Clima de fevereiro influencia safra 2024/25, aponta monitoramento da Conab

Foto: Freepik

As condições climáticas registradas em fevereiro tiveram impacto direto no desenvolvimento das lavouras de verão no Brasil. Segundo o Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), as chuvas mais intensas no Centro-Norte do país favoreceram a umidade do solo, beneficiando os cultivos da primeira safra e impulsionando o início do desenvolvimento do milho segunda safra. No entanto, o excesso de precipitações interferiu na semeadura e no ritmo da colheita.

Anúncio

Por outro lado, em algumas áreas do Semiárido nordestino, a escassez de chuvas manteve o déficit hídrico, impactando as plantações de feijão e milho. No Rio Grande do Sul, as chuvas ajudaram a amenizar a falta de água no solo, mas as altas temperaturas aceleraram a perda de umidade, desafiando a produtividade das lavouras.

Análise das culturas

Anúncio

Os dados espectrais da Conab indicam que, apesar do atraso na semeadura, a soja apresentou bom desempenho vegetativo durante o período reprodutivo, superando a média do ciclo anterior. No entanto, regiões como o sudoeste de Mato Grosso do Sul e o noroeste do Rio Grande do Sul registraram uma desaceleração no crescimento da lavoura entre dezembro e janeiro, devido à falta de chuvas e às temperaturas elevadas.

As plantações de arroz, por sua vez, estão, em geral, em boas condições. No Rio Grande do Sul, principal estado produtor, muitas lavouras já estão na fase final de maturação, com a colheita em andamento. As chuvas recentes contribuíram para a reposição hídrica dos mananciais, garantindo boas condições de irrigação. Em Santa Catarina, a produtividade e a qualidade dos grãos colhidos são positivas, refletindo um ciclo climático favorável.

O Boletim de Monitoramento Agrícola é uma publicação mensal elaborada pela Conab em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Grupo de Monitoramento Global da Agricultura (Glam), além da colaboração de agentes de campo que contribuem com dados da safra.

Fonte: Conab

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Projeto capixaba entra para o Top 10 do Programa CNA Jovem 2025

O Espírito Santo voltou a ganhar destaque nacional no agronegócio com a seleção ...

Brasil chega a 150 indicações geográficas com reconhecimento de cachaças da Paraíba e de Goiás

Foto: Freepik O Brasil alcançou um marco histórico no sistema de proteção de ...

Brasil alcança 500 novas oportunidades comerciais com exportação de carne bovina para a Guatemala

O governo brasileiro confirmou a abertura do mercado da Guatemala para a exportação ...

Exportações de café do Brasil somam 36,9 milhões de sacas com queda em volume e alta em receita

Foto: Freepik As exportações de café do Brasil totalizaram 36,868 milhões de sacas ...

Produção animal cresce no Espírito Santo com alta no abate de aves e bovinos em 2025

A produção animal no Espírito Santo apresentou desempenho positivo no terceiro trimestre de ...