Cartilha orienta sobre coronavírus durante colheita de café no Espírito Santo

Julio Huber

Uma cartilha desenvolvida pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) traz orientações para os cafeicultores capixabas sobre as prevenções do coronavírus (Covid-19) durante a colheita do café, que vai iniciar neste mês de abril em lavouras de conilon.

Anúncio

De acordo com a Seag, o objetivo do documento é preservar a vida dos trabalhadores e das famílias rurais do Estado. No último dia 23 de março, o governador do Estado, Renato Casagrande, já havia passado orientações aos produtores, para o período de contratação de mão de obra para a colheita.

Anúncio

Segundo o governador, os trabalhadores rurais que vierem ao Estado para a colheita do café precisam ser examinados em uma barreira sanitária promovida pelas prefeituras. O objetivo é saber se as pessoas apresentam sintomas de coronavírus.

A preocupação sobre a chegada de trabalhadores rurais é um assunto que tem sido debatido entre o setor cafeeiro. “É preciso criar uma barreira sanitária para que essas pessoas sejam examinadas. Quem tiver sintomas, precisa ficar em isolamento durante 15 dias”, destacou o governador.

Renato Casagrande também acrescentou que é preciso que os municípios façam monitoramento nas rodoviárias das cidades, para examinar quem entra e quem sai. “Talvez o município não tem nenhum caso da doença, e quem chega pelas rodoviárias pode trazer o coronavírus. Temos que viajar apenas por necessidade. Quanto menos pessoas estiverem transitando, menos são as chances de contaminações”, orientou.

A cartilha contém diversas orientações. Entre elas estão: no campo, deve ser disponibilizado água limpa e sabão para higienização de mãos e partes expostas sempre que necessário; não devem ser compartilhadas garrafas de água, copos, talheres e outros objetos de uso pessoal; não devem ser contratados trabalhadores inseridos no grupo de risco para o novo coronavírus, neste período de enfrentamento à pandemia; as camas do alojamento devem ter espaçamento de um metro de distância mínima entre elas.

Essas e outras orientações estão divididas entre orientações gerais, trabalho na colheita, transporte, alojamento, recomendações para o início da colheita, além de dicas sobre identificar o percentual da maturação dos grãos e uma tabela que mostra as vantagens de colher os frutos no período correto. Também há informações gerais sobre o coronavírus.

Baixe a aqui a Cartilha Colheita do Café 2020!

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Conab estima redução na produção de cana-de-açúcar na safra 2024/2025

Foto: Freepik A primeira estimativa da safra de cana-de-açúcar 2024/25, divulgada nesta quinta-feira ...

Feira de Negócios da Favesu reunirá players do setor avícola e suinícola

Foto: Divulgação/Favesu O maior evento da Avicultura e Suinocultura Capixaba entra na sua ...

Nelore Heringer marca presença na ExpoZebu 2024

Foto: Divulgação Texto: Julio Huber A Nelore Heringer estará presente na maior feira ...

Queijos da Canastra terão tecnologia francesa para dar mais segurança a consumidores

Fotos: Leandro Couri/Sebrae O consumidor brasileiro amante dos queijos Canastra (região Centro-Oeste de ...

Secretário do Turismo do Espírito Santo se reúne com ministro para fortalecer o setor

O secretário do Turismo do Espírito Santo, Philipe Lemos, se reuniu, ontem (23), ...