Cafeicultor conta os benefícios do Sindicato Rural para a propriedade

Há décadas os sindicatos atuam como porta voz de comunidades rurais. O papel não se resume apenas na defesa de classes e engloba, principalmente, a prestação de serviços ao homem do campo. Em Jaguaré, no norte do Espírito Santo, não é diferente e, assim como outros produtores, Roni Bisi recebe suporte da entidade.

Roni cresceu e herdou o ofício de lidar com o campo com o avô e o pai. Hoje é técnico agrícola e aplica em seu Sítio R Bisi, localizado em Jaguaré, o aprendizado que possui no cultivo de café conilon, pimenta-do-reino e mudas que prepara para vender. Para cuidar dos 25 hectares de terra do sítio, o produtor tem dois funcionários fixos, os quais desfrutam dos serviços do sindicato da região assim como Roni. 

“O sindicato disponibiliza contabilidade aos sócios com 30% de desconto e, além disso, consigo incluir meus funcionários como dependentes para terem acesso a atendimento médico, desconto em exames clínicos e laboratoriais e aos treinamentos ministrados pelo Senar-ES (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo)”, destaca.

Roni já fez treinamento de Administração Rural e seus funcionários o de Defensivos Agrícolas e Tratorista. “O suporte do sindicato é muito importante, pois é por meio dele que ficamos sabendo dos cursos do Senar-ES, que ao participarmos muda em muitos aspectos como enxergamos o funcionamento da fazenda, a forma de fazer e cuidar das contas, sem contar o aprendizado que adquirimos”, afirma. 

A história de Roni com o Sindicato Rural da região também não é de hoje. Seu irmão foi presidente e seu pai sócio e um dos fundadores da entidade. “Nós fomos criados dentro do sindicato. O espaço de festas leva o nome de meu pai José Lino Bisi, uma homenagem”, conta ele orgulhoso. 

“Eu sei que para termos uma categoria forte, quanto mais produtor dentro do sindicato, melhor, pois a união é que gera a força”, finaliza Roni Bisi. Conheça a história de outros produtores rurais no Espírito Santo em: www.senar-es.org.br/ValorizeoProdutor. 

Fonte: IÁ! Comunicação

Últimas notícias

Preço do leite ao produtor sobe, mas custos de produção reduzem margens

O preço do leite recebido pelo produtor manteve a tendência de alta no ...

Estimativa de safra de café é reduzida pela Conab e próxima colheita preocupa

Foto: Julio Huber O país deverá produzir aproximadamente 46,9 milhões de sacas de ...

Deflagrada nova edição da Operação Mata Atlântica em Pé

Teve início ontem (20), a Operação Mata Atlântica em Pé, iniciativa voltada ao ...

Cursos de tratorista e cultivo de cacau exclusivos para mulheres

Registro de ação do projeto “Mulheres do Cacau” com produtoras rurais As mulheres estão ...

Mapa destrói 58 mil garrafas de azeite de oliva fraudado

Foi a maior apreensão já realizada pelo Ministério da Agricultura no país desde ...