Capixaba impulsiona cultivo de café em Rondônia

Em Santa Luzia D´Oeste, município localizado em Rondônia, o produtor de café robusta Daniel Costanzi está mudando as perspectivas de produção após adotar a tecnologia de ponta em sua lavoura. O novo sistema de irrigação utilizado propicia o plantio em uma área maior e com garantia da entrega de água para todas as mudas.

“Essa é uma novidade para mim, pois eu não conhecia esse tipo de tecnologia. Vamos conseguir ampliar a produção com mais qualidade no fruto por meio da entrega de água mais limpa e de adubo para todos os pés de café. Não há desequilíbrio”, destaca o produtor.

Anúncio

O projeto de irrigação por gotejamento da propriedade Robustas Amazônicos Rio Branco, do Daniel Costanzi, abrange uma área de 86,92 hectares de cultivo de café. Esse tipo de irrigação propicia a economia de água e a disponibilização de água e de nutrientes para as plantas na quantidade e no momento necessário. O projeto é desenvolvido pela Hydra Irrigações, uma empresa capixaba que tem se destacado pela implementação de sistemas de irrigação de última geração em lavouras de café. 

Anúncio

AVANÇO – Com um compromisso sólido em promover o desenvolvimento agrícola na região, a Hydra Irrigações está ajudando a transformar a paisagem agrícola de Rondônia. Atualmente existem quatro projetos em andamento no estado, todos eles direcionados para o cultivo de café robusta. 

Três deles, de irrigação  por gotejamento, vêm sendo desenvolvidos para a Selva Café, em uma fazenda na cidade de Cacoal-RO, com uma área de 134,5 hectares. Esses trabalhos abrangem tanto reformas de sistemas antigos que não estavam funcionando adequadamente quanto a instalação de um sistema completamente novo.

Na fazenda Café Amazônia, também localizada em Cacoal-RO, está em fase inicial o projeto de irrigação por gotejamento para uma área de 64,56 hectares. A expectativa é melhorar significativamente a produção de café robusta na região.

TRANSPOSIÇÃO DE RIO – Em Santa Luzia D’Oeste, na Fazenda Araucária, uma parceria entre os produtores Jacy Pinheiro e Ivanor Baldissera está trabalhando na transposição de água do rio Corgão, na modernização dos sistemas de irrigação existentes e na futura implantação de um projeto de irrigação por gotejamento em uma área de 46,26 hectares.

SISTEMA INTELIGENTE – O diferencial desses sistemas de irrigação é a utilização da tecnologia NetBeat, que permite aos produtores monitorar, otimizar e controlar todo o sistema de irrigação de forma remota, pelo celular,  oferecendo maior eficiência no uso dos recursos hídricos.

“Considerando o clima específico de Rondônia, que apresenta altas temperaturas e um alto índice pluviométrico, os sistemas são projetados para fornecer água e nutrientes de maneira precisa durante todo o ano. Isso é crucial para garantir um desenvolvimento saudável das plantas, especialmente durante a fase de floração do café robusta”, destaca Elídio Torezani, engenheiro agrônomo e diretor da Hydra Irrigações.

O engenheiro enfatiza que os sistemas de irrigação de tecnologia avançada, aliados a uma consultoria técnica especializada, podem aprimorar os resultados, o que se traduz em uma produção mais consistente e de alta qualidade.

Fonte: Vera Caser Comunicação

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Parceria entre Fecomércio-ES e Sicoob garante benefícios exclusivos para capixabas

Sempre em busca de soluções para oferecer os melhores produtos financeiros e benefícios ...

Dez dicas para uma sucessão familiar no campo é tema de palestra na Feira de Agronegócios Cooabriel

Lavouras são empresas a céu aberto. E como fazer com que propriedades e ...

RuralturES promete explorar o turismo de experiência com estrutura imersiva

Foto: Heitor Delpupo/Asscom MCC&VB A Fazenda Pindobas será a sede do Polo Sebrae ...

Dois casos suspeitos de doença de Newcastle deram negativo para detecção do vírus

Foto: Julio Huber Também foi publicada, em edição extra do DOU, a redução ...

Fundo de investimento do agro cresce 147% nos últimos 12 meses

Foto: Freepik Estoque de CPR aumenta 36% no último ano. Instrumentos seguem sendo ...