Calcário impulsiona produtividade em áreas de integração lavoura-pecuária

Dono do maior rebanho bovino do Brasil, com 31,7 milhões de cabeças (14,8% do total nacional), Mato Grosso segue posicionado no cenário brasileiro como Estado de grande potencial de crescimento no ambiente do agronegócio. Fundamentais ao setor, investimentos em pesquisa, tecnologia e insumos de alta qualidade permanecem na pauta prioritária dos agropecuaristas. Neste contexto, a valorização da calagem nas áreas dedicadas ao sistema de integração lavoura-pecuária tem se mostrado eficaz medida em prol do ganho de produtividade e à conservação do solo.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 214,7 milhões de cabeças de gado conferem ao Brasil o segundo maior rebanho bovino do mundo, sendo o principal exportador da carne. No entanto, mesmo com a importância mundial da pecuária brasileira, cerca de 11 milhões de hectares de pasto estão em más condições, ainda conforme o Instituto.

Anúncio

O cenário deriva de diversos fatores, dentre os quais a retirada total da cobertura vegetal das áreas produtivas, a insuficiente fertilidade do solo e o “superpastejo”, processo em que o número de animais é superior à capacidade de suporte do pasto, o que leva à redução da rebrota e da cobertura do solo, aumentando a incidência de radiação e erosão.

Anúncio

“Muitas vezes, o produtor rural investe nos animais, mas subdimensiona os cuidados com o pasto. Essa conduta coloca em risco o rebanho em períodos de seca, quando não há chuvas. Caso não haja uma diversificação na alimentação do animal, o risco de perdas torna-se maior”, explica Anderson Lange, professor doutor em Energia Nuclear da Agricultura na área de Solos e pesquisador pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Além disso, o pesquisador reforça que a inadequada utilização das pastagens e a falta de investimento no solo são fatores que influenciam diretamente o não aproveitamento efetivo da área.

TRANSFORMAÇÕES – Região onde há mais animais disponíveis no estado, as pastagens do norte mato-grossense, em período de seca, são caracterizadas em sua maioria por áreas planas, passíveis de lavoura e da integração. Isso influencia em um cenário que está se tornando cada vez mais frequente em Mato Grosso: a conversão de áreas antigas de pastagens em lavoura, com a possibilidade do uso da integração lavoura-pecuária em larga escala. Tal prática gera a chamada “terceira safra” de carne (duas safras de grãos + produção pecuária) e proporciona aproveitamento permanente do solo, além das vantagens que os capins trazem ao sistema como um todo, melhorando o perfil do solo química e fisicamente.

E para que tudo isso aconteça, a manutenção e melhoria das condições do solo, defende Lange, está diretamente ligada à larga utilização do calcário no preparo para o plantio da lavoura, visto que ela estará em área de pastagem antiga. O pesquisador observa, no entanto, ocorrer de o produtor rural estar descapitalizado, pois o preço de abertura de área é alto. Isso acaba refletindo na construção do perfil de solo e na correção da acidez. “Geralmente, nesses casos, as doses de calcário são inadequadas em relação às características do solo e a incorporação do insumo acaba não sendo efetuada com assertividade”, pontua.

A calagem, bem como a fertilização, se efetuadas de maneira adequada, as culturas soja/milho, bem como capim/gramíneas, terão produtividade elevada. É fundamental para o produtor rural compreender os custos como investimentos que, em longo prazo, se converterão em lucratividade e maior performance do sistema agropecuário.

Além da correção, a técnica permite ao solo o aumento da disponibilidade de nutrientes, redução do alumínio em excesso, diminuição da fixação de fósforo, além de aumentar o pH, a eficiência dos fertilizantes e a produtividade nas culturas. “Além disso, a incorporação de calcário ao solo beneficia o fornecimento de cálcio e magnésio, elementos responsáveis pelo vigor da planta e crescimento da raiz, o que auxilia a busca por água e nutrientes em profundidade”, ressalta Anderson Lange.

Reconhecidamente pela ciência, tanto a agricultura quanto a pecuária se beneficiarão com a calagem no Sistema de Integração Lavoura-Pecuária. O pastejo melhora a movimentação vertical de calcário, aperfeiçoando o desenvolvimento do perfil do solo e a disponibilidade de Ca e Mg, que resulta na fixação das raízes em profundidade. Já as gramíneas interferem positivamente na cultura de grãos, com a ciclagem de nutrientes, manutenção de água no sistema, na germinação da soja, reduz pragas e doenças e proporciona equilíbrio ao sistema. “Com isso, as condições físicas e biológicas do solo agradecem”.

Texto: Fabíola Karen/Íntegra Comunicação Estratégica

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Senar lança aplicativo para levar conhecimento aos produtores

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural lançou, na quarta (27), o aplicativo “Senar ...

Sistema OCB apresenta propostas para o Plano Safra 2024/25

Ministro Carlos Fávaro defende o cooperativismo como meio para o desenvolvimento nacional A ...

Quase 10 toneladas de café irregular é apreendido em fiscalização a 47 mercados

Foto: Mapa Uma fiscalização realizada em 47 estabelecimentos comerciais resultou na apreensão de ...

Produtos originalmente brasileiros serão os destaques no Connection Experience Terroirs do Brasil

Valorizar os produtos originalmente brasileiros e gerar conexões para novos negócios é o ...

Federação da Agricultura solicita apoio a produtores rurais atingidos pelas chuvas no Espírito Santo

Foto: Helio Filho/Secom-ES A Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes) ...