Cartilha ensina a construir Barraginhas

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lançou uma cartilha técnica sobre uma tecnologia que tem transformado propriedades rurais. Socioambiental, de baixo custo e adaptável a diversas realidades. Trata-se das barraginhas, também conhecidas por bacias de infiltração, que permitem maior infiltração de água no solo.

Elas são adaptáveis às diferentes realidades locais, empreendimentos e tamanhos de estabelecimentos rurais. Escavadas em terrenos pouco inclinados e construídas de forma dispersa em pastagens, lavouras e beiras de estrada, permitem aumentar a disponibilidade de água para irrigação, criação de animais e para o consumo humano.

Com o título “Barraginhas: Conservação do solo e recuperação hídrica em propriedades rurais” , a cartilha está disponível  na Biblioteca Rui Tendinha. O material permite que o leitor encontre detalhes técnicos fundamentais, tais como informações para instalação nas propriedades, formato, benefícios, aspectos legais, entre outros.

O projeto de implantação das barraginhas no Espírito Santo tem como realizadores o Incaper e o Fundo Estadual de Recursos Hídricos e Florestais do Espírito Santo (Fundágua) e teve o seu início no Estado após uma temporada de estiagem com déficit hídrico generalizado, entre 2014 e 2017, quando várias regiões não apresentaram uma recuperação hídrica satisfatória.

A coordenadora do projeto Barraginhas (ES), a extensionista do Incaper, Cintia Bremenkamp, explicou que para a realização das experiências da Instituição na implantação da tecnologia, foram identificadas propriedades que apresentavam características de relevo e uso do solo que eram propícias à instalação de unidades de referência, para a realização das experiências do Incaper.

“Os resultados foram muito interessantes. Nas unidades de referência que instalamos, sempre observamos e recebemos informações dos produtores rurais de como aumentou a infiltração da água no solo e como diminuiu a erosão, recuperando, inclusive, áreas produtivas que estavam condenadas”, disse.

Mais informações sobre as barraginhas também podem ser encontradas por meio de vídeo técnico disponível no canal do Incaper no YouTube.

Fonte: Incaper

Últimas notícias

Nova instrução normativa de bem-estar animal nas granjas brasileiras é tema de evento on-line

A nova instrução normativa (IN 113/2020) que visa as adequações de manejo e ...

Líbia prepara primeira exposição focada em cafés

Evento reunirá produtores, vendedores, representantes de marcas nacionais e regionais, além dos amantes ...

Jerônimo Monteiro realiza primeira Mostra de Café Especial

O município de Jerônimo Monteiro vai realizar a 1ª Mostra de Café Especial. ...

Tradição familiar no agronegócio em evidência na Praça do Papa

A tradição familiar marca o agronegócio capixaba, que, segundo dados do Governo do ...

Ação de fiscalização do Mapa apreende 173 mil litros de bebidas com indícios de fraude

Uma ação de fiscalização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) resultou ...