Coleta de dados para o Censo Cooperativista 2022 começa nesta segunda (31)

Ao longo de 2021, mesmo diante de todos os desafios impostos, as cooperativas brasileiras mostraram a sua força e sua capacidade de adaptação, com uma importante participação econômica e todo o seu potencial de continuar gerando emprego, renda e oportunidades para todos. Agora está chegando o momento de mostrar, em números, todo esse impacto provocado pelo nosso modelo de negócio.

A partir desta segunda-feira (31), o Sistema OCB, em parceria com as Unidades Estaduais, dará início à coleta dos dados para o Censo Cooperativista 2022. As informações serão coletadas por meio da plataforma Sou.Coop (já conhecida pelas cooperativas, que atualizam nela seus dados cadastrais e documentais rotineiramente) e servirão para manter a base de dados atualizada, além de subsidiar a elaboração do Anuário do Cooperativismo Brasileiro e do Anuário do Cooperativismo Capixaba.

Continua após o anúncio

O superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, convida as cooperativas a participarem desse processo. “Temos ciência do potencial e das transformações provocadas pelo cooperativismo na vida das pessoas e na economia do nosso estado e do nosso país. Mas quando as cooperativas disponibilizam as suas informações, ajudam a gerar indicadores que mostram toda a força do nosso movimento de forma ainda mais clara. Além disso, quanto maior o nível de conhecimento a respeito desses resultados, mais eficientes e assertivas serão as nossas iniciativas em prol do setor”, pontua. 

NOVIDADE – Buscando integrar cada vez mais as ferramentas digitais disponibilizadas pelo Sistema OCB, neste ano toda a coleta estará concentrada no portal Sou.Coop. As cooperativas deverão acessar o ambiente virtual e ir até a opção “Anuário”, onde já estarão contidas questões sociais, financeiras, técnicas e comerciais comuns a todos os estados, que unificam e mostram a força do movimento pelo Brasil.

Após preenchê-las, a cooperativa deverá acessar a última aba de informações, onde constará o link do questionário complementar do Espírito Santo, que coletará dados com as informações específicas das coops capixabas, valorizando os produtos e serviços locais. O preenchimento desse formulário é fundamental para a elaboração da 3ª edição do Anuário do Cooperativismo Capixaba, e os indicadores servirão como base para a elaboração de discursos, construção de ideias, criação de projetos e defesa desse modelo de negócio.

O Sistema OCB/ES enviará às cooperativas uma circular informativa, fortalecendo com suas diretorias a importância desta coleta. Fará também o envio da relação completa de questões do Sou.Coop e link complementar, para facilitar o alinhamento entre áreas da cooperativa e o levantamento dos dados antes do preenchimento on-line. Haverá também uma reunião de apresentação da metodologia e das etapas do processo às cooperativas em uma data ainda a ser definida, quando será demonstrado como fazer o preenchimento. E, como já é comum, a organização terá mutirões de tira-dúvidas próximo ao encerramento da coleta previstos para de maio.

Fonte: OCB/ES

Últimas notícias

Até quando vai o frio?

De acordo com a Climatempo, a posição da massa de ar polar ainda ...

Exportações do agronegócio em abril alcançam recorde para o mês

As exportações do agronegócio brasileiro em abril totalizaram US$ 14,86 bilhões, valor recorde ...

Crimes ambientais são flagrados e embargados em Marechal Floriano

Uma nova fase da “Operação Curupira”, que visa coibir crimes ambientais no Espírito ...

Campanha promove alimentos orgânicos em todo o Brasil

A campanha visa estimular o conhecimento e o consumo de produtos orgânicos O ...

História do cooperativismo cafeeiro capixaba é destaque na biblioteca do Incaper

A biblioteca do Incaper serviu como base para revisões bibliográficas, fontes de dados ...