Capixaba de Domingos Martins fala sobre concertina a artistas de Pernambuco

Um dos mais antigos instrumentos de fole do mundo, a concertina, conhecida dos capixabas, principlmente, pelas mãos dos pomeranos, é foco de pesquisa de um grupo de artistas pernambucanos que está realizando um amplo levantamento histórico e desenvolvendo um protótipo digital do instrumento.

Se no Espírito Santo o instrumento é conhecido e reconhecido – desde 2014 foi instituído por Lei o Dia Estadual da Concertina e do Tocador de Concertina, além da existência de um festival em sua homenagem – em outros estados e regiões brasileiras a beleza de seu som permanece quase desconhecida. 

Nesta sexta (19), o tocador, luthier e professor de concertina de Domingos Martins, Angelino Zaager, vai levar todo seu conhecimento e experiência ao grupo de artistas que está desenvolvendo o projeto Foles Digitais, em uma conversa realizada pelas redes sociais do projeto. O encontro promete muita troca de informações e aprendizado. Seu Angelino é muito conhecido pela paixão que tem pelo instrumento e por seu empenho em manter a tradição dos tocadores de concertina.

O projeto “Foles Digitais: pesquisa e desenvolvimento de uma concertina regional” é desenvolvido por um grupo de músicos pesquisadores, são eles: o multi-instrumentista, compositor e idealizador da proposta, Johann Brehmer; o historiador, artista plástico, músico e pesquisador dos processos artesanais na construção instrumentos musicais, Mateus Samico; o cientista da computação, inventor e desenvolvedor de instrumentos musicais digitais, João Tragtenberg; e o multi-artista, pesquisador e criador de instrumentos musicais artesanais, Romildo Roma. Eles já deram início à pesquisa histórica e ao estudo de criação de soluções eletrônicas e artesanais para confeccionar o protótipo.

Redes sociais do projeto:

Últimas notícias

Nova instrução normativa de bem-estar animal nas granjas brasileiras é tema de evento on-line

A nova instrução normativa (IN 113/2020) que visa as adequações de manejo e ...

Líbia prepara primeira exposição focada em cafés

Evento reunirá produtores, vendedores, representantes de marcas nacionais e regionais, além dos amantes ...

Jerônimo Monteiro realiza primeira Mostra de Café Especial

O município de Jerônimo Monteiro vai realizar a 1ª Mostra de Café Especial. ...

Tradição familiar no agronegócio em evidência na Praça do Papa

A tradição familiar marca o agronegócio capixaba, que, segundo dados do Governo do ...

Ação de fiscalização do Mapa apreende 173 mil litros de bebidas com indícios de fraude

Uma ação de fiscalização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) resultou ...