Coffee Connect será realizado pela primeira vez no Espírito Santo

Foto: Juio Huber

Pela primeira vez fora de Minas Gerais, a próxima etapa do Coffee Connect 2025 será realizado durante a Feira de Agronegócios Cooabriel, em São Gabriel da Palha, no Norte do Espírito Santo. Como o café conilon brasileiro tem se consolidado como um dos pilares da cafeicultura mundial é uma das reflexões que guiará o evento, que reúne especialistas, produtores e lideranças para discutir os rumos do setor.

Anúncio

O encontro será realizado no dia 26 de julho, às 13h, no auditório da Feira, no município que abriga a maior cooperativa de café conilon do país. O evento ocorre em um momento estratégico, marcado pela crescente valorização do Conilon no mercado internacional. O grão produzido no Brasil vem ganhando espaço, especialmente diante das recentes mudanças no comércio global. Com qualidade, preço competitivo, o Conilon brasileiro desperta cada vez mais interesse da indústria global.

Entre os temas em pauta está “O Conilon frente ao novo cenário global do café”, que será abordado por Marcos Matos, CEO do Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil). A apresentação trará uma análise sobre a competitividade brasileira, os desafios logísticos e as oportunidades que se abrem com a nova configuração do mercado internacional.

Anúncio

A pesquisadora Rosane Schwan, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), abordará o papel da fermentação no processo pós-colheita do Conilon, destacando as particularidades desse método para o café produzido no Espírito Santo, onde ainda é pouco difundido, e os impactos dessa prática na qualidade e na diferenciação do produto.

O evento contará ainda com a presença de Luisa Nogueira, jornalista especializada em agronegócio, produtora rural e uma das idealizadoras do Coffee Connect, além de CEO da Plata Digital, empresa parceira na realização do evento. Ricardo Schneider, presidente do Centro do Comércio de Café de Minas Gerais (CCCMG) e também idealizador do fórum, e Vinicius Estrela, CEO da BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais), complementam o time com importantes perspectivas sobre o mercado e a valorização do Conilon no segmento dos cafés especiais.

Além disso, estarão presentes Luiz Carlos Bastianello, presidente da Cooabriel, e Carlos Augusto Pandolfi, superintendente geral da cooperativa, que representam a força produtiva e a liderança da maior cooperativa de café Conilon do país.

A etapa no Espírito Santo antecipa a segunda edição nacional do Coffee Connect, que acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de novembro, em Varginha (MG), cidade reconhecida pela exportação de café.

Voltado para todo o setor da cafeicultura, o evento tem como propósito informar, valorizar e conectar diferentes regiões e agentes da cadeia, contribuindo para levar o café brasileiro ainda mais longe no cenário global.

Coffee Connect 2025 | Etapa Cooabriel

  • Data: 26 de julho de 2025
  • Horário: 13h
  • Local: Auditório da Feira de Agronegócios Cooabriel/ Área de Eventos Cooabriel – São Gabriel da Palha/ES, Rodovia ES-137 – Ao lado do Armazém da cooperativa

Fonte: OCB

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Tecnologia na irrigação reduz desperdício de água e muda lógica da produção no campo

Foto: Divulgação/Netafim No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, ...

Frutas brasileiras avançam na Índia e setor busca ampliar espaço em mercado de 1,4 bilhão de consumidores

Foto: Freepik A fruticultura brasileira deu mais um passo na estratégia de expansão ...

Prazo para agricultura familiar fornecer alimentos à rede estadual termina na próxima semana

Foto: Divulgação/Seag Cooperativas e associações da agricultura familiar interessadas em fornecer alimentos para ...

Após temporal devastador, produtor rural encontra no Sicoob força para continuar

Fotos: Julio Huber Texto: Julio Huber e Bruno Faustino Entre as montanhas de ...

Decreto cria tributação para filé de tilápia importado do Vietnã

Foto: Julio Huber O Governo de São Paulo oficializou um decreto que passa ...