Ceasa-ES completa 45 anos

As Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES) completaram 45 anos de fundação no último dia 17. Desde a criação em 1977, a Ceasa-ES tem uma história de realizações inéditas e marcantes. Somente em 2021, a unidade capixaba registrou o maior volume de comercialização desde a fundação, com quase 500 milhões de quilos, e um crescimento de 23,36% na movimentação.

“É um orgulho estar mais um ano na Ceasa e participar de um dos segmentos mais importantes do agronegócio do nosso Estado. Entregamos uma nova Ceasa ao povo capixaba, uma empresa que possibilita a movimentação com ascensão financeira acima de 1,5 bilhão por ano”, disse o diretor-presidente da Ceasa-ES, Guilherme Gomes, em agradecimento ao Governo do Estado e a todos os usuários da unidade.

Anúncio

Com uma área de 118.742m² e movimentação mensal de 45 mil toneladas, a Ceasa/ES está entre os dez melhores entrepostos brasileiros. A unidade se destaca na qualidade dos alimentos, logística e infraestrutura, o que a fez ser reconhecida internacionalmente pela União Mundial de Mercados Atacadistas (WUWM), que congrega os principais mercados atacadistas do mundo.

Anúncio

NOVIDADE – O mês de aniversário das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo foi marcado pelo início das obras de pavimentação das áreas localizadas na unidade de Cariacica. Os trabalhos já tiveram início. A Ordem de Serviço foi assinada pelo governador do Estado, Renato Casagrande, em março deste ano, com o apoio da Diretoria Executiva (Diex) da Ceasa-ES e dos funcionários que estiveram presentes.

A nova pavimentação vai garantir boas condições de tráfego e facilitar o bom deslocamento feito por veículos, incluindo caminhões, carros, motocicletas, carrinhos dos carregadores, bicicletas, entre outros. A restauração asfáltica abrange uma área total de 64.458,00 metros quadrados, com investimento de R$ 4.570.289,7.

REFERÊNCIA – A sede capixaba é referência nacional em preços de produtos por meio de sua participação nos boletins do O Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort).  Atualmente, a Ceasa Espírito Santo comercializa com 11 países e 16 estados brasileiros; os principais são  Minas Gerais (9,60%), São Paulo (9,49%), Bahia (4,75%), Rio Grande do Sul (3,52%), Santa Catarina (3,16%), Pernambuco (2,89%), Goiás (2,75%), Paraná (2,08%) e Sergipe (1,89%). O entreposto também recebe produtos para comercialização de outros países, como Argentina, China, Espanha, Holanda e Noruega.

Além disso, sua área de 118.742 metros quadrados, e com uma circulação diária de seis a sete mil pessoas, a Ceasa-ES também é o local de trabalho de freteiros, ambulantes, compradores, pregoeiros, carregadores, diaristas, microempreendedores individuais, entre outras classes. As Centrais se destacam pela qualidade, logística e infraestrutura ofertadas à população. Com os avanços do setor agrícola também foi preciso uma atualização e otimização no que diz respeito à logística da unidade.

HISTÓRIA – A Ceasa-ES foi inaugurada em 17 de junho de 1977. A construção da unidade foi um atendimento ao conceito nacional de criação de um ambiente de mercado onde o produtor se tornava comerciante. Ela faz parte do Sistema Nacional de Centrais de Abastecimento, que foi criado em 1972 para reduzir custos de organização, melhorar os produtos e padronizações, elevar o nível de renda das empresas agrícolas e reduzir problemas urbanísticos devido à venda nas vias públicas.

Inicialmente, foram criadas 21 Centrais de Abastecimento em todo País, entre elas a Centrais de Abastecimento do Espírito Santo, que entrou em operação em junho de 1977, com a finalidade de ser utilizada por produtores rurais para o escoamento da produção agrícola capixaba. Atualmente, além da sede da Ceasa-ES (Cariacica), o Espírito Santo conta com as unidades: Ceasa Sul, em Cachoeiro de Itapemirim, e Ceasa Noroeste, em Colatina.

#Curiosidades

✅ Aproximadamente 2.500 produtores rurais são responsáveis pela comercialização de frutas, verduras, legumes e ovos para todo o Estado;

✅ Quase 100 lojas atacadistas ofertam produtos nacionais e importados para o comércio de norte a sul do País;

✅ O local utilizado por produtores rurais para o escoamento da produção agrícola capixaba movimenta R$1,5 bilhão por ano em vendas;

✅A Ceasa recebe, diariamente, uma média de cinco a sete mil usuários.

Fonte: Ceasa-ES

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Senar lança aplicativo para levar conhecimento aos produtores

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural lançou, na quarta (27), o aplicativo “Senar ...

Sistema OCB apresenta propostas para o Plano Safra 2024/25

Ministro Carlos Fávaro defende o cooperativismo como meio para o desenvolvimento nacional A ...

Quase 10 toneladas de café irregular é apreendido em fiscalização a 47 mercados

Foto: Mapa Uma fiscalização realizada em 47 estabelecimentos comerciais resultou na apreensão de ...

Produtos originalmente brasileiros serão os destaques no Connection Experience Terroirs do Brasil

Valorizar os produtos originalmente brasileiros e gerar conexões para novos negócios é o ...

Federação da Agricultura solicita apoio a produtores rurais atingidos pelas chuvas no Espírito Santo

Foto: Helio Filho/Secom-ES A Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes) ...