Chuva forte chega ao Sul e nuvens carregadas avançam pelo Brasil

Foto: Julio Huber

Uma frente fria avança pelo oceano acompanhada de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o Rio Grande do Sul. Com isso, a previsão é de que nuvens muito carregadas se formem e provoquem muita chuva no centro-sul e oeste gaúcho já pela manhã desta quarta-feira (27). Há risco de temporais também nas demais áreas gaúchas, com possibilidade de ventania.

Há indicativos de volumes entre 60 e 80 milímetros no sul e sudoeste do Rio Grande do Sul. Entre amanhã e sexta-feira, há chance de temporais também no interior de Santa Catarina e no oeste e sul do Paraná. A chuva será forte e acompanhada de vento intenso, com rajadas em torno de 80 km/h.

Amanhã, a chuva diminui de volume, mas ainda deve ocorrer de forma significativa no Rio Grande do Sul, com grandes acumulados no norte gaúcho. Nos próximos cinco dias, a chuva acumula valores entre 100 e 150 milímetros no centro-norte do Rio Grande do Sul.

BRASIL – De acordo com o Climatempo, uma forte área de baixa pressão atmosférica se desenvolve entre o Brasil, o Paraguai, a Argentina e o Uruguai e gera nuvens muito carregadas que se espalham sobre o Sul do Brasil.

O ar quente úmido que está espalhado sobre o Brasil estimula a formação de muita nebulosidade sobre o país. Nuvens carregadas crescem em quase todos os estados. Um vórtice ciclônico de altos níveis ainda atua entre o Nordeste e o Sudeste do Brasil, reduzindo a nebulosidade e as condições para chuva em parte das duas regiões. O ar frio de origem polar está sendo bloqueado e não consegue chegar ao Brasil. As temperaturas permanecem altas em todo país.

HOJE – Esta quarta-feira (27) será mais um dia quente e úmido sobre quase todas as regiões do Brasil. A maioria das áreas do país tem períodos com sol e várias pancadas de chuva no decorrer do dia.

Será um dia ensolarado no Espírito Santo, em praticamente todo o estado do Rio de Janeiro e na maioria das áreas de Minas Gerais. As capitais Rio de Janeiro, Vitória e Belo Horizonte têm um dia com muito calor e sem condições para chuva. A cidade do Rio de Janeiro deve ser a capital mais quente do país nesta quarta-feira e nos próximos dias, com previsão de temperatura máxima de quase 40 ºC até o fim de janeiro.

Na faixa litorânea entre o Rio Grande do Norte e o sul da Bahia, o sol aparece forte e as pancadas de chuva acontecem com fraca a moderada intensidade e sem raios. As pancadas de chuva acontecem também à tarde e à noite em São Paulo, no oeste sul de Minas Gerais, no extremo sul do Rio de Janeiro, na maioria das áreas de Goiás, Distrito Federal e de Mato Grosso.

Chove várias vezes durante o dia no oeste dos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina e também no centro e oeste do Rio Grande do Sul. Nas outras áreas da Região Sul, as pancadas de chuva acontecem à tarde e à noite.

Ceará, Piauí e Maranhão podem ter pancadas de chuva com raios e há risco de chuva forte no litoral maranhense. Sol forte o tempo seco no sertão do Nordeste e no interior da Bahia.

ALERTAS – Há situação de perigo com alto risco de temporais, com chuva volumosa, granizo e ventania na fronteira do Rio Grande do Sul com Uruguai. As tempestades violentas podem ocorrer também em locais como Pelotas, Bagé e Uruguaiana.

Alerta para temporais no centro-oeste e norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, centro, oeste, sul e norte do Paraná, no centro-oeste de São Paulo, em Mato Grosso do Sul, no oeste e centro-sul de Goiás, no leste, centro-sul e oeste de Mato Grosso, em Rondônia, no centro-leste do Amazonas, no centro-oeste e norte do Pará e no Amapá.

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e fortes rajadas de vento no sul de Roraima, no centro-oeste e noroeste do Amazonas, no Acre, no sul e leste do Maranhão, em Teresina e no centro-norte do Piauí e pelo interior do Ceará.

Também ficam em atenção para chuva moderada a forte, raios e ventos fortes o Tocantins, o sul do Pará, o norte de Mato Grosso, a região do Distrito Federal e todo norte e centro-oeste de Goiás, o oeste e o sul de Minas Gerais, o sul do estado do Rio de Janeiro, o norte, centro-leste e sul de São Paulo, o leste do Paraná, o centro-leste e o sul de Santa Catarina e o nordeste do Rio Grande do Sul. As capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Goiânia, Brasília, Palmas, Teresina podem ter chuva forte nesta quarta-feira.

Fonte: Climatempo

Últimas notícias

Morre um dos mais importantes touros da raça Gir Leiteiro

Dragão TE morreu no dia 1º de março e deixa importante legado para ...

Publicação do Incaper tem alto número de acessos em plataforma científica internacional

O livro “Guia de Interpretação de análise de solo e foliar” do Instituto ...

Mais de 700 licenças de pescadores são suspensas em 11 estados e no DF

Os registros foram suspensos em razão de inconsistências e indícios de irregularidades. A ...

Febre aftosa: 2ª etapa da campanha de vacinação alcança mais de 98% do rebanho nacional

Cerca de 76 milhões de bovinos e bubalinos com até 2 anos de ...

Projeto do Incaper desenvolve aplicativo de venda direta para a agricultura familiar

A primeira reunião para a identificação de estabelecimentos e produtores foi realizada na ...