Chefs de cozinha de sete países estarão no Espírito Santo em evento gastronômico

Gianluca Tomasi é um dos chefs da Itália que visitará o Espírito Santo e participará do encontro em Domingos Martins

Julio Huber

O Espírito Santo receberá importantes chefs de gastronomia do Brasil, Argentina, Itália, Portugal, Espanha, Equador e Chile, no mês de outubro, em um dos maiores encontros gastronômicos do país. A Federação Italiana de Cozinha (FIC), que no país reúne chefs, donos de restaurantes, cozinheiros e estudantes de 25 Estados brasileiros, fará a sua convenção anual pela primeira vez em terras capixabas.

Anúncio

A Convenção FIC será realizada entre nos dias 24 e 25 de outubro, no Hotel Fazenda China Park, em Domingos Martins. De acordo com o chef Ari Cardoso, que está coordenando o evento no Estado juntamente com os filiados capixabas, já estão confirmadas as presenças do presidente mundial da FIC, o chef italiano Rocco Pozzulo, o secretário da FIC Itália, Salvatore Bruno e o também chef e representante da entidade italiana, Gianluca Tomasi. Nenhum dos três italianos conhece o Brasil.

Anúncio

No Brasil, a Federação existe há 15 anos e hoje conta com mais de 700 membros associados à FIC Brasil, que é uma associação integrante à Federação mundial. De acordo com Ari Cardoso, chefs de cozinha e donos de restaurantes de todos os Estados brasileiros participarão da Convenção.

“O evento é voltado aos membros da Federação. Muitos desses profissionais não conhecem o Espírito Santo, e estarão circulando na região, com as famílias, dias antes do evento. Como muitos dos chefs possuem restaurantes em várias partes do Brasil, nossa expectativa é de que produtos típicos do Estado possam encantar esses profissionais, e isso gerar negócios para os nossos produtores”, destacou o chef Ari Cardoso, que é diretor da entidade no Espírito Santo.

Rocco Pazzolo é presidente mundial da FIC e nunca esteve no Brasil

E foi pensando nesse intercâmbio que o evento terá um espaço totalmente dedicado a destacar os produtos típicos capixabas, que poderão ser conhecidos pelos participantes da Convenção e também de quem visitar o local, em estantes montados onde ocorrerá o encontro. Além disso, ingredientes do Espírito Santo serão usados no preparo de pratos durante a Convenção.

O evento é realizado pela FIC Brasil, com patrocínio da Peterfrut, Fecomércio/ES, Selita, Hotel Fazenda China Park, Colina Alimentos, Bem Brasil Alimentos, Nutriz, Vila Germânia, Queijos Criolo, FG Refrigeração e Equipamentos Comerciais, Barilla, Millar, Prática, FrofClean, SystemVac, Calafate, Uaine, Real Gelato e Cacau, 3 Corações, Água Pedra Azul, Cervejaria Altezza, Sicoob, Duda Travel e Empório 85, com apoio do  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), entre outras empresas.

Como fazer parte da FIC

Para fazer parte da associação, o interessado deverá ter algum vínculo com a gastronomia, e participar de alguns encontros didáticos – no decorrer de dois anos – que são realizados em Estados onde há participantes, ministrados por chefs experientes. Além disso, há uma taxa anual para os associados. Os integrantes também podem participar de eventos e cursos promovidos pela FIC, como também, da convenção anual.

CONVENÇÃO FIC 2022

  • Quando: 24 e 25 de outubro
  • Onde: Hotel Fazenda China Park, Domingos Martins-ES
  • Como participar: é preciso ser filiado à Federação Italiana de Cozinha (FIC)
  • Como se filiar: www.ficbrasile.com.br ou pelo telefone: (27) 99636-6899 (Ari Cardoso)

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Consumo de café solúvel cresce 5,3% no trimestre

Setor vem em expansão desde 2016; avanço reflete investimentos em qualidade, diversidade, formação ...

ES+Café irá promover imersão no universo da cafeicultura capixaba

A Feira ES+Café irá promover uma verdadeira imersão no universo da cafeicultura capixaba ...

Projeto entrega novas barracas a feirantes de Vitória

Foto: Marcos Salles Entrega das novas barracas das Feiras Livre Os feirantes que ...

Como plantar mais café em espaço reduzido?

O pesquisador do Incaper, Paulo Sérgio Volpi, destacou que o jardim clonal superadensado ...

Parceria estratégica do Sistema OCB busca fortalecer cadeia de lácteos

Foto: Reprodução / Sistema OCB Unidade nacional se reuniu com Conselho dos Exportadores ...