Cafeicultor conta os benefícios do Sindicato Rural para a propriedade

Há décadas os sindicatos atuam como porta voz de comunidades rurais. O papel não se resume apenas na defesa de classes e engloba, principalmente, a prestação de serviços ao homem do campo. Em Jaguaré, no norte do Espírito Santo, não é diferente e, assim como outros produtores, Roni Bisi recebe suporte da entidade.

Roni cresceu e herdou o ofício de lidar com o campo com o avô e o pai. Hoje é técnico agrícola e aplica em seu Sítio R Bisi, localizado em Jaguaré, o aprendizado que possui no cultivo de café conilon, pimenta-do-reino e mudas que prepara para vender. Para cuidar dos 25 hectares de terra do sítio, o produtor tem dois funcionários fixos, os quais desfrutam dos serviços do sindicato da região assim como Roni. 

“O sindicato disponibiliza contabilidade aos sócios com 30% de desconto e, além disso, consigo incluir meus funcionários como dependentes para terem acesso a atendimento médico, desconto em exames clínicos e laboratoriais e aos treinamentos ministrados pelo Senar-ES (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo)”, destaca.

Roni já fez treinamento de Administração Rural e seus funcionários o de Defensivos Agrícolas e Tratorista. “O suporte do sindicato é muito importante, pois é por meio dele que ficamos sabendo dos cursos do Senar-ES, que ao participarmos muda em muitos aspectos como enxergamos o funcionamento da fazenda, a forma de fazer e cuidar das contas, sem contar o aprendizado que adquirimos”, afirma. 

A história de Roni com o Sindicato Rural da região também não é de hoje. Seu irmão foi presidente e seu pai sócio e um dos fundadores da entidade. “Nós fomos criados dentro do sindicato. O espaço de festas leva o nome de meu pai José Lino Bisi, uma homenagem”, conta ele orgulhoso. 

“Eu sei que para termos uma categoria forte, quanto mais produtor dentro do sindicato, melhor, pois a união é que gera a força”, finaliza Roni Bisi. Conheça a história de outros produtores rurais no Espírito Santo em: www.senar-es.org.br/ValorizeoProdutor. 

Fonte: IÁ! Comunicação

Últimas notícias

Edição 2020 da Corrida e Caminhada do Café será virtual

Atletas podem enviar registros de corridas em qualquer lugar para a organização do ...

Clima em setembro preocupa produtores de tomate estaqueado

O plantio do tomate estaqueado, ou tomate de mesa, já foi realizado nas ...

Egípcios exportam alho ao Brasil

Brasil abriu seu mercado de alho para o Egito no ano passado e ...

Biofortificação aumenta em 16 vezes o teor de zinco nas folhas de alface

Aplicação de fertilizante de baixo custo também pode fortalecer a renda do produtor  ...

Acerola é um dos alimentos mais ricos em vitamina C

Fruta pequena de cor vermelha e formato arredondado, a acerola tem um sabor ...