Cachaça criada por morador de Minas Gerais conquista medalha de ouro em concurso mundial

Nos últimos dias foi divulgado o resultado do 24º Spirits Selection by Concours Mondial de Bruxelles. O concurso é famoso por ser uma das principais competições de bebidas no mundo todo. Esse ano foram mais de 2.030 inscrições representando 60 países. Durante cinco dias, 130 juízes de 34 nacionalidades fizeram degustações e avaliações minuciosas e elegeram os melhores destilados do mundo através de três categorias: grande medalha de ouro, medalha de ouro e medalha de prata.

O local escolhido para sediar o evento esse ano foi Guadalupe, território ultramarino francês. França (incluindo seus territórios ultramarinos), China e Brasil foram os países que mais conquistaram medalhas no Spirits Selection. Conhecido justamente por ser o país da cachaça, o Brasil contou com representantes de peso de empreendedores brasileiros que investem na bebida que carrega o DNA brasileiro. Um deles é o Rafael Araújo, conhecido por ter criado em 2010 a maior loja on-line de cachaças do mundo, a Cachaçaria Nacional.

O gosto pela bebida foi tão grande, que o empreendedor que nasceu em Brasília e que mora há 30 anos em Minas Gerais decidiu ter sua própria cachaça em 2021, batizada com o seu próprio nome: Rafael Araújo. A bebida conquistou medalha de ouro na premiação. Ela foi envelhecida por quase cinco anos em barris de Carvalho Americano de primeiro uso, ou seja, nunca utilizados. A cachaça possui graduação alcoólica de 40%, além de notas de baunilha e florais que surgem no olfato, seguidos por toque de caramelo e chocolate.

Além disso, é uma bebida extremamente versátil que harmoniza perfeitamente com pratos que possuem elementos condimentados sutis e carne vermelha, ou então com sobremesas produzidas com frutas secas e castanhas. “Conquistar medalha de ouro em um prêmio desse porte com apenas um ano de lançamento é muito emocionante, pois o meu objetivo desde quando eu comecei no universo das cachaças foi mostrar para o Brasil e o mundo como essa bebida tem qualidade e é saborosa, então é um orgulho enorme ver que todo o comprometimento em criar uma bebida única deu certo”, afirma Rafael Araújo.

Mas não é apenas no sabor que a cachaça Rafael Araújo se destaca. Sua embalagem foge do clichê das cachaças tradicionais, e conta com um rótulo ilustrado com vários desenhos e símbolos que representam diferentes etapas da vida e da trajetória do empreendedor.

A Cachaçaria Nacional é a maior loja de cachaças on-line do mundo e oferece mais de 2.000 rótulos de cachaças artesanais de alambiques das principais regiões produtoras do Brasil, além de acessórios para degustação, barris/dornas, linha gourmet, entre outros. A loja foi fundada em 25 de janeiro de 2010 por Marcos Paolinelli e Rafael Araújo, com o objetivo de venda direta de cachaças ao consumidor. Os amigos identificaram um gap no mercado para a comercialização de cachaças em todo território nacional.

Fonte: Notícia Expressa

Últimas notícias

Concurso de Qualidade de Amêndoas de Cacau Capixaba chega à etapa de visita das propriedades

As visitas às 12 propriedades classificadas na 6ª edição do Concurso de Qualidade ...

Festival Aracruz Sabores começa nesta quinta-feira (11)

Foto: Arquivo Secom / Aracruz O evento vai reunir sabores, cerveja artesanal, vinhos, ...

Método simples e barato monitora qualidade da água em viveiros de tilápias

Photo: Gabriel Pupo Nogueira Cientistas utilizam bentônicos, organismos invertebrados indicadores de qualidade da ...

Produção de cacau volta a crescer no Brasil, após controle de vassoura-de-bruxa e outras doenças

Foto: Shutterstock Composition with cocoa pod and products on wooden background, top view ...

Setor de distribuição de insumos está apreensivo com os desafios deste ano

Foto: iStock “O setor de distribuição de insumos agrícolas, que comemorou um 2021 ...