Brasil cumpre protocolos e entregará cafés sustentáveis ao mundo

Demonstrar ao mundo como a cadeia produtiva do café e o governo federal vêm lidando e superando os desafios apresentados pela pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, na safra 2020. Esse foi o objetivo do “Brazilian Coffees Webinar”, evento realizado na segunda-feira (13) voltado ao público internacional, que integra as ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A atividade contou com o suporte dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e das Relações Exteriores (MRE).

Segundo a diretora da BSCA, Vanusia Nogueira, o webinário, que teve apoio-organizacional de Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Conselho Nacional do Café (CNC), apresentou como a cadeia produtiva e o governo enfrentam os obstáculos que surgiram em função da pandemia.

“Mostramos ao público e aos nossos clientes e parceiros internacionais que foi feita a adoção de todos os protocolos de segurança por parte dos agentes e transmitimos a realidade de que o Brasil está preparado para honrar os compromissos com o consumo interno e as exportações, pois a cafeicultura nacional cumpre seu papel de preservar a vida de seus profissionais e produzirá cafés extremamente sustentáveis e com qualidade incrível”, comenta.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, participou do evento e destacou que, para manter sua representatividade, o setor reforça a atenção aos aspectos da sustentabilidade na produção. “Manifestações recentes por parte de varejistas do Reino Unido e Alemanha já trazem preocupação aos produtores brasileiros. Precisamos, portanto, estar cientes e preparados para essas crescentes exigências do mercado mundial”, argumenta.

O “Brazilian Coffees Webinar” foi conduzido por Vanusia e contou com apresentação da ministra Tereza Cristina sobre “Brasil: agronegócio e sustentabilidade”. O fundador e conselheiro da BSCA, Marcelo Vieira, expôs o cenário geral do setor e passou informações a respeito do consumo interno e da preparação feita pelos cafeicultores para a realização da colheita.

Pedro Guimarães Fernandes, presidente da Abics, abordou o cenário do café solúvel brasileiro em meio aos reflexos da Covid-19 e o desempenho do segmento no consumo interno e exportações. Encerrando as apresentações, o diretor geral do Cecafé, Marcos Matos, trouxe o cenário vinculado a logística e exportações nacionais do produto.

Os interessados podem assistir ao vídeo do “Brazilian Coffees Webinar” no canal da BSCA no YouTube.

Fonte: BSCA

Últimas notícias

Preço do leite ao produtor sobe, mas custos de produção reduzem margens

O preço do leite recebido pelo produtor manteve a tendência de alta no ...

Estimativa de safra de café é reduzida pela Conab e próxima colheita preocupa

Foto: Julio Huber O país deverá produzir aproximadamente 46,9 milhões de sacas de ...

Deflagrada nova edição da Operação Mata Atlântica em Pé

Teve início ontem (20), a Operação Mata Atlântica em Pé, iniciativa voltada ao ...

Cursos de tratorista e cultivo de cacau exclusivos para mulheres

Registro de ação do projeto “Mulheres do Cacau” com produtoras rurais As mulheres estão ...

Mapa destrói 58 mil garrafas de azeite de oliva fraudado

Foi a maior apreensão já realizada pelo Ministério da Agricultura no país desde ...