Capixaba de Domingos Martins fala sobre concertina a artistas de Pernambuco

Um dos mais antigos instrumentos de fole do mundo, a concertina, conhecida dos capixabas, principlmente, pelas mãos dos pomeranos, é foco de pesquisa de um grupo de artistas pernambucanos que está realizando um amplo levantamento histórico e desenvolvendo um protótipo digital do instrumento.

Se no Espírito Santo o instrumento é conhecido e reconhecido – desde 2014 foi instituído por Lei o Dia Estadual da Concertina e do Tocador de Concertina, além da existência de um festival em sua homenagem – em outros estados e regiões brasileiras a beleza de seu som permanece quase desconhecida. 

Continua após o anúncio

Nesta sexta (19), o tocador, luthier e professor de concertina de Domingos Martins, Angelino Zaager, vai levar todo seu conhecimento e experiência ao grupo de artistas que está desenvolvendo o projeto Foles Digitais, em uma conversa realizada pelas redes sociais do projeto. O encontro promete muita troca de informações e aprendizado. Seu Angelino é muito conhecido pela paixão que tem pelo instrumento e por seu empenho em manter a tradição dos tocadores de concertina.

O projeto “Foles Digitais: pesquisa e desenvolvimento de uma concertina regional” é desenvolvido por um grupo de músicos pesquisadores, são eles: o multi-instrumentista, compositor e idealizador da proposta, Johann Brehmer; o historiador, artista plástico, músico e pesquisador dos processos artesanais na construção instrumentos musicais, Mateus Samico; o cientista da computação, inventor e desenvolvedor de instrumentos musicais digitais, João Tragtenberg; e o multi-artista, pesquisador e criador de instrumentos musicais artesanais, Romildo Roma. Eles já deram início à pesquisa histórica e ao estudo de criação de soluções eletrônicas e artesanais para confeccionar o protótipo.

Redes sociais do projeto:

Últimas notícias

Cadeia produtiva do café é homenageada na Assembleia Legislativa do ES

O jornalista, apresentador e diretor da Revista Negócio Rural, Bruno Faustino, foi um ...

Sementes de Palmeira Juçara serão lançadas por pilotos durante Voo Livre em Alfredo Chaves

Mais de 300 mil sementes de Palmeira Juçara foram doadas pelo Instituto Capixaba ...

Mapa registra mais 20 defensivos de controle biológico, incluindo produtos para uso na agricultura orgânica

Em 2022 já foram registrados 36 produtos de baixa toxicidade para o controle ...

Evento em Vitória destaca a importância da agricultura familiar capixaba

A agricultura familiar é uma das responsáveis por contribuir com os alimentos que ...

Avião caracterizado de abelha decola em homenagem aos maiores polinizadores do planeta

Piloto de aviões agrícolas há mais de 40 anos, José Paulo Garcia fez ...