Cidades do interior crescerem mais que capitais e criam oportunidades de negócios

Foto: Milenna Medrado/PSC

O censo de 2022, realizado extraordinariamente 12 anos após a sua última edição devido à pandemia, revelou um fato interessante a respeito do crescimento das cidades no Brasil: em termos percentuais, os municípios que mais cresceram não foram as capitais, mas sim cidades interioranas.

Anúncio

Senador Canedo (GO) lidera o ranking das cidades com mais de 100 mil habitantes que tiveram mais crescimento percentual desde o Censo de 2010, com uma variação de 84%; seguida por Fazenda Rio Grande (PR), 82%; Luís Eduardo Magalhães (BA), 79%; Sinop (MT), 73%; e Parauapebas (PA), 73%. E, mesmo que as capitais e cidades-satélite mantenham posições de destaque em números totais de habitantes, a pesquisa aponta um maior interesse da população em se estabelecer fora das metrópoles.

Anúncio

Com esse movimento, novos centros econômicos vão se formando e se assentando no país, provando que as oportunidades não moram apenas nas grandes cidades. Para Tatiana Bonifácio, gerente de marketing e vendas da Gaudium, startup de tecnologia com soluções para a mobilidade e logística, cidades entre 50 e 500 mil habitantes têm muito a oferecer em termos de empreendedorismo e não devem ser subestimadas.

“Empreendedores que decidem lançar um negócio longe dos grandes eixos têm excelentes oportunidades para ter sucesso se souberem estudar e estabelecer estratégias para a região em que pretendem se estabelecer”, afirma a gerente, que comenta também dos muitos benefícios dessa decisão. Os principais foram listados abaixo.

Otimização de custos fixos

Os custos relacionados ao aluguel e outras despesas, como água e luz, tendem a ser mais acessíveis em cidades do interior, resultando em economias mensais significativas. Comparativamente às grandes metrópoles, onde a demanda impulsiona os preços para cima, manter um negócio no interior implica em despesas mais controladas. A faixa salarial dos funcionários também segue essa tendência, ficando abaixo dos valores praticados nas capitais, levando em consideração o custo de vida local.

Menos concorrência

Em muitos casos, em cidades do interior, pode não haver concorrentes diretos para determinados tipos de negócio. Ao contrário das grandes metrópoles, onde a competição é acirrada, empreendedores têm a oportunidade de se destacar e se tornar referência regional, oferecendo serviços mais especializados e de maior qualidade.

Mais proximidade com os clientes

Um benefício muitas vezes subestimado é a proximidade que o empreendedor estabelece com seus clientes em cidades menores. A familiaridade com os vizinhos e a criação de laços são mais comuns, gerando confiança e favorecendo a fidelização dos consumidores de forma orgânica ao longo do tempo.

Menos rotatividade de colaboradores

Da mesma forma que é mais fácil construir laços com a comunidade, a retenção de colaboradores também é facilitada, especialmente devido à menor concorrência no mercado de trabalho local. Quando empreendedores e funcionários mantêm relacionamentos positivos, a rotatividade de pessoal tende a ser baixa.

Melhor qualidade de vida

Investir em cidades do interior proporciona uma qualidade de vida inigualável a longo prazo. Com trânsito reduzido, menor poluição e índices mais baixos de criminalidade, a vida no interior oferece tranquilidade e segurança, elementos muitas vezes ausentes nas agitadas metrópoles.

Fonte: Agência Noar

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Chuva retorna com força, encerrando período seco

Os próximos dias serão marcados por uma instabilidade significativa em boa parte do ...

Programa leva informação sobre prevenção do câncer de mama para mulheres rurais

Outubro marca o início de um movimento poderoso: o Outubro Rosa. Mais do ...

Gengibre capixaba chega à Europa com exportação direta para a Holanda

O Espírito Santo continua se destacando no comércio de gengibre, alcançando 40 países ...

Brasil tem motivos para celebrar o Dia Mundial do Algodão

Foto: Abapa/Divulgação Hoje (07) é celebrado o Dia Mundial do Algodão. A data ...

Live gratuita reúne especialistas para falar de controle biológico na cafeicultura

Foto: Divulgação Especialistas participarão de uma live gratuita, que terá como tema: “Controle ...