Circuito das Três Santas deve aquecer o turismo de montanha

Lançado oficialmente pela Secretaria de Turismo (Setur) do Espírito Santo, o Circuito Três Santas, na região turística dos Imigrantes, que compreende os municípios de Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa, promete movimentar os três municípios já neste inverno. Além disso, durante um evento com a presença do governador Renato Casagrande, foi lançado um novo site “Descubra o Espírito Santo”.

“Iniciamos esta temporada com um site moderno e ágil, feito especialmente para o turista descobrir todas as nossas potencialidades. Também apresentamos para o mercado um circuito que reúne história, cultura e belezas naturais, organizado pelas prefeituras dos três municípios e os empreendedores locais, além de uma revista digital apresentando as possibilidades de turismo na região”, destacou a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro.

A secretária ressaltou o empenho dos secretários municipais de Turismo dos três municípios, com o apoio da Setur e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em organizar os atrativos e serviços. “Complementando toda beleza natural e cultural das Três Santas, o Governo do Estado, atendendo à demanda local e com o apoio do DER e do Detran, está lançando a instalação da sinalização turística, indicando mais de 38 atrativos destas regiões”, informou.

O governador do Estado, Renato Casagrande, destacou que o Espírito Santo é privilegiado devido à grande diversidade de destinos turísticos. “Se você quer ir para a região de montanha, temos diversos locais. Se quer ir à praia, temos uma grande diversidade. Locais com enseada, outros com praias lineares, com água mais fria ou mais quente. Temos a maior diversidade marinha do Brasil, em Guarapari. Nas Três Santas temos muita diversidade de plantas e aves. A retomada do turismo precisa ser de forma local, na nossa região, em nosso Estado”, declarou.

SITE – O novo site Descubra o Espírito Santo (www.descubraoespiritosanto.es.gov.br) é um produto direcionado ao turista, com navegabilidade prática e dinâmica. Nele, é possível conhecer os 78 municípios capixabas e os atrativos de cada segmento, além de conter acesso aos empreendimentos regulares no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

Circuito Três Santas

O Circuito Turístico das Três Santas foi criado pela Lei nº 11.075/2019 e é uma conquista importante para o desenvolvimento turístico, cultural e econômico da região turística dos Imigrantes, que compreende os municípios de Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa. A região tem características ímpares na gastronomia, patrimônio histórico, natural e arquitetônico.

A região reúne títulos importantes, como o maior produtor de ovos e de gengibre do Brasil, a maior produção de hortifrutigranjeiros e de pimenta no Espírito Santo, além de expressiva representatividade da imigração europeia no Espírito Santo, com destaque para pomeranos, alemães, italianos e austríacos.

SINALIZAÇÃO – Para fortalecer a infraestrutura turística com foco no desenvolvimento do Circuito Turístico Três Santas, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) firmou um termo de parceria com a Setur e com o Departamento de Edificações e Rodovias do Espírito Santo (DER). A iniciativa possibilitará a sinalização de cerca de 40 atrativos turísticos, por meio da instalação de 106 placas de sinalização vertical, que contemplarão também as áreas rurais nos municípios que fazem parte do Circuito.

Segundo o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, a sinalização turística dos municípios segue uma premissa definida pelo governador Renato Casagrande para impulsionar o turismo nas regiões capixabas e também para proporcionar ainda mais autoestima aos moradores dessas localidades.

O investimento para a sinalização viária e turística dos municípios é feito pelo Detran|ES com recursos provenientes de multas de trânsito, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Fonte: Governo ES

Últimas notícias

Tema da Semana Internacional do Café 2021 é “retomar, reencontrar, reconectar”

Depois de uma edição 100% digital histórica em 2020, a Semana Internacional do ...

Especialistas irão falar sobre a onda de títulos verdes no Brasil

A nova onda de títulos verdes que se espalha pelo setor do agro ...

Programa de treinamento para mulheres em café é lançado no Espírito Santo

Começou, na última terça-feira (19), o primeiro curso do Programa de Treinamento em ...

Aberta consulta pública para melhorias dos requisitos de identidade e qualidade do presunto

As alterações propostas são aplicáveis ao presunto produzido em estabelecimento com SIF, buscam ...