Cartilha orienta sobre coronavírus durante colheita de café no Espírito Santo

Julio Huber

Uma cartilha desenvolvida pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) traz orientações para os cafeicultores capixabas sobre as prevenções do coronavírus (Covid-19) durante a colheita do café, que vai iniciar neste mês de abril em lavouras de conilon.

Anúncio

De acordo com a Seag, o objetivo do documento é preservar a vida dos trabalhadores e das famílias rurais do Estado. No último dia 23 de março, o governador do Estado, Renato Casagrande, já havia passado orientações aos produtores, para o período de contratação de mão de obra para a colheita.

Segundo o governador, os trabalhadores rurais que vierem ao Estado para a colheita do café precisam ser examinados em uma barreira sanitária promovida pelas prefeituras. O objetivo é saber se as pessoas apresentam sintomas de coronavírus.

Anúncio

A preocupação sobre a chegada de trabalhadores rurais é um assunto que tem sido debatido entre o setor cafeeiro. “É preciso criar uma barreira sanitária para que essas pessoas sejam examinadas. Quem tiver sintomas, precisa ficar em isolamento durante 15 dias”, destacou o governador.

Renato Casagrande também acrescentou que é preciso que os municípios façam monitoramento nas rodoviárias das cidades, para examinar quem entra e quem sai. “Talvez o município não tem nenhum caso da doença, e quem chega pelas rodoviárias pode trazer o coronavírus. Temos que viajar apenas por necessidade. Quanto menos pessoas estiverem transitando, menos são as chances de contaminações”, orientou.

A cartilha contém diversas orientações. Entre elas estão: no campo, deve ser disponibilizado água limpa e sabão para higienização de mãos e partes expostas sempre que necessário; não devem ser compartilhadas garrafas de água, copos, talheres e outros objetos de uso pessoal; não devem ser contratados trabalhadores inseridos no grupo de risco para o novo coronavírus, neste período de enfrentamento à pandemia; as camas do alojamento devem ter espaçamento de um metro de distância mínima entre elas.

Essas e outras orientações estão divididas entre orientações gerais, trabalho na colheita, transporte, alojamento, recomendações para o início da colheita, além de dicas sobre identificar o percentual da maturação dos grãos e uma tabela que mostra as vantagens de colher os frutos no período correto. Também há informações gerais sobre o coronavírus.

Baixe a aqui a Cartilha Colheita do Café 2020!

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Fiscalização apreende pimenta-do-reino e café irregulares no Espírito Santo

Uma ação de fiscalização móvel da Secretaria da Fazenda do Espírito Santo, por ...

Complexo Turístico Fazenda Santa Maria avança em Muniz Freire e abre oportunidades para investidores

O Complexo Turístico, Ambiental e Cultural Fazenda Santa Maria, em Muniz Freire, entra ...

Treinamento capacita frigoríficos do ES para manejo pré-abate e abate humanitário

Entre os dias 19 e 22 de janeiro de 2026, o Sindicato das ...

Estudo revela impacto de nematoides na sustentabilidade da pimenta-do-reino

Foto: Inorbert Melo Raiz de pimenteira do reino infectada por nematoide das galhas ...

SIF garante segurança dos alimentos e impulsiona exportações da agropecuária brasileira

Muito antes de um produto de origem animal chegar à mesa do consumidor ...