Cecafé promove sustentabilidade da cafeicultura brasileira na Itália

Cumprindo seu objetivo de promover a sustentabilidade e os cafés do Brasil em todo o mundo, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) participa de uma ação, coordenada pelo Museu do Café, de promoção da imagem da cafeicultura nacional na Piazza Navona, em Roma, na Itália.
 
Com curadoria do Museu, a exposição “Viaggio nella terra del caffé” ocorre até o dia 26 de outubro, na galeria Candido Portinari da Embaixada do Brasil em Roma, e aborda duas temáticas: “Cultura e Imigração Italiana”, que expõe a importância ítala para a evolução da cafeicultura nacional; e “Qualidade, Sustentabilidade e Desenvolvimento Humano no Agronegócio Café Brasileiro”.
 
Para a ação, o Cecafé subsidiou conteúdos que apresentam um panorama estatístico da cafeicultura nacional e sua representatividade no mundo, os investimentos em pesquisa e tecnologia e a sustentabilidade socioeconômica ambiental em todas as etapas da cadeia produtiva, gerando renda aos atores e evidenciando o respeito ao social e ao meio ambiente.
 
Segundo Marcos Matos, diretor geral do Conselho, a exposição apresenta a governança socioambiental da atividade cafeeira nacional. “No eixo ambiental, expõe-se o equilíbrio entre produção e preservação do meio ambiente no Brasil, com o cafeicultor preservando um percentual acima do exigido pelo Código Florestal. No econômico, o maior repasse do preço (Free on Board) FOB de exportação ao produtor e o amplo sistema de financiamento e seguro rural”, revela.
 
No eixo social, completa ele, demonstra-se a representatividade da agricultura familiar na cafeicultura e se destaca que a presença do café resulta em elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nas regiões produtoras. “Em resumo, expomos que o consumo do café brasileiro na Itália, e em todo o mundo, resulta em progresso e desenvolvimento humano ao país”, conclui o diretor do Cecafé.

Fonte: Cecafé

Últimas notícias

Lançamento da Ruraltures será nesta quinta-feira (07) em Venda Nova do Imigrante

Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau promoverá, amanhã ...

Sistema Cantareira opera em estado de alerta

Os últimos dias acenderam um alerta para o nível dos reservatórios que abastecem ...

Jovens agricultores participam de curso sobre formação de lideranças

Um dos pilares da Coordenadora Latino-americana e do Caribe de Pequenos Produtores e ...

Revista Negócio Rural vence prêmio de jornalismo de Pernambuco

O cooperativismo conecta pessoas e também histórias. Que similaridade poderia haver entre as ...

Serenata Italiana será no próximo sábado (09) em Venda Nova do Imigrante

Relembrar os costumes dos primeiros imigrantes italianos que chegaram em Venda Nova do ...