Cadeia produtiva do leite é destaque em novo Boletim da Agricultura Familiar da Conab

Já está disponível, no site da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a publicação “Boletim da Agricultura Familiar”, volume 1, número 3, de novembro de 2021. Nesta edição, a analista e engenheira agrônoma da Conab, Clarissa de Albuquerque Gomes, da Superintendência Regional de Pernambuco, e o gerente de Produtos Pecuários, Fabiano Borges de Vasconcellos, apresentam importantes informações sobre o leite, no artigo intitulado “Leite na Agricultura Familiar”. No texto, os autores abordam aspectos relacionados ao mercado, aos dados da produção, à atuação da Companhia e também os principais desafios para o setor.

Ainda no boletim, a colaboradora da Conab Andrea Fortes, que integra a Superintendência Regional do Pará e é doutoranda em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), traz uma análise sobre os produtos florestais não madeireiros, muitos deles ligados a cadeias produtivas da Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio). Ela ressalta o potencial desse tipo de produto e a sua importância para as comunidades que trabalham com eles.

Finalmente, na seção “Opinião do Produtor”, a jornalista Flavia Agnello Silva Bravo, da Superintendência de Marketing e Comunicação (Sumac/Conab), entrevista trabalhadores rurais que relatam os benefícios gerados pelas políticas públicas do governo federal, executadas por meio dos programas da Conab, entre elas o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da agricultura familiar, atual Alimenta Brasil (PAB).

A PUBLICAÇÃO – O boletim possui uma periodicidade bimestral e oferece a análise de informações sobre a agricultura familiar. A cada edição são abordados diversos temas que estão em destaque naquele momento. O objetivo da publicação é atender o homem do campo, gestores públicos e integrantes da academia que consomem as informações divulgadas pela Conab. Vale lembrar também que o boletim possui outras seções temáticas como preços, comercialização, políticas públicas e crédito rural.

Fonte: Conab

Últimas notícias

Incaper lança revista sobre Indicações Geográficas e Certificação na Agropecuária Capixaba

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lançou a ...

Açúcar: demanda fraca pressiona cotação do cristal

Os preços do açúcar cristal recuaram no mercado paulista, enquanto as negociações estiveram ...

Brasil bate recorde histórico em exportação de frutas em 2021

A demanda internacional aquecida, o clima favorável para a produtividade, a qualidade dos ...

Café solúvel quebra de recordes em 2021 e exporta para 98 países

Em mais um ano marcado pelo agravamento da pandemia mundial da Covid-19, que ...

Produtores rurais afetados pela alta temperatura e estiagem recebem orientação em SP

A Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) está ...