Chuva chega causando estragos e temporais seguem até domingo (24) no Sudeste

Foto: Julio Huber

Julio Huber

Anúncio

Municípios dos quatro estados do Sudeste (Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais) terão chuvas extremas nos próximos dias. No Rio de Janeiro, São Paulo e em Minas Gerais, os temporais já chegaram causando estragos. Alagamentos e ventanias estão sendo registrados em diversas cidades. No Sul do país, os temporais ocorreram nos últimos dias, e agora a frente fria avança para o Sudeste.

Anúncio

No Espírito Santo, em alguns municípios das montanhas do Estado, como em Marechal Floriano e Domingos Martins, já começou a chover no início da tarde desta sexta-feira (22). Entre os alertas ativos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um deles é de “Grande Risco” para chuvas intensas, com validade até às 10h do próximo domingo (24). Há precisão de chuva acima de 100 milímetros por dia, podendo chegar a 150 milímetros em algumas cidades.

Segundo o Inmet, a chuva é consequência da aproximação de uma frente fria que avançou pela região Sul do país na quinta-feira (21). Ao longo desta sexta-feira (22) e do sábado (23), a previsão é de que esse sistema atue pelo leste da região Sudeste causando grandes volumes, podendo levar transtornos à população.

A MetSul Meteorologia alerta para um cenário de muito elevado perigo por chuva excessiva no Sudeste do Brasil. O cenário é de altíssimo risco principalmente para o estado do Rio de Janeiro, embora haja preocupação com a possibilidade de chuva volumosa também no litoral de São Paulo.

Há risco de ainda chover por vezes forte em pontos da região no começo da semana que vem. Sob este cenário, a MetSul Meteorologia alerta para a alta probabilidade de alagamentos e inundações, em alguns casos repentinas e graves, o que oferecerá perigo para quem estiver na rua durante enxurradas com intensas correntezas.

Ainda há probabilidade elevada de quedas de encostas e ainda deslizamentos de terra, em alguns locais significativos e com grave risco à vida humana. A situação é especialmente preocupante no estado do Rio de Janeiro, onde a chuva por vezes será extrema em curto intervalo e, pior, com uma sucessão de dias de chuva forte a muito intensa entre sexta e o começo da semana.

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Cafeicultores brasileiros aliam técnicas para agregar valor e se destacarem no mercado

Foto: Freepik O Brasil lidera a produção mundial e é o segundo maior ...

Condições climáticas favorecem o desenvolvimento do milho 2ª safra

Foto: iStock Dados do Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), divulgado pela Companhia Nacional ...

Conab estima redução na produção de cana-de-açúcar na safra 2024/2025

Foto: Freepik A primeira estimativa da safra de cana-de-açúcar 2024/25, divulgada nesta quinta-feira ...

Feira de Negócios da Favesu reunirá players do setor avícola e suinícola

Foto: Divulgação/Favesu O maior evento da Avicultura e Suinocultura Capixaba entra na sua ...

Nelore Heringer marca presença na ExpoZebu 2024

Foto: Divulgação Texto: Julio Huber A Nelore Heringer estará presente na maior feira ...