Ceasa do Rio Grande do Sul reabre provisoriamente em outro local

Foto: Divulgação – Ceasa/RS

A Central de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa/RS) irá retomar, a partir de quarta-feira (8/5), suas operações a fim de garantir o abastecimento alimentar a todo o Estado. A operação provisória se localizará no Centro de Distribuição das Farmácias São João, no km 80 da Freeway, em Gravataí. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, de 12h30 às 18h.

Anúncio

O espaço foi escolhido por sua localização estratégica, com fácil acesso pela Freeway, BR-118, região de Taquara e Litoral, garantindo uma logística eficiente. A infraestrutura para essas operações será garantida pela Ceasa/RS, que irá providenciar os recursos necessários, incluindo iluminação por meio de geradores e acesso à internet. As Farmácias São João irão colaborar também com o fornecimento de energia elétrica.

Anúncio

Aproximadamente R$ 300 mil serão investidos pela Ceasa/RS nos próximos 15 dias para a manutenção da operação. O secretário de Desenvolvimento Rural do Estado, Ronaldo Santini, destaca a importância da parceria no contexto dos esforços do governo para garantir a alimentação da população.

“Em conjunto com a Emater e a Ceasa, estão sendo implementadas medidas para identificar os produtores e realizar a logística necessária para assegurar o abastecimento contínuo. Encontramos essa alternativa para que a população não fique desabastecida e para que o produtor e o comerciante não sejam penalizados com a perda de receita”, ressalta.

Embora os produtores atacadistas cadastrados na Ceasa/RS sejam priorizados, o espaço estará disponível para qualquer produtor que deseje comercializar seus produtos. Essa abertura visa manter a diversidade e a oferta de alimentos na região.

A garantia de abastecimento é outra questão crucial que será endereçada com a iniciativa. Muitos produtores e atacadistas possuem estoques de até 90 dias. Isso significa que, mesmo diante de desafios climáticos, o fornecimento de alimentos está assegurado.

O presidente da Ceasa/RS, Carlos Siegle, enfatiza o compromisso da instituição em abastecer o Estado com alimentos saudáveis e proteger os produtores. “A medida busca evitar que aqueles já penalizados pela perda de seus produtos sejam afetados novamente, garantindo a segurança alimentar da população”, aponta.

A Ceasa de Porto Alegre foi fechada ontem (06), devido ao alagamento que tomou conta de todas as dependências do local. No último boletim divulgado pelo governo do Estado, às 12h de hoje (07), 90 pessoas morreram em consequência das fortes chuvas que atingiram mais de 380 municípios gaúchos. Mais de 100 pessoas estão desaparecidas.

Texto: Ascom SDR e Ascom Ceasa/RS

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Programa de capacitação ensina moradoras de Cachoeirinha a administrarem o próprio negócio

Foto: Divulgação Administrar o próprio negócio é uma ferramenta fundamental para o empreendedorismo. ...

Abertura de mercado para carne de aves no Lesoto

O Brasil abriu mercado para a exportação de 121 novos produtos agropecuários em ...

Inovação e perspectiva de mercado serão os assuntos da palestra magna da Favesu 2024

Foto: Multipalestras A organização da Feira de Avicultura e Suinocultura Capixaba (Favesu 2024) ...

Silos em alagamentos podem produzir gases explosivos

O alagamento de silos usados para armazenagem pode fazer com que os grãos ...

Prenhez da vaca Viatina-19 FIV rende R$ 3 milhões no leilão Agro Solidário

Foto: Divulgação Os pecuaristas brasileiros deram uma demonstração de solidariedade e contribuíram com ...