Brasil e França se unem no combate à vassoura-de-bruxa da mandioca

O documento foi assinado pelo chefe-geral da Embrapa Amapá, Antonio Clauido Almeida de Carvalho, e pela pesquisadora do Cirad, Margaux Llamas.

A Embrapa e o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad) firmaram uma Carta de Intenções para colaborarem em pesquisas sobre o fungo patogênico Ceratobasidium theobroma, responsável pela doença conhecida como vassoura de bruxa da mandioca.

Além disso, a parceria irá fortalecer ações de gestão e controle da doença com métodos agroecológicos, por meio de projetos cooperativos. O fungo, identificado recentemente, tem causado sérios prejuízos à produção de mandioca no Amapá, afetando especialmente os sistemas alimentares dos povos indígenas em Oiapoque, na fronteira com a Guiana Francesa.

Anúncio

O documento, assinado por Antonio Claudio Almeida de Carvalho, chefe-geral da Embrapa Amapá, e pela pesquisadora Margaux Llamas, do Cirad, destaca a necessidade de pesquisas aprofundadas para compreender a disseminação do fungo, aplicar práticas de controle e avaliar a vulnerabilidade das plantas da região. Entre as próximas ações estão estudos epidemiológicos, testes de patogenicidade, identificação de hospedeiros alternativos, e a promoção de boas práticas de manejo e diversificação de culturas para garantir a segurança alimentar.

Anúncio

A assinatura é resultado de reuniões realizadas nos dias 4 e 5 de setembro de 2024, na sede da Embrapa Amapá, onde representantes da Embrapa e do Cirad discutiram propostas de colaboração.

Fonte: Embrapa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Nomes de peso serão os painelistas do Meeting Festuris

Foto: Divulgação O escritor Fabrício Carpinejar vai falar sobre “Inteligência natural: A potência ...

Nova frente fria intensifica chuva nos próximos dias no Sudeste

Foto: Julio Huber Após um extenso período de calor intenso e clima seco, ...

Vídeo mostra estudantes empurrando ônibus escolar atolado no interior do Espírito Santo

Estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) tiveram que empurrar um ônibus ...

Seminário da Fruticultura na Bahia terá dois dias de programação

Já começou a contagem regressiva para a primeira edição do Seminário da Fruticultura ...

Família Zandonade transforma café de qualidade em experiência para o consumidor

Diretamente das Montanhas Capixabas, para a mesa de famílias de todo o Brasil, ...