Bruno Faustino é o grande vencedor nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2025
Fotos: Erivelton Viana e Duda Rodrigues

Julio Huber
Anúncio
Jornalista e diretor do portal Negócio Rural, Bruno Faustino foi o grande vencedor da 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, que destaca as principais produções jornalísticas sobre empreendedorismo no país. A cerimônia de premiação ocorreu na noite de ontem (4), em Brasília (DF). Além de ser o vencedor nacional na categoria Áudio, Faustino conquistou o Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo.
O conteúdo vencedor foi o podcast “Rota Quilombola: turismo de memória, resistência e pertencimento”, de autoria de Bruno Faustino e veiculado pelo Portal Negócio Rural. O Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo foi disputado entre os vencedores de todas as categorias. Em 2025, a edição alcançou o terceiro recorde consecutivo de inscrições, com quase 3,5 mil trabalhos enviados. Bruno levou o prêmio principal, considerado o melhor entre todos os trabalhos brasileiros inscritos.
Anúncio
O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou a importância da comunicação para a democracia e para o povo brasileiro. “Não há comunicação sem democracia e não há democracia sem comunicação. A atividade dos jornalistas é imprescindível para a sociedade”, comentou Décio.

A Rota Quilombola foi estruturada no norte do Espírito Santo como referência no turismo de base comunitária, com valorização de tradições culturais, religiosas e gastronômicas. “Quando recebi o comunicado de que o podcast “Rota Quilombola: turismo de memória, resistência e pertencimento” havia vencido a categoria Áudio do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2025, senti uma mistura intensa de emoção, gratidão e responsabilidade. Aquela reportagem — feita com o coração — foi uma tentativa de dar voz às comunidades quilombolas, de resgatar sua história, suas tradições, sua luta e seu pertencimento”, disse emocionado Faustino.
A alegria foi ainda maior quando foi anunciado o grande vencedor do ano. “Saber que o prêmio reconheceu o valor desse trabalho me encheu de orgulho. Para mim, não era apenas sobre jornalismo: era sobre justiça simbólica, sobre dar luz a quem costuma ficar à margem. E mais do que o reconhecimento da categoria Áudio, receber o Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo representa a confirmação de que histórias de território, memória e raiz têm lugar — e podem inspirar — no jornalismo e no empreendedorismo cultural. Tenho que fazer um agradecimento ao Sebrae/ES por todo apoio e confiança”, frisou o jornalista premiado.

Faustino lembrou da trajetória do veículo de comunicação. “Esse prêmio não é só meu: é de toda a trajetória empreendedora que construí ao lado do meu parceiro, Julio Huber, com o nosso veículo regional e independente, a Revista Negócio Rural. Criar e manter uma publicação fora dos grandes centros, com poucos recursos e com convicção de que o jornalismo pode fazer diferença, é um desafio diário. Foi preciso persistência, fé no projeto, paciência para lidar com obstáculos, sem contar os riscos de empreender em um setor tão competitivo. Este prêmio representa o reconhecimento de que nosso sonho valeu — e vale — a pena. Ele reforça a missão da revista de ser uma voz para quem não tem voz, de manter vivo o jornalismo independente, plural e comprometido com o Brasil que pulsa longe dos centros. Obrigado a todos”, enfatizou.
O presidente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, que esteve presente na cerimônia de entrega da premiação, lembrou que esta foi a primeira vez que o Espírito Santo levou três representantes para uma final do Prêmio. “Ficamos felizes em ver a alta qualidade do que está sendo produzido pela imprensa capixaba sendo reconhecida nacionalmente. Parabéns ao Bruno Faustino, que levou o primeiro lugar em Áudio e o Grande Prêmio da noite, e parabéns também aos jornalistas Fernando Madeira e Bruno Caetano, que representaram o estado com trabalhos nas categorias Fotografia e Jornalismo universitário, respectivamente”, celebrou Pedro Rigo.
Fonte: Sebrae
Anúncio
Anúncio