quarta-feira (19) no Diário Oficial da União e entra em vigor em 1º de novembro de 2022. Segundo o documento, compete ao colegiado apoiar a estruturação de banco de dados e informações pertinentes à mulher rural; assessorar a execução de ações que visam dar visibilidade e identificar restrições ao trabalho da mulher rural; e orientar, por meio de recomendações, a formulação e implementação de ações e políticas públicas para a mulher rural.

Anúncio

Ele será composto por representantes, titulares e suplentes de secretarias do Ministério da Agricultura: Executiva; Especial de Assuntos Fundiários; de Agricultura Familiar e Cooperativismo; de Aquicultura e Pesca; de Comércio e Relações Internacionais; de Defesa Agropecuária; de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação; e de Política Agrícola. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) também terão assentos no colegiado.

O observatório faz parte do Sistema de Inteligência Estratégica da Embrapa (Agropensa) e responde às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, especialmente à meta “aumentar o uso de tecnologias de base, em particular, as tecnologias de informação e comunicação, para promover o empoderamento das mulheres”.

Fonte: Agência Brasil

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Espírito Santo atinge marca inédita de 3,6 bilhões de dólares em exportações agrícolas

Foto: Freepik As exportações do agronegócio no Espírito Santo alcançaram um marco histórico ...

Agricultura familiar recebe 37% dos recursos da alimentação escolar no Espírito Santo

Técnicos que atuam na aquisição de produtos da alimentação escolar conhecem de perto ...

Setor de origem animal celebra 80 mil certificados com assinatura digital

Foto: Freepik Implementação do CSN começou em abril de 2024 com o objetivo ...

Mais R$ 4,8 bilhões foram destinados pelo BNDES para programas do Plano Safra 2024-25

Foto: Freepik O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) disponibilizou, nesta ...

Café é o produto com maior aumento de preço em 2024 no Brasil

Foto: Julio Huber O consumidor brasileiro enfrentou um amargor extra no bolso com ...