Capixabas conhecem modelos cooperativos na Europa
Foto: Divulgação

Uma comitiva formada por 20 representantes do cooperativismo capixaba embarcou em uma missão de estudos pela Europa neste mês de outubro. A viagem marcou o encerramento das atividades da terceira turma do programa LiderCoop, iniciativa do Sistema OCB/ES voltada à formação de lideranças cooperativistas.
Anúncio
Entre os dias 6 e 8 de outubro, o grupo esteve na França, conhecendo experiências de cooperativas locais. No dia 9, a delegação seguiu para Londres, na Inglaterra, para aprofundar o conhecimento sobre o modelo britânico de cooperativismo. A comitiva foi composta por representantes das cooperativas Selita e Sicoob Espírito Santo, além de dirigentes do próprio Sistema OCB/ES.
Na última sexta-feira (10), os participantes tiveram uma imersão na Imperial College London — uma das universidades mais prestigiadas do mundo nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia, medicina e negócios. A capacitação abordou temas estratégicos para o futuro do cooperativismo, como ESG, moedas digitais, regulamentações globais, segurança financeira e liderança digital, além de orientar sobre o uso da tecnologia e de práticas sustentáveis na transformação dos modelos de negócio.
Anúncio
Ainda no dia 10, a comitiva visitou a embaixada do Brasil em Londres para compreender o funcionamento do sistema político britânico e o papel da diplomacia brasileira no país.
A programação foi retomada na segunda-feira (13) com uma visita técnica ao Level39, o principal hub de fintechs e inovação em serviços financeiros da Europa. Encerrando a missão, os participantes participaram de uma capacitação no King’s College, conduzida por Nick Matthews — diretor da Heart of England Co-operative Society e presidente da Cooperatives UK, instituição que representa o movimento cooperativista britânico.
Fonte: Sistema OCB-ES
Anúncio
Anúncio