“Ciclone bomba” ganha intensidade e Inmet emite alerta laranja

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para ventos fortes na região sul do Brasil nas próximas horas. Um ciclo extratropical, também conhecido como “ciclone bomba”, já está em atuação na região e deve ganhar força até quarta-feira (1º).

“O ciclone se formou e já registramos ventos fortes, de 100 km/h no sul do Brasil, e entre hoje e amanhã deve continuar em atuação na costa leste de toda a região sul”, explica o meteorologista do Inmet, Heráclio Alves. 

Anúncio

Além da atuação do ciclone, o Rio Grande do Sul também registra chuvas volumosas nesta terça-feira (29). Segundo Heráclio, o encontro do ciclone com a frente fria que se aproxima do Brasil, intensifica ainda mais as condições de chuvas para a região. “Tudo começou com um sistema de baixa pressão, agora temos o cliclone que associado à frente fria forma esse padrão diferente”, afirma. 

Anúncio

Segundo o aviso publicado na página oficial do Inmet, os ventos podem variar entre 60 km/h e 100 km/h. “Risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos gerais em edificações e plantações”, destaca as previsões. Heráclio afirma ainda que até a madrugada da próxima quarta-feira (30) os ventos fortes podem ser registrados na região. A tendência é que pela manhã, o sistema avance ao oceano. 

CHUVAS – De acordo com o modelo Cosmo do Inmet, nas próximas 24 horas, são esperadas precipitação entre 70 e 90 milímetros em alguns pontos, com destaque para região central do estado. Para as demais regiões, os volumes também chamam atenção, entre 20 e 40 mm. “O acumulado ao longo do dia deve continuar significativo e além disso podemos ter chuvas de granizo e chuvas fortes, principalmente no norte do Rio Grande do Sul”, destaca a meteorologista Naiane Araújo, também do Inmet. 

Fonte: Notícias Agrícolas

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Queijos da Canastra terão tecnologia francesa para dar mais segurança a consumidores

Fotos: Leandro Couri/Sebrae O consumidor brasileiro amante dos queijos Canastra (região Centro-Oeste de ...

Secretário do Turismo do Espírito Santo se reúne com ministro para fortalecer o setor

O secretário do Turismo do Espírito Santo, Philipe Lemos, se reuniu, ontem (23), ...

Projeto Marca Agro do Brasil pretende fortalecer a importância do setor nacional

Com o principal objetivo de tornar o agro uma paixão nacional, assim como ...

Empreendedores de especiarias capixabas fazem negócios durante Fruit Attraction

Empresas que produzem e comercializam o gengibre e a pimenta-do-reino no Espírito Santo ...

Sicoob é uma das três melhores instituições financeiras do país, diz ranking da Forbes

Foto: Reprodução/Sicoob Pelo segundo ano consecutivo, o Sicoob foi reconhecido como a terceira ...