Chuva forte chega ao Sul e nuvens carregadas avançam pelo Brasil

Foto: Julio Huber

Uma frente fria avança pelo oceano acompanhada de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o Rio Grande do Sul. Com isso, a previsão é de que nuvens muito carregadas se formem e provoquem muita chuva no centro-sul e oeste gaúcho já pela manhã desta quarta-feira (27). Há risco de temporais também nas demais áreas gaúchas, com possibilidade de ventania.

Há indicativos de volumes entre 60 e 80 milímetros no sul e sudoeste do Rio Grande do Sul. Entre amanhã e sexta-feira, há chance de temporais também no interior de Santa Catarina e no oeste e sul do Paraná. A chuva será forte e acompanhada de vento intenso, com rajadas em torno de 80 km/h.

Amanhã, a chuva diminui de volume, mas ainda deve ocorrer de forma significativa no Rio Grande do Sul, com grandes acumulados no norte gaúcho. Nos próximos cinco dias, a chuva acumula valores entre 100 e 150 milímetros no centro-norte do Rio Grande do Sul.

BRASIL – De acordo com o Climatempo, uma forte área de baixa pressão atmosférica se desenvolve entre o Brasil, o Paraguai, a Argentina e o Uruguai e gera nuvens muito carregadas que se espalham sobre o Sul do Brasil.

O ar quente úmido que está espalhado sobre o Brasil estimula a formação de muita nebulosidade sobre o país. Nuvens carregadas crescem em quase todos os estados. Um vórtice ciclônico de altos níveis ainda atua entre o Nordeste e o Sudeste do Brasil, reduzindo a nebulosidade e as condições para chuva em parte das duas regiões. O ar frio de origem polar está sendo bloqueado e não consegue chegar ao Brasil. As temperaturas permanecem altas em todo país.

HOJE – Esta quarta-feira (27) será mais um dia quente e úmido sobre quase todas as regiões do Brasil. A maioria das áreas do país tem períodos com sol e várias pancadas de chuva no decorrer do dia.

Será um dia ensolarado no Espírito Santo, em praticamente todo o estado do Rio de Janeiro e na maioria das áreas de Minas Gerais. As capitais Rio de Janeiro, Vitória e Belo Horizonte têm um dia com muito calor e sem condições para chuva. A cidade do Rio de Janeiro deve ser a capital mais quente do país nesta quarta-feira e nos próximos dias, com previsão de temperatura máxima de quase 40 ºC até o fim de janeiro.

Na faixa litorânea entre o Rio Grande do Norte e o sul da Bahia, o sol aparece forte e as pancadas de chuva acontecem com fraca a moderada intensidade e sem raios. As pancadas de chuva acontecem também à tarde e à noite em São Paulo, no oeste sul de Minas Gerais, no extremo sul do Rio de Janeiro, na maioria das áreas de Goiás, Distrito Federal e de Mato Grosso.

Chove várias vezes durante o dia no oeste dos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina e também no centro e oeste do Rio Grande do Sul. Nas outras áreas da Região Sul, as pancadas de chuva acontecem à tarde e à noite.

Ceará, Piauí e Maranhão podem ter pancadas de chuva com raios e há risco de chuva forte no litoral maranhense. Sol forte o tempo seco no sertão do Nordeste e no interior da Bahia.

ALERTAS – Há situação de perigo com alto risco de temporais, com chuva volumosa, granizo e ventania na fronteira do Rio Grande do Sul com Uruguai. As tempestades violentas podem ocorrer também em locais como Pelotas, Bagé e Uruguaiana.

Alerta para temporais no centro-oeste e norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, centro, oeste, sul e norte do Paraná, no centro-oeste de São Paulo, em Mato Grosso do Sul, no oeste e centro-sul de Goiás, no leste, centro-sul e oeste de Mato Grosso, em Rondônia, no centro-leste do Amazonas, no centro-oeste e norte do Pará e no Amapá.

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e fortes rajadas de vento no sul de Roraima, no centro-oeste e noroeste do Amazonas, no Acre, no sul e leste do Maranhão, em Teresina e no centro-norte do Piauí e pelo interior do Ceará.

Também ficam em atenção para chuva moderada a forte, raios e ventos fortes o Tocantins, o sul do Pará, o norte de Mato Grosso, a região do Distrito Federal e todo norte e centro-oeste de Goiás, o oeste e o sul de Minas Gerais, o sul do estado do Rio de Janeiro, o norte, centro-leste e sul de São Paulo, o leste do Paraná, o centro-leste e o sul de Santa Catarina e o nordeste do Rio Grande do Sul. As capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Goiânia, Brasília, Palmas, Teresina podem ter chuva forte nesta quarta-feira.

Fonte: Climatempo

Últimas notícias

Definidas condições para liberação de linha de crédito para cafeicultores atingidos por geadas

O Voto será submetido ao Conselho Monetário Nacional, para em seguida disponibilizar essa ...

Congresso das Mulheres do Agronegócio terá debate sobre “Bioeconomia” e a relação entre o progresso econômico e o meio-ambiente

Mesa-redonda reunirá representantes de diferentes elos da cadeia produtiva para discutir os melhores ...

Exportações do agronegócio batem recorde para setembro, com US$ 10,1 bilhões

O complexo soja e as carnes foram destaques nas exportações do mês, registrando ...

Lançadas as primeiras variedades de batata coloridas do Brasil

Chegam ao mercado nacional as primeiras variedades de batata coloridas desenvolvidas no Brasil ...

Cooperativa lança plataforma com o maior acervo digital do agro

A Cooperativa de Produtores Rurais (Coopercitrus) coloca no ar hoje (15), a maior ...