Cartilha orienta sobre coronavírus durante colheita de café no Espírito Santo

Julio Huber

Uma cartilha desenvolvida pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) traz orientações para os cafeicultores capixabas sobre as prevenções do coronavírus (Covid-19) durante a colheita do café, que vai iniciar neste mês de abril em lavouras de conilon.

De acordo com a Seag, o objetivo do documento é preservar a vida dos trabalhadores e das famílias rurais do Estado. No último dia 23 de março, o governador do Estado, Renato Casagrande, já havia passado orientações aos produtores, para o período de contratação de mão de obra para a colheita.

Segundo o governador, os trabalhadores rurais que vierem ao Estado para a colheita do café precisam ser examinados em uma barreira sanitária promovida pelas prefeituras. O objetivo é saber se as pessoas apresentam sintomas de coronavírus.

A preocupação sobre a chegada de trabalhadores rurais é um assunto que tem sido debatido entre o setor cafeeiro. “É preciso criar uma barreira sanitária para que essas pessoas sejam examinadas. Quem tiver sintomas, precisa ficar em isolamento durante 15 dias”, destacou o governador.

Renato Casagrande também acrescentou que é preciso que os municípios façam monitoramento nas rodoviárias das cidades, para examinar quem entra e quem sai. “Talvez o município não tem nenhum caso da doença, e quem chega pelas rodoviárias pode trazer o coronavírus. Temos que viajar apenas por necessidade. Quanto menos pessoas estiverem transitando, menos são as chances de contaminações”, orientou.

A cartilha contém diversas orientações. Entre elas estão: no campo, deve ser disponibilizado água limpa e sabão para higienização de mãos e partes expostas sempre que necessário; não devem ser compartilhadas garrafas de água, copos, talheres e outros objetos de uso pessoal; não devem ser contratados trabalhadores inseridos no grupo de risco para o novo coronavírus, neste período de enfrentamento à pandemia; as camas do alojamento devem ter espaçamento de um metro de distância mínima entre elas.

Essas e outras orientações estão divididas entre orientações gerais, trabalho na colheita, transporte, alojamento, recomendações para o início da colheita, além de dicas sobre identificar o percentual da maturação dos grãos e uma tabela que mostra as vantagens de colher os frutos no período correto. Também há informações gerais sobre o coronavírus.

Baixe a aqui a Cartilha Colheita do Café 2020!

Últimas notícias

Cursos de tratorista e cultivo de cacau exclusivos para mulheres

Registro de ação do projeto “Mulheres do Cacau” com produtoras rurais As mulheres estão ...

Mapa destrói 58 mil garrafas de azeite de oliva fraudado

Foi a maior apreensão já realizada pelo Ministério da Agricultura no país desde ...

Campanha pretende estimula consumo do produto no país

Tema foi debatido durante reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite ...

Conab afirma que clima prejudica oferta de hortaliças e frutas no país

Quem procura preços baixos no atacado terá que aguardar mais um pouco até ...

Congresso Brasil-Alemanha de Inovação acolhe também o tema de sustentabilidade

Um dos eventos mais tradicionais do ecossistema brasileiro de inovação e o maior ...