Chuva, nevoeiro e frio em boa parte do Brasil até o fim de semana

Foto: Julio Huber

A semana começou com muitos destaques na previsão do tempo, por causa da formação de uma grande frente fria e um ciclone extratropical. Houve registro de chuva volumosa, ventos intensos e agitação marítima.

Anúncio

De acordo com a Climatempo, a forte frente fria que se formou nesta terça-feira (09) sobre o Brasil, já se afastou em direção ao oceano no decorrer desta quarta-feira (10). Na retaguarda do sistema, a entrada do ar frio volta a diminuir as temperaturas. A chuva já perde intensidade na maior parte do centro-sul do Brasil.

Anúncio

Entretanto, a temperatura mais baixa e a chuva continuam concentradas em áreas do leste do Paraná, Santa Catarina, litoral do Rio de Janeiro e Espírito Santo pelo menos até a sexta-feira (12). Também chove um pouco durante esta quinta-feira no leste de São Paulo, mas com volumes mais baixos.

NEVOEIRO – A umidade presente na atmosfera combinada com o resfriamento noturno provoca condições para a ocorrência de nevoeiro entre a quinta-feira e o sábado. Hoje (11), o fenômeno pode ser registrado no leste e litoral do Rio Grande do Sul, além do sul de Santa Catarina e áreas do leste e sul do Paraná.

Amanhã, a chance de nevoeiro diminui no Rio Grande do Sul, mas ainda pode ocorrer no sul catarinense e em parte do sul do Paraná. No sábado a chance de nevoeiro aumenta no leste de Minas Gerais, incluindo a região da Zona da Mata Mineira, e ainda sobre o leste do Paraná e de Santa Catarina.

GEADA – A entrada do ar frio derruba as temperaturas no Sul e Sudeste do Brasil. A quinta-feira começa fria e com risco de geada no sul do Paraná, interior, oeste e sul de Santa Catarina e na Região Serrana do Rio Grande do Sul.

Na sexta-feira, o risco para geada é menor, mas ainda pode atingir áreas de planalto e serra do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A chance de geada também aumenta no extremo sul de Minas Gerais, mesmo que de forma isolada.

A atuação de uma massa de ar seco volta impedir a formação de nuvens carregadas nos próximos dias, o frio ainda persiste ao longo do fim de semana e no começo da semana que vem, principalmente entre as madrugadas e manhãs, mas as tardes voltam ser mais quentes. As temperaturas máximas voltam subir no começo da próxima semana.

No entanto, de acordo com a Climatempo, a expectativa é que tudo isso enfraqueça no fim da semana, com o afastamento dos sistemas. Com isso, o domingo, Dia dos Pais, já deve ser mais tranquilo em relação às condições do tempo na maior parte do Brasil.

VENTOS – O centro-sul do Brasil fica em alerta para ventos moderados, que podem ocasionar alguns transtornos. Com a intensificação dos ventos, há previsão para mar agitado e risco de ressaca em várias praias do Sudeste. O mar fica perigoso para navegações, lazer e esportes.

Fonte: Climatempo

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Produtos originalmente brasileiros serão os destaques no Connection Experience Terroirs do Brasil

Valorizar os produtos originalmente brasileiros e gerar conexões para novos negócios é o ...

Federação da Agricultura solicita apoio a produtores rurais atingidos pelas chuvas no Espírito Santo

Foto: Helio Filho/Secom-ES A Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes) ...

Aprovado projeto para levar apoio psicológico às vítimas das chuvas no Espírito Santo

Foto: ALES As recentes e devastadoras chuvas que atingiram o Sul do Espírito ...

Cooperativas realizam campanhas em prol das vítimas das fortes chuvas no Sul do Espírito Santo

Foto: Freepik Junto com a solidariedade às vítimas das fortes chuvas que atingiram ...

Sicoob oferece R$ 25 milhões em crédito a juros zero para associados prejudicados pelas chuvas

Foto: Rodrigo Zaca / Governo ES Texto: Julio Huber Para apoiar pessoas, empresários ...