Cafeicultura resiliente foi tema de workshop para cooperados da Cafesul

O evento tratou sobre temas como mudanças climáticas, ESG e Fairtrade

As mudanças climáticas afetam diretamente a agricultura, podendo interferir na qualidade da safra de vários produtos agrícolas. Foi pensando nisso e preocupada com os impactos do clima na safra do café que a Cafesul decidiu realizar um workshop para os seus cooperados, visando debater a melhor forma de lidar com essa problemática.

O workshop “Cafeicultura Resiliente” ocorreu, este mês, no salão paroquial da Igreja Matriz São João Batista, em Muqui/ES. O Sebrae/ES, o Sistema OCB/ES e o Incaper apoiaram a realização do evento. Ao todo, 94 pessoas estiveram presentes, sendo 64 cooperados.

Anúncio

O workshop foi ministrado pela equipe do Café Abraço. Além dos pontos de pauta relacionados ao impacto do clima na produção, como chuvas mal distribuídas, perda de produção e baixa qualidade na safra 2021/2022, o workshop também repassou informações relacionadas à certificação Fairtrade.

Anúncio

O diálogo aconteceu de forma aberta e os produtores cooperados tiveram espaço para retratarem os desafios que têm enfrentado na produção do grão.  A interação visou, também, encontrar caminhos que beneficiem a todos.  Nesse sentido, os participantes saíram com uma série de demandas para serem realizadas em breve.

“Por meio do workshop Cafeicultura Resiliente, tivemos uma fotografia da realidade dos produtores, descrita por eles, e poderemos construir ações que sejam efetivas para o território a ser trabalhado”, afirmou Natércia Bueno Vencioneck, gerente administrativa da Cafesul.

FAIRTRADE, ESG E SUSTENTABILIDADE – O modelo de negócio cooperativista possui a inovação e a preocupação com questões ambientais e sociais no seu DNA. A Cafesul, por exemplo, está atenta às exigências do mercado e às melhores práticas adotadas na atualidade. 

Somando-se a isso, o presidente da Cafesul, Renato Theodoro, é representante do Brasil no segmento Café da Junta Diretiva da Coordenadoria Latino-americana e do Caribe de Pequenos Produtores e Trabalhadores do Comércio Justo (Clac). Esse é mais um dos motivos pelos quais a cooperativa valoriza e busca estar alinhada ao comércio justo, à inovação e à adoção de práticas sustentáveis.

Seguindo esse propósito, o workshop tratou da adoção de práticas ESG. O termo, traduzido para o português, significa: meio-ambiente, social e governança. Esse conceito parte do entendimento de que as organizações devem ter consciência do papel que exercem enquanto agentes sociais.

Essa é uma prática cada vez mais comum no mundo corporativo e incentiva que as empresas contribuam para a promoção do bem-estar social na comunidade em que estão inseridas, tenham políticas ambientais positivas e, por fim, que tenham uma conduta ética na sua governança.

Segundo a gerente administrativa da coop, Natércia Bueno Vencioneck, o workshop faz parte, ainda, das ações da Cafesul que incentivam a cafeicultura orgânica, regenerativa certificada com o selo Fairtrade.

Em português, Fairtrade quer dizer comércio justo, uma alternativa ao comércio tradicional. A certificação busca mitigar as desigualdades do comércio tradicional e estabelecer nova relações comerciais mais justas, éticas e transparentes.

As palestras do workshop serviram para orientar e tirar dúvidas dos produtores cooperados acerca da certificação Fairtrade, tendo em vista que o mercado do café está se tornando cada vez mais rigoroso com os produtores. Segundo Natércia Vencioneck, os cooperados gostaram do tema, por ser de alta relevância, e da forma participativa com que os trabalhos foram desenvolvidos.

Fonte: Sistema OCB/ES

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Como plantar mais café em espaço reduzido?

O pesquisador do Incaper, Paulo Sérgio Volpi, destacou que o jardim clonal superadensado ...

Parceria estratégica do Sistema OCB busca fortalecer cadeia de lácteos

Foto: Reprodução / Sistema OCB Unidade nacional se reuniu com Conselho dos Exportadores ...

Exportações do agronegócio brasileiro atingem US$ 37,44 bilhões

Em comparação ao mesmo período de 2023, o aumento foi de quase 4,4% ...

Empresas apresentarão novidades na Fruit Attraction Brasil

Para impulsionar o legado da horticultura brasileira e o mercado de frutas e ...

Conab estima redução na safra brasileira de grãos

Foto: Freepik A sétima estimativa da safra de grãos 2023/2024, divulgada pela Companhia ...