Clima em setembro preocupa produtores de tomate estaqueado

O plantio do tomate estaqueado, ou tomate de mesa, já foi realizado nas principais áreas produtoras do fruto, que englobam as regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. No entanto, o tempo excessivamente quente e seco nessas localidades têm preocupado os agricultores, já que o tomateiro possui necessidade crescente de água durante todo o período de desenvolvimento.

Além da falta de chuva, as altas temperaturas também chamaram a atenção nessas regiões durante o mês de agosto, o que também é prejudicial para o tomate em fase de germinação. Por outro lado, durante o desenvolvimento e produção, o tomateiro suporta ampla variação de temperatura, entre 10ºC e 34ºC.

Durante todo o mês de setembro, os produtores devem se preparar novamente para dias muito quentes e secos. Segundo análises dos meteorologistas da Climatempo, a maioria das áreas do Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste continuará sob predomínio de uma grande e forte massa de ar seco nas próximas semanas, com expectativa de chuva abaixo da média climatológica. Apenas a partir do dia 20 é que algumas pancadas devem voltar a ocorrer de forma muito irregular sobre os estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Minas Gerais.

Com o excesso de calor e baixos índices de umidade, a situação continua bastante preocupante também com relação às queimadas, que têm castigado várias áreas produtoras do país. No Centro-Oeste, uma das regiões que mais registrou focos de incêndio em agosto, a expectativa é de que as primeiras pancadas de chuva atrasem em setembro, e só comecem a ocorrer com maior regularidade no mês de outubro. Por isso, é altamente recomendável que os produtores apostem em irrigação automática para mitigar os efeitos do clima sobre os tomateiros.

Além dos fatores ligados ao tempo, o cultivo do tomate por estaqueamento também requer cuidados especiais para evitar problemas relacionado a pragas e doenças, além da parte nutricional. O fortalecimento fisiológico, por exemplo, é de extrema importância para o fruto, que é suscetível às condições adversas do próprio tomate e do ambiente.

Fonte: Climatempo

Últimas notícias

Nova instrução normativa de bem-estar animal nas granjas brasileiras é tema de evento on-line

A nova instrução normativa (IN 113/2020) que visa as adequações de manejo e ...

Líbia prepara primeira exposição focada em cafés

Evento reunirá produtores, vendedores, representantes de marcas nacionais e regionais, além dos amantes ...

Jerônimo Monteiro realiza primeira Mostra de Café Especial

O município de Jerônimo Monteiro vai realizar a 1ª Mostra de Café Especial. ...

Tradição familiar no agronegócio em evidência na Praça do Papa

A tradição familiar marca o agronegócio capixaba, que, segundo dados do Governo do ...

Ação de fiscalização do Mapa apreende 173 mil litros de bebidas com indícios de fraude

Uma ação de fiscalização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) resultou ...