Clínicas veterinárias do Espírito Santo passam a ser obrigadas a denunciarem violência contra animais

Foto: Freepik

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo aprovou o Projeto de Lei 219/23, de autoria do deputado estadual Fabrício Gandini (PSD), que torna obrigatória a comunicação, por parte de estabelecimentos que prestam serviços veterinários no Estado, de indícios de maus-tratos a animais.

Anúncio

Pelo texto de Gandini, clínicas, consultórios, hospitais veterinários, pet shops e demais unidades do setor deverão informar imediatamente o Núcleo de Proteção aos Animais (NPA), da Delegacia de Meio Ambiente, sempre que identificarem sinais de agressão, abandono, mutilação, envenenamento, estresse, pânico ou desnutrição — envolvendo animais domésticos, domesticados, silvestres ou exóticos.

A notificação poderá ser feita por telefone ou por meios físicos e digitais e deve conter informações que auxiliem na identificação do possível responsável pelo crime.

Anúncio

A causa animal também tem um valor pessoal na trajetória do deputado. Quando mais jovem, Gandini teve dois cães que marcaram profundamente sua vida: Lana, uma rottweiler, e um Blue Heeler, conhecido carinhosamente como Fumaça. Companheiros inseparáveis, eles reforçaram ainda mais seu compromisso com a proteção e o respeito aos animais.

Para o deputado Gandini, a aprovação do PL 219/23 fortalece a rede de proteção animal no Espírito Santo e amplia o papel dos profissionais da área na prevenção à crueldade.

“Precisamos transformar cada clínica em um ponto de vigilância contra a violência. Quando houver qualquer indício de maus-tratos, a comunicação deve ser imediata. Essa é mais uma ação para proteger aqueles que não podem se defender”, afirmou o parlamentar. Para valer, o projeto precisa passar pela sanção do governador Renato Casagrande (PSB).

Fonte: ASCOM/Fabricio Gandini

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Complexo Turístico Fazenda Santa Maria avança em Muniz Freire e abre oportunidades para investidores

O Complexo Turístico, Ambiental e Cultural Fazenda Santa Maria, em Muniz Freire, entra ...

Treinamento capacita frigoríficos do ES para manejo pré-abate e abate humanitário

Entre os dias 19 e 22 de janeiro de 2026, o Sindicato das ...

Estudo revela impacto de nematoides na sustentabilidade da pimenta-do-reino

Foto: Inorbert Melo Raiz de pimenteira do reino infectada por nematoide das galhas ...

SIF garante segurança dos alimentos e impulsiona exportações da agropecuária brasileira

Muito antes de um produto de origem animal chegar à mesa do consumidor ...

Espírito Santo cria fundo de quase R$ 1 bi para acelerar transição energética

Foto: Rayron Rickson/Governo-ES O Espírito Santo deu um passo relevante na agenda climática ...