Cafeicultor conta os benefícios do Sindicato Rural para a propriedade

Há décadas os sindicatos atuam como porta voz de comunidades rurais. O papel não se resume apenas na defesa de classes e engloba, principalmente, a prestação de serviços ao homem do campo. Em Jaguaré, no norte do Espírito Santo, não é diferente e, assim como outros produtores, Roni Bisi recebe suporte da entidade.

Roni cresceu e herdou o ofício de lidar com o campo com o avô e o pai. Hoje é técnico agrícola e aplica em seu Sítio R Bisi, localizado em Jaguaré, o aprendizado que possui no cultivo de café conilon, pimenta-do-reino e mudas que prepara para vender. Para cuidar dos 25 hectares de terra do sítio, o produtor tem dois funcionários fixos, os quais desfrutam dos serviços do sindicato da região assim como Roni. 

“O sindicato disponibiliza contabilidade aos sócios com 30% de desconto e, além disso, consigo incluir meus funcionários como dependentes para terem acesso a atendimento médico, desconto em exames clínicos e laboratoriais e aos treinamentos ministrados pelo Senar-ES (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo)”, destaca.

Roni já fez treinamento de Administração Rural e seus funcionários o de Defensivos Agrícolas e Tratorista. “O suporte do sindicato é muito importante, pois é por meio dele que ficamos sabendo dos cursos do Senar-ES, que ao participarmos muda em muitos aspectos como enxergamos o funcionamento da fazenda, a forma de fazer e cuidar das contas, sem contar o aprendizado que adquirimos”, afirma. 

A história de Roni com o Sindicato Rural da região também não é de hoje. Seu irmão foi presidente e seu pai sócio e um dos fundadores da entidade. “Nós fomos criados dentro do sindicato. O espaço de festas leva o nome de meu pai José Lino Bisi, uma homenagem”, conta ele orgulhoso. 

“Eu sei que para termos uma categoria forte, quanto mais produtor dentro do sindicato, melhor, pois a união é que gera a força”, finaliza Roni Bisi. Conheça a história de outros produtores rurais no Espírito Santo em: www.senar-es.org.br/ValorizeoProdutor. 

Fonte: IÁ! Comunicação

Últimas notícias

Controle de plantas aquáticas será feito com tecnologia de última geração pela Itaipu

Fotos: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional A Itaipu Binacional vai modernizar o monitoramento do reservatório ...

Apreendidos 19 pássaros da fauna silvestre brasileira em Itapemirim

Foto: PMA Uma equipe de policiais da 4ª Companhia de Batalhão de Polícia ...

Apreendida carne ilegal que estava sendo vendida em Santa Maria de Jetibá

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (PPMA), em ação conjunta com a equipe ...

Conheça uma produção de café sustentável e tecnológica

A produção de café conilon do cafeicultor Gerson Camiletti, em Sooretama, foi aperfeiçoada ...

Agro brasileiro mostra-se inovador, tecnológico, produtivo e sustentável em Congresso de Marketing do Agro ABMRA

“Essa edição do Congresso ABMRA reuniu diversos elos da cadeia e conseguiu trazer ...