Cecafé promove sustentabilidade da cafeicultura brasileira na Itália

Cumprindo seu objetivo de promover a sustentabilidade e os cafés do Brasil em todo o mundo, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) participa de uma ação, coordenada pelo Museu do Café, de promoção da imagem da cafeicultura nacional na Piazza Navona, em Roma, na Itália.
 
Com curadoria do Museu, a exposição “Viaggio nella terra del caffé” ocorre até o dia 26 de outubro, na galeria Candido Portinari da Embaixada do Brasil em Roma, e aborda duas temáticas: “Cultura e Imigração Italiana”, que expõe a importância ítala para a evolução da cafeicultura nacional; e “Qualidade, Sustentabilidade e Desenvolvimento Humano no Agronegócio Café Brasileiro”.
 
Para a ação, o Cecafé subsidiou conteúdos que apresentam um panorama estatístico da cafeicultura nacional e sua representatividade no mundo, os investimentos em pesquisa e tecnologia e a sustentabilidade socioeconômica ambiental em todas as etapas da cadeia produtiva, gerando renda aos atores e evidenciando o respeito ao social e ao meio ambiente.
 
Segundo Marcos Matos, diretor geral do Conselho, a exposição apresenta a governança socioambiental da atividade cafeeira nacional. “No eixo ambiental, expõe-se o equilíbrio entre produção e preservação do meio ambiente no Brasil, com o cafeicultor preservando um percentual acima do exigido pelo Código Florestal. No econômico, o maior repasse do preço (Free on Board) FOB de exportação ao produtor e o amplo sistema de financiamento e seguro rural”, revela.
 
No eixo social, completa ele, demonstra-se a representatividade da agricultura familiar na cafeicultura e se destaca que a presença do café resulta em elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nas regiões produtoras. “Em resumo, expomos que o consumo do café brasileiro na Itália, e em todo o mundo, resulta em progresso e desenvolvimento humano ao país”, conclui o diretor do Cecafé.

Fonte: Cecafé

Últimas notícias

Valor da contribuição mensal do MEI vai aumentar em fevereiro

Os microempreendedores individuais devem ficar atentos ao reajuste na contribuição mensal, que passa ...

Impacto ambiental urbano pode ser maior que do agro

O Brasil teve um ano de destaque no direito ambiental e terá que ...

Produção de café deve atingir 55,7 milhões de sacas na safra de 2022

Os produtores de café deverão colher a terceira maior safra do grão neste ...

Produtores celebram colheita e resultados da primeira safra de Uvas em Guarapari

Sandra Butke, em suas parreiras no início da produção. Para diversos produtores rurais ...

Ceasa-ES orienta produtores sobre armazenamento adequado de alimentos

A ação, que teve início na última quinta-feira (13) e tem previsão de ...