Clima impacta produção da safra verão/21 e especialista aponta como se proteger de mudanças climáticas

A irregularidade das precipitações nos meses de outubro e novembro marcou o início da safra verão 20/21. Em várias regiões do Brasil a semeadura da soja ganhou ritmo somente em novembro, não sendo difícil encontrar regiões com plantio em pleno dezembro. O atraso na implementação da principal cultura de verão acabou jogando a segunda safra para meses de alto risco climático, seja por conta da redução drástica das precipitações (estação seca) ou então por conta da susceptibilidade aos eventos de frio no outono-inverno.

O impacto do clima na safra verão foi tão devastador, que o Instituto Matogrossense de Economia Aplicada (Imea) estima que as perdas atinjam R$ 1,3 bilhão devido ao excesso de chuva observado durante os meses de fevereiro e março, o que têm causado avarias importantes nas lavouras de soja no Mato Grosso, em média na ordem de 15%. Fora o problema no Mato Grosso, diversas regiões do Sul e Sudeste estão com a colheita da soja atrasada, o que inevitavelmente jogará o milho safrinha para as condições de frio durante o outono. Exemplo disso é no estado do Paraná, onde ainda restam pouco menos de 30% de área a ser implementada.

Anúncio

De acordo com o agrometeorologista da Climatempo, João Castro, o sucesso das safras está diretamente relacionado às boas condições climáticas, e por isso o conhecimento antecipado da tendência da distribuição das chuvas é um artifício que deve ser considerado no momento de planejamento da safra. Ele disse que escolher as melhores épocas de plantio é parte desse planejamento, que tende a ser melhor executado com a utilização de informações climáticas de qualidade.

Anúncio

“Para isso, a Climatempo fornece o melhor relatório climático regionalizado do mercado nacional. Empresas no Brasil e na Argentina, além das principais cooperativas agrícolas do Sul do Brasil têm tomado suas decisões baseadas nos indicadores de precipitação e temperatura fornecidos pela Climatempo”, comenta.

Fonte: Climatempo

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Conab estima redução na produção de cana-de-açúcar na safra 2024/2025

Foto: Freepik A primeira estimativa da safra de cana-de-açúcar 2024/25, divulgada nesta quinta-feira ...

Feira de Negócios da Favesu reunirá players do setor avícola e suinícola

Foto: Divulgação/Favesu O maior evento da Avicultura e Suinocultura Capixaba entra na sua ...

Nelore Heringer marca presença na ExpoZebu 2024

Foto: Divulgação Texto: Julio Huber A Nelore Heringer estará presente na maior feira ...

Queijos da Canastra terão tecnologia francesa para dar mais segurança a consumidores

Fotos: Leandro Couri/Sebrae O consumidor brasileiro amante dos queijos Canastra (região Centro-Oeste de ...

Secretário do Turismo do Espírito Santo se reúne com ministro para fortalecer o setor

O secretário do Turismo do Espírito Santo, Philipe Lemos, se reuniu, ontem (23), ...