Brasil tem 46,9 mil espécies nativas, aponta projeto multi-institucional

Os brasileiros não têm noção da riqueza da flora nativa do Brasil e até os que se preocupam com o tema ficariam surpresos com a diversidade de plantas que enriquecem todos os nossos biomas. São 46,9 mil espécies nativas. Informações sobre essas preciosidades estão na publicação Flora do Brasil 2020, que acaba de ser lançada pela equipe do projeto Flora do Brasil, coordenado pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro

A publicação reúne resultados de 12 anos de pesquisa

No formato on-line, a publicação de 17 páginas é um presente a pesquisadores, técnicos, estudantes e demais interessados na flora do país. Mais do que isso, é resultado de 12 anos de estudos e também significa o cumprimento de uma das metas da Estratégia Global de Conservação de Plantas, vinculada à Conservação sobre Biodiversidade Biológica, da Organização das Nações Unidas (ONU) – da qual o Brasil é signatário. 

O projeto Flora do Brasil 2020 é um estudo multi-institucional em desenvolvimento desde 2008, envolvendo vários botânicos e alguns ecólogos brasileiros. “É um estudo que fez uma verdadeira revolução no tema, um marco: há mais de cem anos que não ocorria uma atualização sobre a flora brasileira”, comenta o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF), Bruno Walter. Ele e a colega Taciana Barbosa Cavalcanti  são membros do Comitê Gestor do projeto e participaram da produção do documento.

Segundo Bruno Valter, do total de 46,9 mil espécies nativas quase 50% são endêmicas – só ocorrem no Brasil. Participam  979 taxonomistas de 224 instituições de 25 países, entre elas a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. 

Fonte: Embrapa

Últimas notícias

Operação Colheita apreende armas, drogas e prende 25 criminosos no Estado

Cerca de dois meses após o início das ações, a Operação Colheita, lançada ...

Inmet disponibiliza plataforma de monitoramento de estimativa de geadas no Brasil

O mapa indica a possibilidade da ocorrência de geada, baseada na temperatura mínima ...

Frutas, castanhas e verduras nativas do Brasil estão em nova lista de espécies da sociobiodiversidade com valor alimentício

São considerados produtos da sociobiodiversidade os bens e serviços gerados a partir de ...

Cafés do interior capixaba serão comercializados em evento na Praça do Papa

O café, além de ser fonte de energia, também é fonte de lucro ...

Pif Paf Alimentos compra a Uniaves para ampliar oferta de produtos

Dando sequência à execução do seu plano estratégico de crescimento, a Rio Branco ...