Brasil e França se unem no combate à vassoura-de-bruxa da mandioca

O documento foi assinado pelo chefe-geral da Embrapa Amapá, Antonio Clauido Almeida de Carvalho, e pela pesquisadora do Cirad, Margaux Llamas.

A Embrapa e o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad) firmaram uma Carta de Intenções para colaborarem em pesquisas sobre o fungo patogênico Ceratobasidium theobroma, responsável pela doença conhecida como vassoura de bruxa da mandioca.

Além disso, a parceria irá fortalecer ações de gestão e controle da doença com métodos agroecológicos, por meio de projetos cooperativos. O fungo, identificado recentemente, tem causado sérios prejuízos à produção de mandioca no Amapá, afetando especialmente os sistemas alimentares dos povos indígenas em Oiapoque, na fronteira com a Guiana Francesa.

O documento, assinado por Antonio Claudio Almeida de Carvalho, chefe-geral da Embrapa Amapá, e pela pesquisadora Margaux Llamas, do Cirad, destaca a necessidade de pesquisas aprofundadas para compreender a disseminação do fungo, aplicar práticas de controle e avaliar a vulnerabilidade das plantas da região. Entre as próximas ações estão estudos epidemiológicos, testes de patogenicidade, identificação de hospedeiros alternativos, e a promoção de boas práticas de manejo e diversificação de culturas para garantir a segurança alimentar.

A assinatura é resultado de reuniões realizadas nos dias 4 e 5 de setembro de 2024, na sede da Embrapa Amapá, onde representantes da Embrapa e do Cirad discutiram propostas de colaboração.

Anúncio

Fonte: Embrapa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Chuva se espalha no Sudeste no último fim de semana de abril

O último fim de semana de abril ainda será de chuva para boa ...

Análise de solo da Ufes ajuda produtores rurais a melhorar a produtividade agrícola

Foto: Ana Oggioni/Secom A saúde do solo é a base para uma lavoura ...

Ifes Nova Venécia inaugura museu interativo de geociências e educação ambiental

O Ifes Campus Nova Venécia inaugurou a Casa da Terra, um museu interativo ...

Carnaval de Congo de Máscaras agita Roda D’Água com cortejo, shows e encontro de bandas

O Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água já tem data marcada ...

Sebrae/ES abre edital para apoiar projetos de empreendedorismo em comunidades vulneráveis

Foto: Divulgação Organizações sociais do Espírito Santo que atuam com geração de renda, ...