Brasileiros estão em busca de café de qualidade e marcas investem na chamada “terceira onda”

Foto: Julio Huber

Por mais que o café seja apreciado há séculos, foi somente dos anos 1930 em diante que seu consumo foi popularizado e o produto se tornou praticamente obrigatório nas despensas do mundo todo. Essa foi a primeira onda do café, sucedida pelo surgimento das grandes redes de cafeterias, a partir da década de 1960, que passaram a promover o café como lifestyle. Hoje, vive-se a terceira onda do café, que não apenas preza pelos grãos especiais e por uma degustação que une aroma e sabor, mas valoriza o produtor e o cultivo diferenciado.

Anúncio

O mercado está ligado nessa tendência, especialmente porque esse tipo de produto é o desejo do consumidor, já que 44% dos brasileiros estariam dispostos a pagar mais por um café de excelente qualidade, segundo pesquisa da Euromonitor International sobre o setor no país, divulgada no fim do ano passado.

Anúncio

O CEO e cofundador da The Coffee, Carlos Fertonani, comenta que, no início, a terceira onda era muito restrita a cafeterias independentes, com pegada mais artesanal. Agora, contudo, redes já têm se proposto a operar em larga escala, o que faz com que esses cafés de qualidade superior sejam acessíveis a um público maior. Esse é o caso da própria The Coffee, que recentemente recebeu, em sua terceira rodada de investimentos, aporte de US$ 7,5 milhões com foco na expansão internacional da marca e no aprimoramento da tecnologia utilizada em suas operações.

“Essa terceira onda é mais ‘purista’, indo contra a adição de industrializados nos cafés, de condimentos a aditivos, como conservantes, corantes, antioxidantes. A qualidade é o foco principal e sabemos que isso está atrelado à origem do grão. Foi por essa razão que a atenção aos produtores passou a ser maior e houve uma aproximação de toda a cadeia produtiva”, afirma Fertonani.

Além da boa procedência do grão, a torrefação é um ponto crucial para se ter uma bebida de qualidade, que atenda às expectativas daqueles que “surfam” na terceira onda, explica Fertonani. Isso porque o café precisa ser consumido em, no máximo, um mês depois de torrado, ou ele começa a ficar velho, o que, consequentemente, impacta negativamente o sabor e toda a experiência.

A The Coffee possui dois centros de torrefação: um em Curitiba, que distribui para as cafeterias nacionais do grupo, e outro em Lisboa (Portugal), voltado às unidades localizadas na Europa. Os grãos chegam aos centros ainda verdes, o que não prejudica uma eventual demora no transporte, após seleção minuciosa dos coffee hunters da rede, que viajam o Brasil inteiro em busca dos melhores produtos. Já a moagem é feita nas próprias lojas, pouco antes de servir.

“Nossos coffee hunters vão atrás dos melhores grãos e estão constantemente visitando fazendas, conhecendo produtores, pedindo amostras. É um processo muito sensorial. Em relação à torra, para cada grão traçamos um perfil, que vai refletir no sabor da bebida”, acrescenta o CEO da rede.

EXPERIÊNCIA PRESENCIAL – Com 200 cafeterias, entre lojas nacionais e internacionais – a rede também está presente na Colômbia, Espanha e Portugal e em breve vai abrir unidades no Peru e México –, a The Coffee ficou conhecida, primeiramente, pelas micro lojas, muito ancoradas no conceito to go. A marca, porém, foi além, e hoje conta com lojas de shopping e de rua, que visam a permanência do cliente, e quer seguir crescendo nessa direção.

“Para a gente, esse modelo de loja maior faz muito sentido, pois queremos proporcionar uma experiência bacana para o consumidor, especialmente pelo fato de que o design, minimalista, mas ao mesmo tempo marcante, é um dos nossos pilares”, finaliza Fertonani.

Fonte: V3 Com

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Recorde: Brasil exporta 3,7 milhões de sacas de café em agosto

Foto: Freepik A exportação brasileira de café totalizou 3,733 milhões de sacas de ...

Décima etapa do Circuito Nelore de Qualidade em Colíder (MT) avaliou 520 animais

Colíder (MT) foi sede da décima etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade ...

Homem é preso acusado de iniciar incêndio em Marechal Floriano

Fotos: PMA Julio Huber Um homem foi preso, em Victor Hugo, distrito de ...

Governo decreta estado de emergência devido a incêndios florestais no Espírito Santo

Foto: Polícia Militar Ambiental O número crescente de incêndios no Espírito Santo fez ...

Prêmio de qualidade do café do Cerrado Mineiro bate recorde de inscrições

O 12º Prêmio Região do Cerrado Mineiro (RCM) alcançou um marco histórico com ...