Colheita de arroz começa em Santa Catarina e previsão é aumentar a produtividade

Ontem (31) foi dado início, oficialmente, à colheita de arroz em Santa Catarina. Durante a 7ª Abertura da Colheita do Arroz de SC, foram celebradas as boas expectativas para a safra 24/25 e reforçado o apelo pela união de todas as entidades por mais um ano de atuação em prol da valorização do grão nacional.

O evento, promovido pelo Sindicato das Indústrias do Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC), foi realizado na Dagostin Sementes, em Turvo, e contou com a presença de inúmeras autoridades estaduais, bem como de representantes das indústrias catarinenses associadas ao SindArroz-SC e das entidades da cadeia produtiva do estado do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Anúncio

Conforme o presidente do SindArroz-SC, Walmir Rampinelli, as primeiras plantações já colhidas confirmam as expectativas e têm mostrado que Santa Catarina vai celebrar boa produtividade e grãos de alta qualidade. “No ano passado, enfrentamos uma safra reduzida e desastres naturais extremos. Ainda assim, nos mantivemos fortes, tanto produtores quanto as indústrias de arroz, trabalhando sempre em prol da valorização desse grão que é tão essencial para garantir o abastecimento de toda a população. E agora, após todas as dificuldades enfrentadas pela nossa cadeia produtiva, começamos um novo ano diferente: com uma visão bastante positivas do que está por vir”, destacou.

Conforme dados da Epagri/Cepa de janeiro, Santa Catarina chegou a uma área plantada de mais de 145 mil hectares de arroz na safra 24/25. A estimativa é que a produtividade média aumente 9,85% em relação à última safra, chegando a 8.733 quilos por hectare e que a quantidade de arroz produzido também cresça 9,52% no comparativo ao ano anterior, ultrapassando 1,2 milhão de toneladas em SC.

Anúncio

“Para a colheita que está oficialmente começando, esperamos um produto de muita qualidade e em grande quantidade. E com toda certeza, Santa Catarina seguirá sendo o segundo maior estado produtor de arroz no Brasil”, finalizou Rampinelli.

Texto e fotos: Francine Ferreira/Expressio Comunicação

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Foto: Clarissa Schwartz Um projeto de conservação conduzido pelo Instituto Nacional da Mata ...

Café da Serra de Apucarana é reconhecido como Denominação de Origem

Foto: Julio Huber O Brasil ampliou, na última terça-feira (27), o mapa das ...

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

Foto: Governo do ES A Universidade Federal do Espírito Santo foi convidada pelo ...

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

Foto: Ricardo Ribeiro Uma nova espécie de cipó foi identificada em Santa Teresa, ...

Governo do ES garante crédito tributário para cooperativas nas vendas interestaduais de café conilon

Foto: Izamara Belo Uma parceria firmada entre o Sistema OCB/ES e o Governo ...