Cartilha ensina a construir Barraginhas

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lançou uma cartilha técnica sobre uma tecnologia que tem transformado propriedades rurais. Socioambiental, de baixo custo e adaptável a diversas realidades. Trata-se das barraginhas, também conhecidas por bacias de infiltração, que permitem maior infiltração de água no solo.

Elas são adaptáveis às diferentes realidades locais, empreendimentos e tamanhos de estabelecimentos rurais. Escavadas em terrenos pouco inclinados e construídas de forma dispersa em pastagens, lavouras e beiras de estrada, permitem aumentar a disponibilidade de água para irrigação, criação de animais e para o consumo humano.

Anúncio

Com o título “Barraginhas: Conservação do solo e recuperação hídrica em propriedades rurais” , a cartilha está disponível  na Biblioteca Rui Tendinha. O material permite que o leitor encontre detalhes técnicos fundamentais, tais como informações para instalação nas propriedades, formato, benefícios, aspectos legais, entre outros.

Anúncio

O projeto de implantação das barraginhas no Espírito Santo tem como realizadores o Incaper e o Fundo Estadual de Recursos Hídricos e Florestais do Espírito Santo (Fundágua) e teve o seu início no Estado após uma temporada de estiagem com déficit hídrico generalizado, entre 2014 e 2017, quando várias regiões não apresentaram uma recuperação hídrica satisfatória.

A coordenadora do projeto Barraginhas (ES), a extensionista do Incaper, Cintia Bremenkamp, explicou que para a realização das experiências da Instituição na implantação da tecnologia, foram identificadas propriedades que apresentavam características de relevo e uso do solo que eram propícias à instalação de unidades de referência, para a realização das experiências do Incaper.

“Os resultados foram muito interessantes. Nas unidades de referência que instalamos, sempre observamos e recebemos informações dos produtores rurais de como aumentou a infiltração da água no solo e como diminuiu a erosão, recuperando, inclusive, áreas produtivas que estavam condenadas”, disse.

Mais informações sobre as barraginhas também podem ser encontradas por meio de vídeo técnico disponível no canal do Incaper no YouTube.

Fonte: Incaper

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Nater Coop premia startups em Programa de Inovação Aberta

Foto: Bruno Faustino Ao longo de 2023, a cooperativa impulsionou a inovação lançando ...

ES firma acordo para ampliar alcance de frutas e especiarias capixabas no mercado internacional

As frutas e especiarias produzidas no Espírito Santo ganharão ainda mais reconhecimento internacional, ...

Brasil conquista dois novos mercados para pescados na Índia

Com estes novos mercados, o agronegócio brasileiro alcançou a 30ª abertura comercial internacional ...

Festival Santa Teresa Gourmet completa dez anos

Já está tudo pronto para o Festival Santa Teresa Gourmet, que completa 10 ...

Dieta ajustada e suplementação potencializam desempenho dos cavalos em provas

Foto: Freepik Suplementação nutricional é complemento otimizador para performance O Brasil conta com tropa ...