China relata primeiro caso em humano da cepa H10N3 da gripe aviária

Variante tem baixa patogenicidade, é relativamente menos severa, e tem baixo risco de se espalhar em grande escala, diz Comissão Nacional de Saúde

Um homem de 41 anos na província de Jiangsu, no leste da China, foi confirmado como o primeiro caso humano de infecção com a cepa H10N3 da gripe aviária, disse a Comissão Nacional de Saúde da China (NHC) nesta terça-feira (1º).

O homem, residente na cidade de Zhenjiang, foi hospitalizado em 28 de abril após desenvolver febre e outros sintomas, informou o NHC em um comunicado.

Ele foi diagnosticado com o vírus da gripe aviária H10N3 em 28 de maio disse a NHC, que não deu detalhes sobre como o homem foi infectado com o vírus.

Segundo a autoridade sanitária, o paciente tem quadro estável e está pronto para receber alta do hospital. A observação médica de seus contatos próximos não encontrou nenhum outro caso.

A H10N3 é uma cepa do vírus de baixa patogenicidade, relativamente menos severa em aves domésticas, e o risco de se espalhar em grande escala é muito baixo, acrescentou o NHC.

A cepa “não é um vírus muito comum”, disse Filip Claes, coordenador de laboratório regional do Centro de Emergência para Doenças Transfronteiriças de Animais da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Apenas cerca de 160 casos do vírus foram relatados em 40 anos até 2018, principalmente em aves selvagens ou aquáticas na Ásia e em algumas partes da América do Norte, e nenhum caso foi detectado em galinhas até agora, acrescentou.

A análise dos dados genéticos do vírus será necessária para determinar se ele se assemelha a vírus mais antigos ou se é uma nova mistura de vírus diferentes, disse Claes.

Muitas cepas diferentes de gripe aviária estão presentes na China e algumas infectam pessoas – geralmente aquelas que trabalham com aves – esporadicamente.

Não houve um número significativo de infecções humanas com a gripe aviária desde que a cepa H7N9 matou cerca de 300 pessoas entre 2016 e 2017.

Nenhum outro caso de infecção humana com H10N3 foi relatado anteriormente em todo o mundo, disse a NHC.

Fonte: CNN Brasil

Últimas notícias

Revista Negócio Rural vence prêmio de jornalismo de Pernambuco

O cooperativismo conecta pessoas e também histórias. Que similaridade poderia haver entre as ...

Serenata Italiana será no próximo sábado (09) em Venda Nova do Imigrante

Relembrar os costumes dos primeiros imigrantes italianos que chegaram em Venda Nova do ...

Expoagro é uma das vitrines para o agronegócio de Mato Grosso

Mato Grosso é destaque internacional quando se trata de agronegócio. E a Capital ...

Colheita de uva é sucesso em Linhares

Ao menos de quatro mil pessoas passaram pelo parreiral de uva do Polo ...

Conheça o vencedor do 1º Concurso de Café Conilon de Jaguaré

O ganhador do 1º Concurso de Café Conilon de Jaguaré foi conhecido neste ...