CNA realiza etapa do júri popular do Prêmio de cafés especiais torrados

Foto: Luciano Figuerôa

Degustação ocorreu na terça (14) no Boulevard Shopping, em Belo Horizonte

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil realizou, nesta terça-feira (14), a etapa do júri popular do Prêmio CNA Brasil Artesanal para escolher os melhores cafés especiais torrados. A avaliação ocorreu durante todo o dia no Boulevard Shopping, em Belo Horizonte (MG).

Anúncio

Os visitantes experimentaram dez marcas de cafés especiais torrados, distribuídos na categoria arábica (5) e canéfora (5). Os produtos haviam sido selecionados por um júri técnico que analisou 232 amostras de cafés especiais. Três dos cinco finalistas na categoria são do Espírito Santo: Manoel Protazio de Abreu – Café Família Protazio, de Dores do Rio Preto; Thiago Dias Douro – Douro Cafés Especiais, de Marechal Floriano e Emílio Messias Horst – Café do Príncipe, de Iúna.

Anúncio

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, esteve presente no evento, experimentou os produtos e destacou que a instituição e a CNA vão continuar atuando juntas pela valorização do que é produzido no campo.

“Temos que despertar o paladar do mineiro e do brasileiro para os cafés especiais, para que a gente possa continuar agregando valor, melhorando a renda e a vida de todos que estão no campo, além de trazer uma bebida de alta qualidade para o consumidor”, disse.

Quem passou pelo Boulevar Shopping aprovou a ação. O administrador de empresas Fernando Ferreira participou da degustação e disse ser importante trazer para o público os diferenciais dos cafés brasileiros.

“É uma forma de levar para os consumidores a consciência de como é produzido em todos os estágios, no manejo, na preparação, no cuidado lá na propriedade, além de mostrar o trabalho que o Senar faz”, disse Ferreira.

A assessora técnica da CNA Fernanda Regina, afirmou ser “uma grande satisfação trazer para Belo Horizonte a etapa do júri popular. Essa etapa é um diferencial do concurso, pois quem participa da votação são as pessoas que compram e consomem os cafés”.

NOVA ETAPA – Após a votação popular, os cinco cafés de cada categoria vão passar pela análise da história do produto. Os vencedores serão conhecidos em cerimônia que será realizada na sede da CNA, em Brasília, no próximo dia 23. Os primeiros colocados vão receber prêmios em dinheiro, certificados e selos.

A iniciativa faz parte do Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que oferece soluções e alternativas ao pequeno e médio produtor rural para auxiliar na sua profissionalização e na capacidade de agregar valor a esses tipos de alimentos.

O prêmio de cafés especiais torrados é uma realização da CNA em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) e Helga Andrade – Especialista em Cafés. A ação em Belo Horizonte contou com o apoio do Sistema Faemg Senar.

Fonte: CNA

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

ES livre de febre aftosa sem vacinação: saiba os benefícios

Foto: Freepik O Espírito Santo está oficialmente livre da febre aftosa sem vacinação. ...

Lactalis distribui água em supermercados gaúchos

Foto: Carolina Jardine A Lactalis Brasil ganhou um novo apoio para distribuir água ...

Bahia dá início à colheita do algodão safra 2023/2024

Foto: Divulgação As máquinas em campo sinalizam o início da colheita do algodão ...

Família dá até mamadeira para cuidar de filhote de veado encontrado ferido

Foto e vídeo: Divulgação Texto: Julio Huber / Foto: Divulgação Um filhote de ...

Furtas e hortaliças sofrem aumento por conta das fortes chuvas no Rio Grande do Sul

Foto: André Oliveira / MDS A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) trouxe uma ...