Carnaval de Congo para homenagear a padroeira do Espírito Santo

O Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água, em Cariacica, acontece durante toda esta segunda-feira (8), dia de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado. Este ano, uma programação especial foi montada com cortejo, show e um grande encontro de bandas de congo tradicionais e bandas de congo convidadas.

Promovido pela Associação de Bandas de Congo de Cariacica, o carnaval será no Campo do América, na Estrada de Roda D’Água, segue até às 18 horas, com entrada gratuita.

Anúncio

O secretário de Cultura e Turismo de Cariacica, Paulo Roberto de Oliveira, destacou a importância do evento para a cidade. “O Carnaval de Congo é uma tradição da nossa cidade e que atrai pessoas de todos os lugares. É um verdadeiro legado para as futuras gerações”.

Anúncio

Para o presidente da Associação de Bandas de Congo de Cariacica, Jefferson de Azevedo, conhecido como Mestre Jeffinho, a festa é um encontro da cultura popular congueira. “O maior legado da festividade é dar visibilidade a essa tradição centenária que faz parte do contexto histórico-cultural do povo cariaciquense, ao mesmo tempo que promove o sentimento de pertencimento da comunidade congueira”.

O evento começa com a concentração das bandas na Bica do Luiz, em Roda D’Água. Às 10 horas tem a saída do cortejo até o Campo do América, área principal do carnaval, com cânticos sendo entoados sob sons de tambores e casacas, em homenagem a Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado do Espírito Santo.

Logo depois começa a missa campal realizada pela Paróquia Bom Jesus de Novo Horizonte e comunidade Sagrada Família, celebrada pelo padre Ivanir Martins, com participação das bandas de congo.

SHOWS – No início da tarde, às 13 horas, é a vez da banda Casaca subir ao palco e cantar vários sucessos conhecidos pelos capixabas. Às 14 horas é o grande encontro das bandas de congo tradicionais e convidadas, como São Benedito de Piranema; Unidos de Boa Vista; São Benedito de Boa Vista; São Sebastião de Taquaruçu; Santa Izabel; Mestre Tagibe; e as convidadas Apae de Cariacica; Amores da Lua, de Vitória; Mestre Honório e Madalenas do Jucu, de Vila Velha; Jovem de Manguinhos e de Bicanga, da Serra.

Outro ponto alto da festividade é a tradicional cantata “Iá Iá Você Vai à Penha”, realizada pelos mestres de congo no palco principal e que está marcada para começar às 17h30. Em seguida, a festa termina com a Ave Maria acompanhada com tambores de congo, seguida de show pirotécnico.

JOÃO BANANEIRA – A festa também terá a participação dos mascarados, que são pessoas da comunidade que perpetuam a tradição folclórica do personagem João Bananeira, ícone do folclore de Cariacica, que juntamente com o Carnaval de Congo de Máscaras é patrimônio imaterial da cidade.

No local terá vários estandes de venda de alimentos, bebidas e artesanato, e também oficina de pintura de minimáscaras do João Bananeira. Não é permitida a entrada de isopor e garrafas de vidro no local.

O Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água é promovido pela Associação de Bandas de Congo de Cariacica e conta com parceria da Prefeitura de Cariacica.

Confira a programação do Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água 2024

Data: 8 de abril
Horário: Até às 18h
Local: Estrada de Roda D’Água, s/nº, Campo do América, Roda D’Água

8h – Concentração das bandas na Bica do Luiz, em Roda D’Água
10h – Saída em cortejo até o Campo do América, área principal do carnaval de congo de máscaras, entoando cânticos sob sons de tambores e casacas, em homenagem a Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado do Espírito Santo
10h30 – Missa campal realizada pela Paróquia Bom Jesus de Novo Horizonte e comunidade Sagrada Família, com o padre Ivanir Martins, no palco principal do campo do América, com participação das bandas de congo
12h – Discurso das autoridades e patrocinadores
13h – Show com a banda Casaca
14h – Encontro das bandas de congo tradicionais e convidadas

Bandas de congo tradicionais
Banda de Congo São Benedito de Piranema
Banda de Congo Unidos de Boa Vista
Banda de Congo São Benedito de Boa Vista
Banda de Congo São Sebastião de Taquaruçu
Banda de Congo Santa Izabel
Banda de Congo Mestre Tagibe

Bandas convidadas
Banda de Congo da Apae de Cariacica
Banda de Congo Amores da Lua (Vitória)
Banda de Congo Mestre Honório (Vila Velha)
Banda de Congo Madalenas do Jucu (Vila Velha)
Banda de Congo Jovem de Manguinhos (Serra)
Banda de Congo de Bicanga (Serra)

16h – Apresentação das bandas de congo no palco principal
17h30 – Tradicional cantata “Iá Iá Você Vai à Penha”, realizada pelos mestres de congo no palco principal
18h – Encerramento oficial com a Ave Maria acompanhada com tambores de congo seguida de show pirotécnico marcando o fim da festividade

Fonte: Prefeitura Municipal de Cariacica

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Mimoso do Sul terá manhã com serviços para a população neste sábado (13)

Amanhã (13), a população de Mimoso do Sul, no Sul do Espírito Santo, ...

Colatina recebe a terceira etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2024

Foto: Freepik A terceira etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2024, promovida pela ...

Marcas de pão de forma deveriam ter alerta de produto alcoólico

Foto: Freepik Sliced fresh brown bread on white background. High quality photo Uma ...

Brasil exporta recorde de 47,3 milhões de sacas de café na safra 2023/24

Foto: iStock A exportação brasileira de café alcançou o volume histórico de 47,300 ...

Cuba confirma importação de quatro produtos do agronegócio brasileiro

Foto: Freepik O governo brasileiro recebeu o anúncio, pelo governo de Cuba, da ...