Café conilon produzido por uma jovem de 23 anos vence concurso de qualidade

Fotos: Cooabriel/Divulgação

Os três vencedores da Categoria Café Fermentado são da cidade de Nova Venécia

Uma jovem de 23 anos, de uma família com tradição no cultivo de café conilon em Nova Venécia, no Norte do Espírito Santo, foi a vencedora do Concurso Conilon de Excelência Cooabriel – Edição 2025, na categoria Café Fermentado. Os grãos da cafeicultora Elisa Bastianello tiveram a pontuação 86,775, conquistando o pódio. A segunda colocação na categoria ficou com outra mulher: Iracema Bastianello. Assis Antunes da Costa conquistou a 3ª colocação. Eles também são de Nova Venécia.

Anúncio

Já na categoria Café não Fermentado, o vencedor foi um estreante no concurso. A amostra de Dimas Clementino da Silva obteve 85,220 pontos, e conquistou o primeiro lugar. Ele é cafeicultor em Alto Rio Novo, mesmo município dos classificados com a 2ª e 3ª colocações na categoria, Wilson Luciano Mont’Mor e Adair Batista Borges, respectivamente.

Durante a cerimônia de premiação, o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, relembrou que, quando o concurso foi iniciado, em 2003, muito mais que oferecer uma premiação, havia a premissa de incentivar os produtores a trabalharem pela evolução da qualidade. Desde então, a transformação tem sido notável, avaliou o presidente.

Anúncio

“É justamente por meio dessa evolução que temos conseguido abrir portas mundo afora. Se o café Conilon hoje está nas xícaras do mundo inteiro, isso se deve à qualidade que nossos produtores se habilitaram a alcançar”, ressaltou Bastianello.

O tema “Mercado e Consumo Mundial de Café” foi abordado em palestra por Marcos Matos, que é CEO do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). Ele apresentou um panorama sobre o posicionamento do Brasil no cenário internacional. “Estamos em todos os mercados globais. Temos a felicidade de trabalhar com um produto que abraça todos os hábitos e todas as culturas”, destacou.

Na categoria Não Fermentado, produtores de Alto Rio Novo conquistaram o pódio

“O Brasil é o maior player do mercado. Queremos seguir na liderança, mas podemos ir além. Devemos seguir trabalhando para unificar a narrativa”, destacou Matos, acrescentando que o futuro está ao lado do café brasileiro e que é preciso atuar com seriedade para levar ao mundo uma mensagem de sustentabilidade, qualidade e credibilidade.

Head da prova de ranqueamento, o especialista em qualidade do café Vanildo Pagio destacou que iniciativas como o Concurso Conilon de Excelência Cooabriel é um motivador para o aprimoramento dos processos na produção. “A qualidade dos cafés tem evoluído significativamente ao longo dos anos e é essencial dar continuidade a esses avanços, garantindo mercado para o futuro”, considerou Pagio.

Fonte: LR Comunicação

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Revista Negócio Rural conquista 1º e 2º lugares no Prêmio Cafés do Brasil em Brasília

Fotos: Robson Cesco A noite desta quarta-feira (3), em Brasília, foi histórica para ...

Mercado de máquinas projeta crescimento até 2027

O mercado brasileiro de máquinas e equipamentos segue com projeções positivas para os ...

Como ajustar a irrigação no período de chuvas e evitar desperdícios no campo

Foto: Freepik Quando as primeiras nuvens escuras aparecem no horizonte, o produtor já ...

Turismo capixaba ganha impulso com crédito de até R$ 300 mil do Bandes

Foto: Divulgação Setur/ES Para impulsionar o turismo capixaba e fortalecer os pequenos negócios ...

Programa ‘Na Trilha das Meliponas’ amplia preservação de abelhas nativas no ES

Foto: Instituto Terra Brasilis / Divulgação Foi publicada a Portaria Conjunta Seama/Iema nº ...