Chuva forte destrói lavouras e interdita estradas em Alfredo Chaves

Julio Huber

O distrito de São Bento de Urânia, em Alfredo Chaves, voltou a ser castigado, na tarde de ontem (18), com fortes chuvas que destruíram estradas, causaram desmoronamento e prejuízos em plantações agrícolas. Caminhões carretados de mercadorias que seriam transportadas para a comercialização não conseguiram sair das propriedades devido a inúmeros acessos interditados. No vídeo abaixo é possível ver pés de inhame descendo pela correnteza.

Anúncio

Moradores da região relataram que nunca presenciaram tanta destruição em tão pouco tempo de chuva, mas com muita intensidade. A sede do distrito já havia registrado inundações recordes, destruição de estradas e pontes na última terça-feira (15). Ontem, o morador Gilson Cebin registrou 140 milímetros de chuva em cerca de uma hora.

Anúncio

O agricultor Lucas Busato gravou vídeos do momento da chuva, que mostra a água destruindo estradas rurais (veja abaixo). “A estrada que liga São Bento de Urânia a Alfredo Chaves ficou totalmente interditada. Já tem chovido forte nos últimos dias, mas hoje (ontem) foi muito intenso. Teve muita perda nas plantações agrícolas. Meu primo iria levar a mercadoria para a Ceasa, mas não conseguiu sair da propriedade. Eu também teria que colher e vender produtos, mas não vai ter como passar nas estradas”, contou Lucas.

O produtor rural Alaesso Lorenzon também gravou vídeos de sua propriedade sendo tomada por enxurradas. Ele afirmou que nunca presenciou nada parecido na região. “O que eu vi hoje vai ficar na história. Tenho 54 anos e nunca vi uma coisa dessas. Choveu 50 minutos e destruiu muita coisa, principalmente as plantações. Dá tristeza de ver as lavouras. Muitas estradas estão destruídas e lagoas cheias de areia”, relata. Veja abaixo o vídeo gravado por Alaesso no momento da chuva.

Durante o dia de hoje, os produtores iriam contabilizar os prejuízos e começar a reconstruir os estragos causados pelas chuvas. Outra comunidade bastante afetada pelas fortes chuvas foi Carolina, também em Alfredo Chaves. Há relatos de interdições de estradas com a queda de barreiras na localidade.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Alfredo Chaves informou que máquinas estão na região desde a semana passada, realizando trabalhos de remoção de barreiras nas estradas, reconstrução de pontes e bueiros e lavagens de ruas. Entretanto, segundo a assessoria, o tempo chuvoso não tem contribuído e as chuvas de ontem afetaram ainda mais a região.

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Incêndios florestais podem causar 15% de queda na safra da cana-de-açúcar

Foto: Pixabay Incêndios florestais que atingiram diversos estados brasileiros trouxeram impactos para biomas, ...

Cafés sustentáveis do Espírito Santo ganham visibilidade internacional

Foto: Julio Huber Uma comitiva de representantes das principais entidades do setor cafeeiro ...

Prêmio de Cafés Especiais do Governo do Espírito Santo recebe inscrições até 11 de outubro

Foto: Freepik O prazo para os cafeicultores capixabas se inscreverem na 3ª edição ...

Exportação de caprinos e ovinos vivos do Brasil para o Sultanato de Omã

Foto: Freepik Com essa autorização, o agronegócio brasileiro atingirá sua 170ª abertura de ...

Mapa lança aplicativo pioneiro para agilizar análises laboratoriais no setor agropecuário

Além da solução para dispositivos móveis e que funciona online e offline, o ...