Busca por experiências seguras e ao ar livre impulsionam turismo rural

Foto: Sidney Dalvi

Hoje (27) é celebrado o Dia Mundial do Turismo. A data é comemorada desde 1980 e foi estabelecido oficialmente pela Organização Mundial do Turismo (OMT). O intuito é promover a importância do turismo, bem como seus valores sociais, culturais, políticos, econômicos e ambientais. A edição de 2020 tem como foco fortalecer e valorizar o desenvolvimento do turismo rural, de forma a observar o impacto da Covid-19 no setor.

Anúncio

Por conta dos sérios efeitos da pandemia do coronavírus, países ao redor do mundo trabalham para a recuperação do segmento de turismo, que, em muitos lugares, tem se adaptado às novas demandas por meio de protocolos sanitários e medidas de segurança. Para inúmeras comunidades rurais, o turismo atua como veículo de integração, empoderamento, e de geração de emprego e renda, constituindo-se, assim, como um valioso pilar econômico.

Anúncio

No Espírito Santo, empreendimentos que sofreram os impactos da pandemia e que atuam no segmento do agroturismo (como a atividade é reconhecida localmente) têm encontrado soluções para manterem as atividades. Com o apoio do Sebrae/ES na estruturação de plano de negócios e na realização de cursos de marketing e empreendedorismo, o Sítio Recanto Suave, localizado em Domingos Martins, oferece serviços de pousada e restaurante. Com espaço amplo e belas paisagens, tem atraído famílias que buscam um lugar para recarregar as energias ao ar livre e, é claro, que sigam todas as medidas de segurança.

“Agora, que as operações estão voltando aos poucos, as pessoas estão muito cansadas de estarem presas em casa. Por aqui ser um espaço amplo e rodeado de verde, os clientes têm dado preferência a lugares assim, que é possível realizar o distanciamento social e manter os protocolos de segurança. Sempre realizamos a higienização do ambiente e recomendamos o uso de máscara. Estamos com uma boa expectativa para a recuperação do setor”, explica Thiago Suave, proprietário do Sítio.

Além dos protocolos aderidos, ele também ressalta a importância que tem dado ao uso de canais digitais, que têm sido essenciais para a captação de novos clientes.

O NOVO TURISTA – Com tantas mudanças acontecendo ao mesmo tempo, também muda o perfil do turista. “O comportamento das pessoas foi fortemente impactado e, consequentemente, os hábitos de consumo. Percebemos que os empresários estão atentos a esse movimento e estão buscando se adaptar. Ar livre, conforto, segurança e exclusividade são alguns dos elementos que devem atrair os turistas nesse período pós-pandemia. Além disso, o turismo de experiência tem sido considerado uma grande oportunidade para que os negócios do Setor consigam se conectar ao novo perfil do turista”, explica o gerente da Unidade de Competitividade e Produtividade do Sebrae/ES, Luiz Felipe Sardinha.

Confira algumas características que devem ser buscadas pelos turistas nesse novo momento:

SEM TURISMO MASSIVO: as aglomerações ainda assustarão as pessoas. O coronavírus mudou a forma de as pessoas reagirem ao ambiente ao seu redor, e é por isso que as empresas precisam estar aptas a entregar o melhor ambiente para elas. Isso também significa evitar entregar um ambiente de aglomeração para os turistas.

PROGRAMAS PARA A FAMÍLIA: imagine que milhões de pessoas, daqui a alguns meses, terão passado um bom tempo distante de muitos familiares. É muito provável que os locais de turismo mais procurados sejam aqueles com ótimos programas em família.

PROGRAMAS AO AR LIVRE: estar dentro de casa, seja em isolamento social ou quarentena, pode ser estressante e entediante. A tendência, para o cenário pós-pandemia, é de que as pessoas procurem por programas ao ar livre, que envolvam atividades na natureza e que possa ser feito em família.

EXPERIÊNCIA EXCLUSIVA: esse é talvez o item mais importante. As pessoas estão, cada vez mais, buscando por experiência exclusivas para fugir do “mais do mesmo”. Se atente ao fato de que, para entregar uma experiência única para o seu cliente, não necessariamente você irá precisar gastar muito e ser extremamente sofisticado. Para isso, a criatividade e a inovação em criar bons programas são muito mais valiosas.

Retomada Segura

O Sebrae preparou uma série de orientações para a retomada segura das atividades destinadas aos empresários que trabalham com turismo em áreas naturais. É importante, no entanto, ficar atento aos decretos vigentes de cada região, no que rege os regulamentos e o funcionamento do comércio. Confira os protocolos de segurança em: http://bit.ly/Retomada-TurismoNatural

Fonte: Sebrae

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Conab estima redução na produção de cana-de-açúcar na safra 2024/2025

Foto: Freepik A primeira estimativa da safra de cana-de-açúcar 2024/25, divulgada nesta quinta-feira ...

Feira de Negócios da Favesu reunirá players do setor avícola e suinícola

Foto: Divulgação/Favesu O maior evento da Avicultura e Suinocultura Capixaba entra na sua ...

Nelore Heringer marca presença na ExpoZebu 2024

Foto: Divulgação Texto: Julio Huber A Nelore Heringer estará presente na maior feira ...

Queijos da Canastra terão tecnologia francesa para dar mais segurança a consumidores

Fotos: Leandro Couri/Sebrae O consumidor brasileiro amante dos queijos Canastra (região Centro-Oeste de ...

Secretário do Turismo do Espírito Santo se reúne com ministro para fortalecer o setor

O secretário do Turismo do Espírito Santo, Philipe Lemos, se reuniu, ontem (23), ...