Cafeicultores e familiares se despedem de Toninho da Cooabriel

Cooperados da Cooabriel e familiares se despedem de Antônio Joaquim de Souza Neto, o Toninho da Cooabriel, no final da manhã desta quinta-feira (14), em São Gabriel da Palha. Ele morreu ontem.

O velório foi realizado no armazém da Cooabriel, local de muito significado para Toninho. O culto fúnebre aconteceu na Igreja Matriz no centro da cidade. Em seguida, o sepultamento aconteceu no cemitério Santa Cecília.

Continua após o anúncio

TRAJETÓRIA – Nascido em 02 de novembro de 1942, em Cachoeiro de Itapemirim, Toninho construiu parte de sua grande história de vida na Cooabriel. Sua entrada como cooperado data no dia 17 de abril de 1971, portanto, foram quase 51 anos dedicados à Cooabriel. Nessa longa história, ocupou a função de presidente por 26 anos e diretor ou conselheiro administrativo por 13 anos.

“Ao olhar no retrovisor e ver a trajetória do Toninho na Cooabriel, me recordo de sua característica marcante em persistir no que acreditava ser o melhor para os produtores. Defendeu a cafeicultura e o cooperativismo. Buscou em sua gestão estar cada vez mais próximo do produtor cooperado com implantação de inúmeros serviços de apoio. Toninho tinha uma visão empreendedora impressionante, abriu as fronteiras da cooperativa, expandiu unidades, defendeu e implantou programas de apoio tecnológico, acreditou veementemente na melhoria da qualidade do café conilon e defesa do conilon bebida”, disse o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello.

O presidente da cooperativa destacou ainda que a bandeira que Toninho começou na defesa da equiparação do ICMS do café permanece uma das causas da entidade. “Hoje, 14 de abril, Dia Mundial do Café, coincide neste momento que nos despedimos desse defensor da cafeicultura. Os sinceros agradecimentos ao Toninho por tudo o que fez pela Cooabriel. Nossos agradecimentos também à sua família por entendido a dedicação do Toninho na Cooabriel e na cafeicultura”, enfatizou Luiz Carlos Bastianello.

Toninho teve papel fundamental no cooperativismo agropecuário e de crédito, sendo fundador e primeiro presidente do Sicoob Norte/ES, matrícula 1, como ele mesmo fazia questão de lembrar.

“Dentre as muitas realizações que vivemos juntos nesses 50 anos, o que vi nesta longa caminhada foi a paixão que Toninho tinha em tudo o que fazia. Tudo o que ele fazia, era com muita intensidade e dava certo, pela dedicação. Um projeto grandioso foi a criação da cooperativa de crédito em São Gabriel da Palha, em 1988. Ele ajudou e participou de todas as conquistas do Sicoob que hoje já somam mais de 5 milhões de cooperados em todo país”, destacou o presidente do Sicoob Norte e Sicoob-ES, Bento Venturim.

Com forte perfil de liderança, Toninho foi ainda presidente do Sindicato Rural de São Gabriel da Palha por oito anos, membro do Conselho deliberativo da Política Cafeeira (CDPC), conselheiro efetivo da OCB/ES – Organização das Cooperativas Brasileiras do Espírito Santo, por mais de 20 anos e outras representações.

Tem os títulos de Cidadão Gabrielense, Cidadão Valeriense, Cidadão Veneciano e Cidadão Aguiabranquence, com grande reconhecimento por sua atuação no desenvolvimento destas regiões.

Na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, onde nasceu, foi condecorado com a Comenda Rubem Braga. Toninho deixa esposa (Leontina Stein de Souza), cinco filhos, 11 netos e 2 bisnetos.

HOMENAGENS – Na tarde desta quarta-feira (13), diversas autoridades, entidades e referências da cafeicultura e do cooperativismo, expressaram o seu pesar pelo falecimento de Toninho.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, comunicou em seu Twitter: “Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento do amigo Toninho da Coabriel. Durante anos fui testemunha do seu trabalho responsável que edificou uma das maiores cooperativas de café do país. Minha solidariedade à família e aos amigos. Em sua homenagem, estamos de luto”.

O ex-governador Paulo Hartung afirmou que “O Espírito Santo perde hoje um dos seus expoentes da cafeicultura e do cooperativismo capixaba. Recebi com tristeza a notícia do falecimento do amigo Toninho da Cooabriel. Envio meu abraço fraterno aos familiares e amigos”.

Entidades ligadas ao cooperativismo e à cafeicultura também prestaram homenagem: Sicoob, Conselho Nacional do Café (CNC), Coompcam, Coocafé, OCB ES, Prefeitura de São Gabriel da Palha, Prefeitura de Nova Venécia, Cooxupe, Coopbacb, Coopeavi, Cacal, Secretaria da Agricultura de Sooretama, Cafesul, Centro de Comércio de Café de Vitória, além de diversas lideranças dos setores.

Fonte: Cooabriel

Últimas notícias

Confirmada: 11ª Feira de Negócios Coocafé será presencial

Um dos principais eventos realizados para o cooperado Coocafé é a Feira de ...

Alunos aprendem, na prática, como vacinar o rebanho

Mais uma ação do projeto “Vai pra Roça” foi realizada em São Gabriel ...

Conab lança modalidade de leilão para abastecer pecuaristas

Uma novidade foi lançada pela Companhia Nacional de Abastecimento  (Conab) para os pecuaristas ...

Alysson Paolinelli, indicado ao Nobel da Paz, participará da Feira de Agronegócios da Cooabriel

Indicado ao prêmio Nobel da Paz em 2021, o ex-ministro e professor Alysson ...

Prazo para vacinar animais de 0 a 2 anos contra febre aftosa está acabando

A vacinação de bovinos e bubalinos acontece até o dia 31 de maio ...