Cartilha orienta sobre coronavírus durante colheita de café no Espírito Santo

Julio Huber

Uma cartilha desenvolvida pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) traz orientações para os cafeicultores capixabas sobre as prevenções do coronavírus (Covid-19) durante a colheita do café, que vai iniciar neste mês de abril em lavouras de conilon.

De acordo com a Seag, o objetivo do documento é preservar a vida dos trabalhadores e das famílias rurais do Estado. No último dia 23 de março, o governador do Estado, Renato Casagrande, já havia passado orientações aos produtores, para o período de contratação de mão de obra para a colheita.

Segundo o governador, os trabalhadores rurais que vierem ao Estado para a colheita do café precisam ser examinados em uma barreira sanitária promovida pelas prefeituras. O objetivo é saber se as pessoas apresentam sintomas de coronavírus.

A preocupação sobre a chegada de trabalhadores rurais é um assunto que tem sido debatido entre o setor cafeeiro. “É preciso criar uma barreira sanitária para que essas pessoas sejam examinadas. Quem tiver sintomas, precisa ficar em isolamento durante 15 dias”, destacou o governador.

Renato Casagrande também acrescentou que é preciso que os municípios façam monitoramento nas rodoviárias das cidades, para examinar quem entra e quem sai. “Talvez o município não tem nenhum caso da doença, e quem chega pelas rodoviárias pode trazer o coronavírus. Temos que viajar apenas por necessidade. Quanto menos pessoas estiverem transitando, menos são as chances de contaminações”, orientou.

A cartilha contém diversas orientações. Entre elas estão: no campo, deve ser disponibilizado água limpa e sabão para higienização de mãos e partes expostas sempre que necessário; não devem ser compartilhadas garrafas de água, copos, talheres e outros objetos de uso pessoal; não devem ser contratados trabalhadores inseridos no grupo de risco para o novo coronavírus, neste período de enfrentamento à pandemia; as camas do alojamento devem ter espaçamento de um metro de distância mínima entre elas.

Essas e outras orientações estão divididas entre orientações gerais, trabalho na colheita, transporte, alojamento, recomendações para o início da colheita, além de dicas sobre identificar o percentual da maturação dos grãos e uma tabela que mostra as vantagens de colher os frutos no período correto. Também há informações gerais sobre o coronavírus.

Baixe a aqui a Cartilha Colheita do Café 2020!

Últimas notícias

ATENÇÃO: chuva forte e rajadas de vento atingem a Grande Vitória e municípios do interior capixaba

A chuva forte prevista pela Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, ...

Projeto do ES é selecionado em concurso de soluções para restaurar a bacia do rio Doce

Cinco iniciativas de plantio sustentável com fins econômicos foram selecionadas em parceria realizada ...

ES integra operação nacional Mata Atlântica em Pé

O balanço da ação no Estado será apresentado no próximo dia 1º, em entrevista ...

Programa CNA Jovem tem 3.742 inscritos e seleciona 1.400 para oficinas digitais

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) apresentou o primeiro balanço das atividades ...

Conab: safra brasileira de café é a segunda maior da história

Em seu 3º Levantamento da Safra 2020 de café, a Companhia Nacional de ...