Capixaba impulsiona cultivo de café em Rondônia

Em Santa Luzia D´Oeste, município localizado em Rondônia, o produtor de café robusta Daniel Costanzi está mudando as perspectivas de produção após adotar a tecnologia de ponta em sua lavoura. O novo sistema de irrigação utilizado propicia o plantio em uma área maior e com garantia da entrega de água para todas as mudas.

“Essa é uma novidade para mim, pois eu não conhecia esse tipo de tecnologia. Vamos conseguir ampliar a produção com mais qualidade no fruto por meio da entrega de água mais limpa e de adubo para todos os pés de café. Não há desequilíbrio”, destaca o produtor.

Continua após o anúncio

O projeto de irrigação por gotejamento da propriedade Robustas Amazônicos Rio Branco, do Daniel Costanzi, abrange uma área de 86,92 hectares de cultivo de café. Esse tipo de irrigação propicia a economia de água e a disponibilização de água e de nutrientes para as plantas na quantidade e no momento necessário. O projeto é desenvolvido pela Hydra Irrigações, uma empresa capixaba que tem se destacado pela implementação de sistemas de irrigação de última geração em lavouras de café. 

AVANÇO – Com um compromisso sólido em promover o desenvolvimento agrícola na região, a Hydra Irrigações está ajudando a transformar a paisagem agrícola de Rondônia. Atualmente existem quatro projetos em andamento no estado, todos eles direcionados para o cultivo de café robusta. 

Três deles, de irrigação  por gotejamento, vêm sendo desenvolvidos para a Selva Café, em uma fazenda na cidade de Cacoal-RO, com uma área de 134,5 hectares. Esses trabalhos abrangem tanto reformas de sistemas antigos que não estavam funcionando adequadamente quanto a instalação de um sistema completamente novo.

Na fazenda Café Amazônia, também localizada em Cacoal-RO, está em fase inicial o projeto de irrigação por gotejamento para uma área de 64,56 hectares. A expectativa é melhorar significativamente a produção de café robusta na região.

TRANSPOSIÇÃO DE RIO – Em Santa Luzia D’Oeste, na Fazenda Araucária, uma parceria entre os produtores Jacy Pinheiro e Ivanor Baldissera está trabalhando na transposição de água do rio Corgão, na modernização dos sistemas de irrigação existentes e na futura implantação de um projeto de irrigação por gotejamento em uma área de 46,26 hectares.

SISTEMA INTELIGENTE – O diferencial desses sistemas de irrigação é a utilização da tecnologia NetBeat, que permite aos produtores monitorar, otimizar e controlar todo o sistema de irrigação de forma remota, pelo celular,  oferecendo maior eficiência no uso dos recursos hídricos.

“Considerando o clima específico de Rondônia, que apresenta altas temperaturas e um alto índice pluviométrico, os sistemas são projetados para fornecer água e nutrientes de maneira precisa durante todo o ano. Isso é crucial para garantir um desenvolvimento saudável das plantas, especialmente durante a fase de floração do café robusta”, destaca Elídio Torezani, engenheiro agrônomo e diretor da Hydra Irrigações.

O engenheiro enfatiza que os sistemas de irrigação de tecnologia avançada, aliados a uma consultoria técnica especializada, podem aprimorar os resultados, o que se traduz em uma produção mais consistente e de alta qualidade.

Fonte: Vera Caser Comunicação

Últimas notícias

Veja o calendário do período de andada do caranguejo-uçá em 2024

Foto: Anders Schmidt A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) já ...

Rondônia leva título de melhor cacau do Brasil e desponta no mercado de qualidade

V Concurso Nacional de Cacau Especial premiou ainda amêndoas do Pará e da ...

Sustentabilidade na produção dos cafés capixabas atrai parceria com a Plataforma Global de Café

O Espírito Santo é uma referência nacional e mundial na produção de café, ...

Mais de 200 revendas que comercializam aves vivas são fiscalizadas no ES

Mais de 200 revendas que comercializam aves vivas foram fiscalizadas durante uma operação ...

Deputados se reúnem para elaborar planejamento estratégico do Poder Legislativo capixaba

Foto: Antônio Carlos Tonico O presidente vai reunir parlamentares, facilitadores e palestrantes como ...