Capixaba de Domingos Martins fala sobre concertina a artistas de Pernambuco

Um dos mais antigos instrumentos de fole do mundo, a concertina, conhecida dos capixabas, principlmente, pelas mãos dos pomeranos, é foco de pesquisa de um grupo de artistas pernambucanos que está realizando um amplo levantamento histórico e desenvolvendo um protótipo digital do instrumento.

Se no Espírito Santo o instrumento é conhecido e reconhecido – desde 2014 foi instituído por Lei o Dia Estadual da Concertina e do Tocador de Concertina, além da existência de um festival em sua homenagem – em outros estados e regiões brasileiras a beleza de seu som permanece quase desconhecida. 

Nesta sexta (19), o tocador, luthier e professor de concertina de Domingos Martins, Angelino Zaager, vai levar todo seu conhecimento e experiência ao grupo de artistas que está desenvolvendo o projeto Foles Digitais, em uma conversa realizada pelas redes sociais do projeto. O encontro promete muita troca de informações e aprendizado. Seu Angelino é muito conhecido pela paixão que tem pelo instrumento e por seu empenho em manter a tradição dos tocadores de concertina.

O projeto “Foles Digitais: pesquisa e desenvolvimento de uma concertina regional” é desenvolvido por um grupo de músicos pesquisadores, são eles: o multi-instrumentista, compositor e idealizador da proposta, Johann Brehmer; o historiador, artista plástico, músico e pesquisador dos processos artesanais na construção instrumentos musicais, Mateus Samico; o cientista da computação, inventor e desenvolvedor de instrumentos musicais digitais, João Tragtenberg; e o multi-artista, pesquisador e criador de instrumentos musicais artesanais, Romildo Roma. Eles já deram início à pesquisa histórica e ao estudo de criação de soluções eletrônicas e artesanais para confeccionar o protótipo.

Redes sociais do projeto:

Últimas notícias

Tema da Semana Internacional do Café 2021 é “retomar, reencontrar, reconectar”

Depois de uma edição 100% digital histórica em 2020, a Semana Internacional do ...

Especialistas irão falar sobre a onda de títulos verdes no Brasil

A nova onda de títulos verdes que se espalha pelo setor do agro ...

Programa de treinamento para mulheres em café é lançado no Espírito Santo

Começou, na última terça-feira (19), o primeiro curso do Programa de Treinamento em ...

Aberta consulta pública para melhorias dos requisitos de identidade e qualidade do presunto

As alterações propostas são aplicáveis ao presunto produzido em estabelecimento com SIF, buscam ...