Cartilha ensina sobre cultivo de pimenta Capsicum

Foto: Cleide Maria Ferreira Pinto

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) publicou recentemente a cartilha “Cultivo de Pimenta Capsicum”. O material, que está disponível para download gratuito no site, destaca variedades tradicionais e novas e traz informações sobre as diferentes etapas da cadeia produtiva, da escolha da área de cultivo à comercialização.

Anúncio

A grande importância desta hortaliça para o agronegócio mundial é comprovada pela diversidade de aplicação das pimentas Capsicum na culinária, indústria de alimentos, farmacologia, odontologia, medicina e, ainda, como planta ornamental. A páprica, pó de coloração vermelha obtido pela moagem de frutos desidratados, é um dos condimentos mais consumidos no mundo. Outros processamentos como pimenta calabresa, molhos, conservas e geleias representam ótimas opções de agregação de valor, associadas ao sabor.

Anúncio

Na publicação são apresentadas quatro espécies e 12 das variedades de pimentas mais conhecidas no Brasil, além de outras desenvolvidas por centros de pesquisa especializados. Entre elas, a malagueta, a dedo de moça, a biquinho, e aquelas mais exóticas, como as denominadas Pimentas Nucleares, de extrema ardência.

GERAÇÃO DE RENDA – No Brasil, a importância econômica do cultivo da pimenta se dá pela rentabilidade, principalmente, por meio da agregação de valor ao produto, e pela importância social, em função do emprego considerável de mão de obra, especialmente, na colheita. Minas Gerais é o principal estado produtor de pimenta no Brasil. Em 2021, foram produzidas, 3.849 toneladas, sendo 83% provenientes da agricultura familiar.

A cartilha Cultivo de Pimenta Capsicum foi coordenada pela pesquisadora Cleide Maria Ferreira (EPAMIG/Embrapa), com a colaboração dos pesquisadores da EPAMIG Maria Regina Miranda de Souza e Sérgio Maurício Lopes Donzeles. Cleide, que é fitopatologista, desenvolve pesquisas com pimentas desde 1999 e atua na orientação e no atendimento a pimenticultores da Zona da Mata Mineira e de outras regiões produtoras.

Confira também: Formulação e preparo de geleia de pimenta

Fonte: Epamig

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Praga inexistente no Brasil é identificada em fruta que vinha dos Estados Unidos

Uma carga com 576 quilos de pêssegos importados dos Estados Unidos foi barrada ...

Salmonella gera impacto na avicultura e preocupa produtores

Foto: Envato O impacto das salmoneloses assusta os produtores pela sua contaminação. A ...

Produção industrial cresce 6,2% no Espírito Santo

Foto: Freepik Os resultados positivos da indústria capixaba continuam impulsionando a economia do ...

Mato Grosso recebe roadshow para comunicadores do agro

Cada vez mais a realização de roadshows tê sido uma iniciativa marcante no ...

Cooperativismo marca presença na estreia do programa Negócio Rural

Novo formato é apresentado pelo jornalista Bruno Faustino, que irá contar histórias do ...