Cartilha ensina a construir Barraginhas

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lançou uma cartilha técnica sobre uma tecnologia que tem transformado propriedades rurais. Socioambiental, de baixo custo e adaptável a diversas realidades. Trata-se das barraginhas, também conhecidas por bacias de infiltração, que permitem maior infiltração de água no solo.

Elas são adaptáveis às diferentes realidades locais, empreendimentos e tamanhos de estabelecimentos rurais. Escavadas em terrenos pouco inclinados e construídas de forma dispersa em pastagens, lavouras e beiras de estrada, permitem aumentar a disponibilidade de água para irrigação, criação de animais e para o consumo humano.

Continua após o anúncio

Com o título “Barraginhas: Conservação do solo e recuperação hídrica em propriedades rurais” , a cartilha está disponível  na Biblioteca Rui Tendinha. O material permite que o leitor encontre detalhes técnicos fundamentais, tais como informações para instalação nas propriedades, formato, benefícios, aspectos legais, entre outros.

O projeto de implantação das barraginhas no Espírito Santo tem como realizadores o Incaper e o Fundo Estadual de Recursos Hídricos e Florestais do Espírito Santo (Fundágua) e teve o seu início no Estado após uma temporada de estiagem com déficit hídrico generalizado, entre 2014 e 2017, quando várias regiões não apresentaram uma recuperação hídrica satisfatória.

A coordenadora do projeto Barraginhas (ES), a extensionista do Incaper, Cintia Bremenkamp, explicou que para a realização das experiências da Instituição na implantação da tecnologia, foram identificadas propriedades que apresentavam características de relevo e uso do solo que eram propícias à instalação de unidades de referência, para a realização das experiências do Incaper.

“Os resultados foram muito interessantes. Nas unidades de referência que instalamos, sempre observamos e recebemos informações dos produtores rurais de como aumentou a infiltração da água no solo e como diminuiu a erosão, recuperando, inclusive, áreas produtivas que estavam condenadas”, disse.

Mais informações sobre as barraginhas também podem ser encontradas por meio de vídeo técnico disponível no canal do Incaper no YouTube.

Fonte: Incaper

Últimas notícias

Cadeia produtiva do café é homenageada na Assembleia Legislativa do ES

O jornalista, apresentador e diretor da Revista Negócio Rural, Bruno Faustino, foi um ...

Sementes de Palmeira Juçara serão lançadas por pilotos durante Voo Livre em Alfredo Chaves

Mais de 300 mil sementes de Palmeira Juçara foram doadas pelo Instituto Capixaba ...

Mapa registra mais 20 defensivos de controle biológico, incluindo produtos para uso na agricultura orgânica

Em 2022 já foram registrados 36 produtos de baixa toxicidade para o controle ...

Evento em Vitória destaca a importância da agricultura familiar capixaba

A agricultura familiar é uma das responsáveis por contribuir com os alimentos que ...

Avião caracterizado de abelha decola em homenagem aos maiores polinizadores do planeta

Piloto de aviões agrícolas há mais de 40 anos, José Paulo Garcia fez ...