Ciclone extratropical no Sul e nova frente fria elevam risco de temporais no Sudeste

A formação e o avanço de um novo ciclone extratropical entre esta segunda-feira (8) e a madrugada de terça-feira (9) estão provocando mudanças significativas no clima do Sudeste brasileiro. Mesmo com o centro do sistema concentrado na Região Sul, seus efeitos já começam a ser sentidos em estados como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro por meio do aumento dos ventos, queda nas temperaturas e a chegada de uma frente fria ativa.
A circulação do ciclone deve provocar rajadas moderadas a fortes especialmente no leste paulista, centro-sul de Minas Gerais e em grande parte do território fluminense. Os ventos mais intensos estão previstos entre terça (9) e quarta-feira (10), principalmente durante a passagem da frente fria. Em áreas de serra e do litoral, as rajadas podem atingir entre 70 e 90 km/h.
Anúncio
Com essa intensidade, há risco de queda de árvores e galhos, destelhamentos, oscilações no fornecimento de energia elétrica e impactos nas operações portuárias e na navegação costeira. Além disso, o avanço do sistema favorecerá a formação de instabilidades severas.
A partir da tarde de terça-feira, aumentam as chances de chuva forte e temporais isolados no Sudeste, com possibilidade de descargas elétricas, granizo, rajadas de vento e pancadas intensas em curto período de tempo. O cenário eleva o risco de alagamentos, enxurradas e transtornos em áreas urbanas, principalmente nas regiões mais vulneráveis.
Anúncio
Fonte: Climatempo
Anúncio
Anúncio