Centro do Comércio de Café de Vitória prevê exportações de café superiores a US$ 770 milhões

Foto: Companhia Docas do Espírito Santo

Volume de embarques de café deve ficar acima de 4,8 milhões de sacas

As exportações de café pelo Espírito Santo devem ultrapassar a marca de 4,8 milhões de sacas em 2023, segundo dados do Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV), entidade que representa os exportadores de café do Espírito Santo. Esse número corresponde a um aumento de 109% em relação aos embarques registrados em 2022. O anúncio foi feito pelo presidente da entidade, Fabrício Tristão, durante a “Expressar”; encontro anual dos exportadores de café do Espírito Santo, ocorrido em Vitória/ES, na última semana.

Anúncio

De modo segregado, estima-se que serão embarcadas 3,7 milhões de sacas de café conilon, 670 mil sacas de café arábica e 450 mil sacas de café solúvel, perfazendo uma receita cambial de mais de 770 milhões de dólares.

Anúncio

Para Fabrício Tristão, os números de exportação de café parecem estar se consolidando num patamar mínimo de cerca de 5 milhões de sacas anuais pelos portos capixabas, indicando que os próximos anos devem registrar volumes de embarques dessa grandeza ou ainda maiores. Isso porque cada vez mais a cafeicultura no Espírito Santo e regiões vizinhas tem se aperfeiçoado, resultando, de um modo geral, em aumentos sucessivos de produção. Outro componente que explica a tendência e necessidade de aumento das exportações é o lento crescimento do consumo interno de café verificado ao longo dos anos.

RASTREABILIDADE – Cerca de 92% das exportações de café em 2023 foram escoadas por empresas associadas ao CCCV, muitas delas já possuem projetos próprios de certificação e rastreabilidade, além de integrarem a plataforma de rastreabilidade desenvolvida pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil – CECAFÉ, de forma pioneira, em parceria com a Serasa Experian e apoiada pelo CCCV. Com essas medidas os exportadores capixabas já se organizam, em estágio bem avançado em relação aos outros países produtores, para atenderem aos padrões internacionais de proteção ao meio ambiente e respeito aos direitos humanos, produzindo e comercializando cafés com mais qualidade e cada vez mais sustentáveis.

Mais de 1,5 bilhão de reais em investimentos

Os exportadores capixabas de café associados ao CCCV realizaram investimentos que ultrapassam 1,5 bilhão de reais nos últimos dois anos, incluindo projetos industriais, novos armazéns de processamento de café e melhorias em estruturas já existentes. Um dos projetos mais recentes destacado pelo Presidente do CCCV é uma nova indústria de descafeinação de café no município de Sooretama, Norte do Espírito Santo. “Com estes números, os associados do CCCV gostariam de “Expressar” a sua confiança no negócio e o compromisso em dar liquidez e escoar a safra de café capixaba com segurança e competência. A força do “agro” do Espírito Santo é o café”, afirmou Fabrício Tristão.

DESAFIOS – Entre os principais desafios para os quais os exportadores capixabas estão se preparando, o presidente do CCCV citou a reforma tributária como um ponto crítico, destacando que as mudanças propostas vão demandar uma maior sinergia entre as instituições do café com o objetivo de defender a redução da carga tributária, garantindo a competitividade brasileira no mercado internacional e a simplificação na forma de recolhimento dos tributos, mitigando a possibilidade de fraudes, como já ocorreu no passado com a vigência de regras muito complexas. Outro desafio é o da logística de exportação que, segundo Tristão, vai exigir ousadia e empreendedorismo dos exportadores, já que o incremento na produção de café conilon será absorvido principalmente pela exportação, o que requer, em paralelo, a melhoria urgente das estruturas e capacidade das rodovias e portos do Estado. Como oportunidades, os exportadores de café aguardam para maio de 2024 o início das operações do Contrato Futuro de Café Conilon pela B3, mecanismo que deve dar mais liquidez e maior volume de negócios para os cafés conilon/robusta.

Fonte: CCCV

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Mimoso do Sul terá manhã com serviços para a população neste sábado (13)

Amanhã (13), a população de Mimoso do Sul, no Sul do Espírito Santo, ...

Colatina recebe a terceira etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2024

Foto: Freepik A terceira etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2024, promovida pela ...

Marcas de pão de forma deveriam ter alerta de produto alcoólico

Foto: Freepik Sliced fresh brown bread on white background. High quality photo Uma ...

Brasil exporta recorde de 47,3 milhões de sacas de café na safra 2023/24

Foto: iStock A exportação brasileira de café alcançou o volume histórico de 47,300 ...

Cuba confirma importação de quatro produtos do agronegócio brasileiro

Foto: Freepik O governo brasileiro recebeu o anúncio, pelo governo de Cuba, da ...