Cafeicultura no Espírito Santo terá auxílio da robótica

Pesquisadores do Incaper e da Fapes atuam no desenvolvimento de robô para ajudar na cafeicultura

Já imaginou a cafeicultura tendo suporte da robótica? Pois isso está muito perto de se tornar realidade no Espírito Santo. É que a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), está desenvolvendo um robô para ajudar nas plantações capixabas.

“Alguns pesquisadores da Fapes tiveram a ideia de desenvolver um projeto que ajude em alguma área de destaque no Espírito Santo. Então surgiu a opção da cafeicultura, que é uma atividade que temos bastante reconhecimento, tanto nacional quanto internacionalmente”, afirmou o coordenador de Cafeicultura do Incaper, Abraão Carlos Verdin Filho.

Após ser procurado pela Fapes, Verdin se juntou aos pesquisadores e foi com eles a uma propriedade rural no município da Serra para mostrar uma lavoura e a realidade do campo. A ideia é desenvolver um robô de chão que possa auxiliar no controle de ervas daninhas.

“A utilização desse tipo de tecnologia é muito importante. Nós temos um Estado onde cerca de 70% da agricultura é familiar. Com isso, temos pouca oferta de mão de obra. Essa seria uma maneira para podermos suprir essa carência. Além do mais, o robô poderia fazer trabalhos mais pesados, por exemplo sob um sol muito forte, que agride a saúde do agricultor”, salientou Verdin.

O Incaper está auxiliando no desenvolvimento do projeto e, quando o protótipo estiver desenvolvido, participará também da realização dos testes. A perspectiva é que o robô esteja pronto para ser utilizado a partir de agosto deste ano.

Fonte: Incaper

Últimas notícias

Conheça uma produção de café sustentável e tecnológica

A produção de café conilon do cafeicultor Gerson Camiletti, em Sooretama, foi aperfeiçoada ...

Agro brasileiro mostra-se inovador, tecnológico, produtivo e sustentável em Congresso de Marketing do Agro ABMRA

“Essa edição do Congresso ABMRA reuniu diversos elos da cadeia e conseguiu trazer ...

Café do Campo das Vertentes conquista selo de Indicação Geográfica

O clima ameno, com excelente altitude para o plantio e características próprias que ...

Mapa promove capacitação online sobre Programa de Sanidade dos Equídeos

As inscrições já estão abertas e o curso pode ser concluído em 60 ...

Sobe para 35 o número de municípios capixabas com Risco Moderado para Covid-19

A taxa de ocupação dos leitos potenciais de UTI para tratamento do novo ...