Brasil cumpre protocolos e entregará cafés sustentáveis ao mundo

Demonstrar ao mundo como a cadeia produtiva do café e o governo federal vêm lidando e superando os desafios apresentados pela pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, na safra 2020. Esse foi o objetivo do “Brazilian Coffees Webinar”, evento realizado na segunda-feira (13) voltado ao público internacional, que integra as ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A atividade contou com o suporte dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e das Relações Exteriores (MRE).

Segundo a diretora da BSCA, Vanusia Nogueira, o webinário, que teve apoio-organizacional de Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Conselho Nacional do Café (CNC), apresentou como a cadeia produtiva e o governo enfrentam os obstáculos que surgiram em função da pandemia.

“Mostramos ao público e aos nossos clientes e parceiros internacionais que foi feita a adoção de todos os protocolos de segurança por parte dos agentes e transmitimos a realidade de que o Brasil está preparado para honrar os compromissos com o consumo interno e as exportações, pois a cafeicultura nacional cumpre seu papel de preservar a vida de seus profissionais e produzirá cafés extremamente sustentáveis e com qualidade incrível”, comenta.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, participou do evento e destacou que, para manter sua representatividade, o setor reforça a atenção aos aspectos da sustentabilidade na produção. “Manifestações recentes por parte de varejistas do Reino Unido e Alemanha já trazem preocupação aos produtores brasileiros. Precisamos, portanto, estar cientes e preparados para essas crescentes exigências do mercado mundial”, argumenta.

O “Brazilian Coffees Webinar” foi conduzido por Vanusia e contou com apresentação da ministra Tereza Cristina sobre “Brasil: agronegócio e sustentabilidade”. O fundador e conselheiro da BSCA, Marcelo Vieira, expôs o cenário geral do setor e passou informações a respeito do consumo interno e da preparação feita pelos cafeicultores para a realização da colheita.

Pedro Guimarães Fernandes, presidente da Abics, abordou o cenário do café solúvel brasileiro em meio aos reflexos da Covid-19 e o desempenho do segmento no consumo interno e exportações. Encerrando as apresentações, o diretor geral do Cecafé, Marcos Matos, trouxe o cenário vinculado a logística e exportações nacionais do produto.

Os interessados podem assistir ao vídeo do “Brazilian Coffees Webinar” no canal da BSCA no YouTube.

Fonte: BSCA

Últimas notícias

Menor oferta mundial de café impulsiona valores futuros

Os contratos futuros do café arábica tiveram desempenho positivo nesta semana, voltando a ...

Doze municípios do Espírito Santo passam para risco baixo de contaminação da Covid-19

O Governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira (07), o 54º Mapa de Risco ...

Seminário discute déficit de armazenagem para grãos e aponta soluções emergenciais

A constatação da necessidade de aumentar o espaço para armazenar grãos nas principais ...

Conquistas no campo são alcançadas com o auxílio da Contribuição Sindical Rural

A Contribuição Sindical Rural (CSR) fortalece a categoria rural, e, é através dela ...

Ceasa-ES inicia coleta de culturas de produtos do mercado para análise

Ação vem sendo realizada em parceria com o MPES e a Vigilância Sanitária ...