Clima causa impacto na safra de cana-de-açúcar

Na safra 2021/2022, as irregularidades climáticas registradas durante o desenvolvimento das plantas, com longa estiagem, oscilação de chuvas e ocorrência de geadas, tiveram grande impacto sobre o rendimento da cana-de-açúcar nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná.

A quantificação desse impacto trouxe nova redução nas estimativas da safra paulista de cana-de-açúcar no último levantamento da Conab. Para esta temporada, a produção foi reavaliada em 287,4 milhões de toneladas, indicando queda de 3,8% em comparação ao levantamento anterior e redução de 18,9% frente ao volume colhido na última safra.

O potencial produtivo da cana-de-açúcar foi bastante prejudicado, caindo de 79.719 kg/ha para 68.369 kg/ha (queda de 14,2% em relação à safra passada). Nesta temporada, houve também redução na área colhida, principalmente em razão da substituição de áreas de cana-de-açúcar por cultivos de grãos, que se mostraram mais atrativos. Diante disso, a área colhida nesta safra totalizou 4,2 milhões de hectares, redução de 5,4% frente ao ciclo anterior.

Com o menor rendimento da cana-de-açúcar, as produções de açúcar e etanol também foram menores. Para esta safra, a estimativa é de que sejam destinadas 150,24 milhões de toneladas para a produção de açúcar (-19,3%) e 137,2 milhões de toneladas para a produção de etanol (-18,4%).

Estima-se uma produção de 19,9 milhões de toneladas de açúcar (queda de 23,8% em comparação à última safra) e de 11,05 bilhões de litros de etanol (redução de 23,2% frente à produção do combustível na temporada anterior).

Fonte: Oficina de Comunicação

Últimas notícias

Valor da contribuição mensal do MEI vai aumentar em fevereiro

Os microempreendedores individuais devem ficar atentos ao reajuste na contribuição mensal, que passa ...

Impacto ambiental urbano pode ser maior que do agro

O Brasil teve um ano de destaque no direito ambiental e terá que ...

Produção de café deve atingir 55,7 milhões de sacas na safra de 2022

Os produtores de café deverão colher a terceira maior safra do grão neste ...

Produtores celebram colheita e resultados da primeira safra de Uvas em Guarapari

Sandra Butke, em suas parreiras no início da produção. Para diversos produtores rurais ...

Ceasa-ES orienta produtores sobre armazenamento adequado de alimentos

A ação, que teve início na última quinta-feira (13) e tem previsão de ...