Cafés especiais conquistam o Brasil e o mundo

Os apreciadores de café estão cada vez mais exigentes e eles não estão dispostos a abrir mão do sabor diferenciado em suas xícaras, muito pelo contrário: de acordo com dados da Nielsen, empresa germânico-americana focada em pesquisas de mercado, os cafés com custo superior a R$12 nas embalagens de 500 gramas tiveram um crescimento de cerca de 31,1% nos anos de 2019 e 2018. Além disso, enquanto o mercado do café tradicional cresce cerca de 2% ao ano, os cafés gourmet apresentam a média de 13%.

A notável valorização do produto é reflexo da tendência mundial que tem se consolidado no Brasil e que será demonstrada durante a Semana Internacional do Café, o maior evento do setor do país, que será realizado entre os dias 18 e 20 de novembro em plataforma digital. “O mercado internacional há tempos consome cafés diferenciados.

E essa realidade também está crescente no território brasileiro. Graças à competência do produtor, aliada as técnicas de produção, somos um dos poucos países que têm a capacidade de preencher essa demanda de mercado com quantidade e qualidade”, explica Breno Mesquita, vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Sistema FAEMG) e presidente das Comissões Estadual e Nacional de Cafeicultura.

Para ser classificada como especial, as características da bebida são analisadas de acordo com a forma de produção do café ,pré-colheita e colheita, principalmente  a sua indicação geográfica.

As influências do ambiente, do processo produtivo e das pessoas envolvidas criam outro fator diferenciador para o produto, que apresenta originalidade e características únicas, somente encontradas naquela região. “Além disso, os compradores valorizam a história presente nos grãos: os detalhes, a cultura, e os cuidados em torno do cultivo e produção. A cafeicultura é rica nesses aspectos e tais experiências despertam ainda mais o interesse do consumidor”, completa Mesquita.

Outro quesito importante para essa valorização do produto é a sustentabilidade socioambiental presente na produção. “Com uma legislação trabalhista e ambiental criteriosa e exigente, o Brasil ganha destaque positivo neste critério.

Para comprovar que tais especificidades estão sendo cumpridas e abrir caminhos para mercados exigentes, a busca por certificações também é um aspecto importante”, pontua Niwton Castro Moraes, assessor técnico especial em café da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Seguindo critérios de padrão internacional, selos como o Certifica Minas Café, desenvolvido pelo governo de Minas Gerais para produtores do estado, abre portas para o mundo e agrega valor ao café, sendo uma característica considerada pelos consumidores.

O especialista reforça que o conceito de café especial está intimamente ligado às características singulares de cada produção, que proporcionam prazer e sensações diferenciadas. “O café não é só matéria-prima, ele tem qualidade e tem história, de uma família que trabalha unida, de um lugar agradável para se visitar, com uma bela vista e boas lembranças, o que faz dele uma grife”, finaliza.

Sobre a SIC

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor. Neste ano de 2020, devido à pandemia, será realizada 100% em plataforma digital.

Cadastro gratuito: www.semanainternacionaldocafe.com.br

Últimas notícias

Senar lança cursos gratuitos de drones e inseminação artificial. Inscreva-se!

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançou três cursos de curta duração, ...

Especialistas do Brasil e exterior debatem mercado halal

O fórum de negócios Global Halal Brazil ocorre na próxima semana e terá ...

Estados Unidos mudam regras para ingresso de cães procedentes do Brasil

Os animais que chegam de países classificados como de alto risco para raiva, ...

Entidades afirmam que caso das búfalas de Brotas foge à regra dos produtores

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) publicou ...

Cadeia produtiva do leite é destaque em novo Boletim da Agricultura Familiar da Conab

Já está disponível, no site da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a publicação ...