Brasil quer ampliar conhecimento sobre o solo

A Embrapa Solos lidera o comitê executivo do PronaSolos

Detentor da quinta maior extensão territorial do planeta, com cerca de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, o Brasil conhece pouco o seu solo. A necessidade de ampliar esse conhecimento está diretamente ligada ao fomento da produção agrícola, à gestão de riscos climáticos e segurança alimentar. Nesse sentido, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), coordena um programa que irá mapear o país em toda sua extensão.

O Programa Nacional de Levantamento e Interpretação de Solos do Brasil (PronaSolos) tem como objetivo fazer esse detalhamento da classificação de solos em uma escala mínima de 1:100.000. Isso significa que cada centímetro do mapa representa um quilômetro da área real. Atualmente, nem 5% do território nacional tem informações com este nível de detalhamento.

A diretora de Produção Sustentável e Irrigação do Mapa, Mariane Crespolini, ressalta que é de extrema importância que o país tenha um conhecimento aprofundado de seus solos a fim de garantir a segurança alimentar da população e o seu desenvolvimento em bases sustentáveis. “É vital lembrarmos desse recurso natural que está diretamente ligado à vida no planeta. Conhecer o nosso solo é fundamental para que o país estabeleça melhor as suas estratégias, não apenas de produção de alimentos, mas também de conservação de recursos naturais. As informações serão extremamente úteis para o Estado brasileiro, e não apenas para a agricultura” destaca.

O programa de investigação de solos do Brasil foi oficializado com a assinatura do decreto presidencial nº 9.414, de 19 de junho de 2018. A estrutura de governança do programa, cujo comitê estratégico é liderado pelo Ministério da Agricultura e o comitê executivo pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Solos, Rio de Janeiro-RJ) foi ajustado pelo decreto presidencial Nº 10.269, de 6 de março de 2020.

Atualmente, segundo a chefe geral da Embrapa Solos, Petula Ponciano, o nível de informações sobre solos no Brasil contrasta com a realidade de grande parte dos países desenvolvidos, como os Estados Unidos, cujo território é quase integralmente coberto por mapas de solos em escalas muito mais detalhadas.

Para este ano, o objetivo é construir a Plataforma do PronaSolos, que irá reunir informações do solo brasileiro e deve ter a sua primeira versão apresentada em dezembro. Os dados poderão ser acessados por pesquisadores, produtores rurais e pela população em geral, de forma gratuita.

Outra iniciativa da pasta relacionada à conservação de solo é o Programa Nacional de Conservação de Recursos Naturais e Desenvolvimento Rural em Microbacias Hidrográficas, o “Águas do Agro”. É um projeto estratégico da pasta, que busca a conservação do solo e da água, por meio de tecnologias que combatem a erosão de solo e com incentivo para sistemas produtivos como o Plantio Direto, fortalecendo a liderança mundial do Brasil neste quesito.

“Quando a agricultura maneja adequadamente o solo, outros recursos naturais são conservados”, destaca Mariane. Atualmente, o Brasil enfrenta um grande desafio com a perda de solos. Na avaliação diretora do Mapa, o PronaSolos e Águas do Agro tornarão a gestão e conservação deste recurso mais eficiente, melhorando a produtividade e a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.

Fonte: Embrapa

Últimas notícias

Cursos de tratorista e cultivo de cacau exclusivos para mulheres

Registro de ação do projeto “Mulheres do Cacau” com produtoras rurais As mulheres estão ...

Mapa destrói 58 mil garrafas de azeite de oliva fraudado

Foi a maior apreensão já realizada pelo Ministério da Agricultura no país desde ...

Campanha pretende estimula consumo do produto no país

Tema foi debatido durante reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite ...

Conab afirma que clima prejudica oferta de hortaliças e frutas no país

Quem procura preços baixos no atacado terá que aguardar mais um pouco até ...

Congresso Brasil-Alemanha de Inovação acolhe também o tema de sustentabilidade

Um dos eventos mais tradicionais do ecossistema brasileiro de inovação e o maior ...